REVIEW: 7 WONDERS DUEL PANTEÃO
7 Wonders Duel Panteão, é uma expansão bastante temática que traz divindades de diferentes civilizações, sendo elas: grega, egípcia, fenícia, mesopotâmica e romana, para influenciar na mesa de jogo.
Acima do tabuleiro de poder militar é encaixado um novo tabuleiro que possui espaço para seis divindades. Cada um desses espaços tem um custo em moedas marcado que vai ficando maior quanto mais longe a posição do seu lado da mesa, e proporcionalmente, mais barato para o seu adversário. Uma vez posicionados, esses deuses podem ser utilizados para gerar efeitos únicos tais como permitir que você construa uma maravilha sem custos utilizando uma carta do descarte, copiar o símbolo de uma carta verde, ganhar 12 moedas, impedir o avanço militar do seu adversário, roubar uma carta de recursos, entre outras coisas, que podem mudar bastante o panorama do jogo.

No entanto, essa nova ação de favores dos deuses, só pode ser utilizada a partir da segunda Era. Na primeira Era as posições do panteão ainda estão vazias e deverão ser preenchidas conforme determinadas cartas da pirâmide, que terão um marcador de divindade em cima delas, forem sendo compradas ou descartadas, seguindo as regras do jogo base. Quando isso acontecer, o marcador tem seu lado com o símbolo revelado e um dos deuses daquela civilização irá ocupar o seu lugar no panteão, de acordo com a posição de escolha do jogador que comprou a carta.
Outra novidade no setup é que 3 novas fichas de progresso estarão disponíveis para o sorteio de início de jogo, assim como 2 novas maravilhas, com poderes ligados às novas mecânicas dos deuses.
Na segunda Era entram marcadores de desconto (oferendas) para facilitar adquirir os favores divinos. Essas oferendas são coletadas da mesma forma que os marcadores de dividade da Era anterior.
E na terceira Era, no lugar das 3 cartas de guilda do jogo base, serão sorteadas e adicionadas 3 cartas de templos à pirâmide, que renderão pontos no final do jogo proporcionais ao número de cartas desse tipo que o jogador tiver sob o seu controle (5 para uma carta, 12 para duas e 21 pontos para as três cartas).
.Vale a pena?
Melhorar algo que já era excelente não é uma tarefa fácil, e essa expansão consegue acrescentar opções interessantes sem alongar demais o tempo da partida. Como há novas cartas com símbolos e bônus de avanço militar, parece que ficou menos difícil de vencer uma partida por supremacia científica ou militar, respectivamente. Então, a resposta é sim, ela vale a pena. Porém, não é essencial. Ainda mais considerando o preço elevado para o que vem dentro da caixa. Se você gosta muito do jogo base, e quer ter uma experiência um pouco diferente, considere pegar essa expansão. Senão, o jogo original por si só já é completo e equilibrado o bastante para render muitas e ótimas jogatinas.
No Planeta Meeple você vai encontrar reviews e matérias sobre board games, card games e RPG, com atualizações semanais. Venha conhecer nosso trabalho!
Abraço a todos e ótimas jogatinas!