henricosta::guilhermezardo0::henricosta:::Acredito que esse jogo é pesado demais pra chamar atenção de editoras nacionais, infelizmente...
Ueh, pq? E kanban, alquimistas, lisboa, twilight imperium IV, the gallerist, terra mistica, mombasa, etc?
Terra Mystica e Mombasa não muito complexos. Juntaria na lista de complexos On Mars e Barrage. A Mosaico está trazendo todos jogos da EGG, mas só pro nicho do nicho do mercado. Enquanto a Capstone não tem uma parceria pra trazer os seus jogos aqui.
Mas acho que o jogo tem uma pegada mais econômica e tem poucos no mercado. A MeepleBR está trazendo alguns econômicos, acho que pra ter algumas experiências antes do 1890. Pipeline não veio, Cooper Island também não.
Barrage tem complexidade 4.0 no BGG enquanto a o Mombasa é 3.90, quase a mesma coisa, considero Mombasa um jogo complexo. Já joguei os dois e os acho comparáveis em termos de complexidade.
Terra Mystica tem complexidade 3.96, também acho um jogo complexo. Já joguei dezenas e dezenas de vezes, então acabei absorvendo as regras, mas isso acontece com todos os jogos. No começo, minha cabeça fritava.
Quanto a ser "nicho dentro do nicho", é quase tudo nicho de nicho né cara, "ameritrash" é nicho de nicho, euro econômico "pesado" é nicho de nicho, dungeon crawler é nicho de nicho, todo o jogo pode ser enquadrado dentro de um nicho dentro do nicho maior dos jogos de tabuleiros, de forma que acho que isto, por si só, não serve de justificativa para o jogo ser ou não distribuído no Brasil, até porque temos representantes, em termos de jogadores, para todos os nichos dentro do hobby por aqui.
Não acho que tenhamos poucos jogos econômicos complexos lançados no Brasil: tem kanban, brass, Maracaibo, Feudum (esse é absurdamente complexo, por sinal)...
O problema dos jogos econômicos pesados estilo Arkwright ou City of Big Shoulders é que eles não sobem no rank do BGG (não caem no gosto da geral, digamos assim) e as editoras nacionais acabam dando preferência para os jogos que estão no topo do ranking.
Essa visão de que brasileiro não gosta de jogo pesado é muito difundida aqui na Ludopedia, mas ela é totalmente enviesada e um pouco preconceituosa: em todos os países a maioria dos jogadores são casuais e preferem jogos mais leves. Os jogadores que preferem jogos mais complexos são sempre minoria de forma geral.