No título do tópico eu falaria "Robinson Crusoe, vale a pena sim ou lógico?"
Mas lendo, vi que esse seria um jogo um pouco complicado para o seu grupo.
Essa primeira coisa que você comentou é um pouco complicada neste jogo, não que as regras sejam absurdamente difíceis, mas é preciso administrar muitas pequenas regras e o manual não ajuda muito, então, você vai se ver em uma situação que não vai saber solucionar direito, sem contar pequenos erros por esquecer de resolver isso ou aquilo, isso é meio comum de acontecer nas primeiras partidas, talvez por conta disto, essas pequenas coisas, podem distanciar o seu grupo do jogo, juntando isso, com a questão do tempo mais a barreira da língua, esta parte quase que essencial para se ver dentro da aventura, acho que fica um pouco difícil ser um jogo que seu grupo adoraria de começo, precisando insistir um pouco para que todos se divirtam.
Eu recomendo você alugar ou jogar em alguma feira para sentir o jogo melhor, eu gosto muito dele, talvez seja o meu coop favorito.
Já na parte de recomendações, fico devendo, poderia indicar outros, porém o tempo é da partida pode ser um grande problema.
Abraços
[Edit] Não sei o nível do grupo ou mesmo o seu, mas fica algumas recomendações bem por cima e que eu lembro de cabeça por tê-los.
Nacionais:
Flash Point - Jogo rápido e bem divertido;
Pandemic - Um dos jogos coop mais famosos e até hoje um jogo que vê mesas leves de bate papo.
Importados:
Betrayal at house on the Hill - Semi coop, leve, para a família, porém extremamente dependente de idioma.