Ars Alchimia é a definição de um jogão em caixinha pequena, na leva de jogos japoneses lançados pela editora O Capturador é uma ótima pedida que voou por baixo do radar e não pegou muito o hype por aqui apesar de ser um excelente worker placement.
Em Ars Alchimia o jogador trabalha em uma fábrica de produtos alquimicos, e deve pegar os pedidos dos clientes, coletar elementos e transmutar os eles nas forjas mágicas para ganhar pontos, e claro sendo o mais rápido e eficiente possível.
A alocação de trabalhadores é o diferencial do jogo, mais especificamente a quantidade deles que pode chegar a 20 para se posicionar em um turno, o que pode parecer muito para se calcular e utilizar mas sempre vai fazer falta.
Isso porque nenhum espaço de ação fica realmente bloqueado como em outros jogos, para usar um espaço já ocupado um jogador só precisa colocar um trabalhador a mais do que a quantidade que já está no espaço de ação, isso dá mais liberdade e também até a possibilidade de utilizar um espaço mais de uma vez por turno.
Claro que um jogador também pode gastar mais de seus trabalhadores por vontade de simplesmente estragar os planos meticulosamente calculados dos amiguinhos, mas na maioria das vezes o jogador vai escolher utilizar mais trabalhadores em um espaço para ganhar um bônus na rolagem do dado de recursos.
UM DADO, sim o pavor de todo eurogamer, a aleatoriedade, mas não precisa se preocupar, toda as ações são garantidas, com o dado servindo somente para ganhar um recurso bonûs e para mitigar o dado é só colocar mais trabalhadores e deixar o seu recurso extra garantido.
Para ganhar os pontos e consequentemente o jogo os jogadores devem completar os pedidos, que são bem diretos no estilo pague X recursos para ganhar Y, e ainda tem um sistema de set collection que dá uns pontinhos extras no final do jogo, mas ao mesmo tempo telegrafa para os oponentes quais objetivos o jogador está indo atrás facilitando um bloqueio.
E por último temos os assistentes, que podem simplesmente virar o jogo e são de extrema importância durante a partida, seja garantindo mais trabalhadores, dando bônus para o dado ou deixando trocar recursos sem ação, um bom assistente que se encaixe na sua estratégia pode ser a carta que faltava para a vitória.
Ars Alchemia é uma grande aquisição que não ocupa tanto espaço na estante, claramente não vai ser o seu jogo favorito mas sacia a vontade de um worker placement estratégico em pouco mais de 1h, porém cai no loop de repetição de vários jogos do tipo rebatendo entre recurso e contratos apesar de ter cartas suficientes para dar um bom replay.
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