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  4. Eu não consigo entender as regras de Eldritch Horror (help)

Eu não consigo entender as regras de Eldritch Horror (help)

Eldritch Horror
  • avatar
    hlar11/11/20 09:36
    avatar
    hlar
    11/11/20 09:36
    11 mensagens MD

    Gente, eu assisti um gameplay inteiro no youtube, li as regras, mas ainda sim, estou com dificuldade. Não entendo muito bem a função  do Eldritch Token no jogo.https://static.wikia.nocookie.net/eldritchhorrorgame/images/d/d0/Eldritch_Token.png/revision/latest/smart/width/200/height/200?cb=20160730001857 Além disso, fico um pouco confusa com as pistas. Eu sei que eu tenho que buscar as pistas para solucionar os mistérios, mas eu não sei quantas pistas precisam por mistério, não sei se é só pra colocar a pista em cima da carta de mistério quando eu ganhar. Eu também não entendi se no final de toda fase do mito surge uma pista (no caso do jogo pra 2 jogadores). Além disso, eu sei que de vez em quando aparece um rumor, mas eu também não entendo pra que serve. Eu vendo o gameplay do Jack Explicador jogando tava tranquilo, mas na hora de jogar me perdi kkkkk Além disso, em algumas cidades você tem a oportunidade de aprimorar alguma habilidade etc... Esse aprimoramento é só na fase de encontro? Eu sei que depois que você pega a manha do jogo, ele fica muito tranquilo, o negócio é que ainda não peguei o jeito. Enfim pessoal, estou bem confusa, meu sonho é jogar esse jogo direito KKKK Desde já, obrigada :') 

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  • Ignatius
    287 mensagens MD
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    Ignatius11/11/20 10:30
    Ignatius » 11/11/20 10:30

    Calma q não é difícil. O jogo é direcionado pelas cartas. Cada "round" são 3 fases:

    1) ações dos investigadores; aqui vc pode comprar novas cartas do mercado ou usar algumas ações das suas cartas, além de fazer coisas como mover, descansar e comprar bilhetes.

    2) encontros; aqui vc compra uma carta de acordo com o local em q um está, pode ser de local genérico, de cidades nomeadas, de expedição, de encontro de outro mundo, etc., e resolve. Normalmente realiza testes com os dados. Se houver monstros no local, deve lutar primeiro.

    3) mito (capetão): compra e resolve uma carta de mito. Nessa hora também acontecem coisas como abrir portais, entrar monstros pelos portais existentes e aparecer pistas.

    Normalmente, tudo q vc vai fazer está nas cartas. NÃO aparecem pistas se nenhuma carta manda. Os Eldritch tokens tb vão pro tabuleiro ou alguma carta SOMENTE SE ALGUMA CARTA MANDA. Vc aprimora habilidade, igualmente, somente como efeito de alguma carta.

    Então é simples. Não precisa preocupar com marcador, até q alguma carta mande q eles entrem em jogo, q vc remova ou acrescente de algum lugar. Normalmente vc tem as ações normais pra fazer, e o resto vc segue o q as cartas forem mandando.

    Acho q isso responde a maior parte das suas dúvidas, e no mais:

    - Rumor: é uma carta de mito da cor azul, q normalmente fica no jogo por um tempo e funciona como uma missão secundária. Serve pra q? Pra vc resolver, pois não resolvendo ocorre alguma punição descrita na carta.

    - mistério: nem todos mistérios são resolvidos com pistas, mas quando é o caso, normalmente tem a ver com o número de investigadores, e vai estar falando na carta do mistério. Por exemplo, pede pra ter pistas igual metade dos número de investigadores. Se vc estiver jogando com 1 ou 2, uma pista basta, se 3 ou 4 duas, assim por diante. Basta colocar a pista na carta, mas pra colocar a carta de mistério te fala como proceder (NÃO é apenas ter a pista).

    Obs: as pistas tb podem ser descartadas só realizar um teste, pra rolar novamente um dado por pista.

    Ficou alguma dúvida? 

    E se vc for jogar e aparecerem mais, pode perguntar aqui, pessoal é bem prestativo.

    4
  • hlar
    11 mensagens MD
    avatar
    hlar11/11/20 10:46
    hlar » 11/11/20 10:46

    Ignatius::Calma q não é difícil. O jogo é direcionado pelas cartas. Cada "round" são 3 fases:

    1) ações dos investigadores; aqui vc pode comprar novas cartas do mercado ou usar algumas ações das suas cartas, além de fazer coisas como mover, descansar e comprar bilhetes.

    2) encontros; aqui vc compra uma carta de acordo com o local em q um está, pode ser de local genérico, de cidades nomeadas, de expedição, de encontro de outro mundo, etc., e resolve. Normalmente realiza testes com os dados. Se houver monstros no local, deve lutar primeiro.

    3) mito (capetão): compra e resolve uma carta de mito. Nessa hora também acontecem coisas como abrir portais, entrar monstros pelos portais existentes e aparecer pistas.

    Normalmente, tudo q vc vai fazer está nas cartas. NÃO aparecem pistas se nenhuma carta manda. Os Eldritch tokens tb vão pro tabuleiro ou alguma carta SOMENTE SE ALGUMA CARTA MANDA. Vc aprimora habilidade, igualmente, somente como efeito de alguma carta.

    Então é simples. Não precisa preocupar com marcador, até q alguma carta mande q eles entrem em jogo, q vc remova ou acrescente de algum lugar. Normalmente vc tem as ações normais pra fazer, e o resto vc segue o q as cartas forem mandando.

    Acho q isso responde a maior parte das suas dúvidas, e no mais:

    - Rumor: é uma carta de mito da cor azul, q normalmente fica no jogo por um tempo e funciona como uma missão secundária. Serve pra q? Pra vc resolver, pois não resolvendo ocorre alguma punição descrita na carta.

    - mistério: nem todos mistérios são resolvidos com pistas, mas quando é o caso, normalmente tem a ver com o número de investigadores, e vai estar falando na carta do mistério. Por exemplo, pede pra ter pistas igual metade dos número de investigadores. Se vc estiver jogando com 1 ou 2, uma pista basta, se 3 ou 4 duas, assim por diante. Basta colocar a pista na carta, mas pra colocar a carta de mistério te fala como proceder (NÃO é apenas ter a pista).

    Obs: as pistas tb podem ser descartadas só realizar um teste, pra rolar novamente um dado por pista.

    Ficou alguma dúvida? 

    E se vc for jogar e aparecerem mais, pode perguntar aqui, pessoal é bem prestativo.

     As coisas ficaram mais claras! Muito obrigada https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png Mas ainda não entendi pra que serve o Eldritch Token, o que é que ele influencia no jogo? Porque eu sei que se tiver muitos em jogo talvez não seja muito bacana, e se eu não me engano, tem cartas que mandam você colocar um eldritch token em jogo, e eu não entendo muito bem o que é pra fazer e onde é para botar. 

    1
  • hlar
    11 mensagens MD
    avatar
    hlar11/11/20 10:47
    hlar » 11/11/20 10:47

    Snake::Se você não entendeu depois de ler as regras e ver gameplay, acredito que seja melhor jogar um party game.

    Abraços

    Nem só de party game vive o homem kkkk

    1
  • linezinhah
    1200 mensagens MD
    avatar
    linezinhah11/11/20 11:03
    linezinhah » 11/11/20 11:03

    Snake::Se você não entendeu depois de ler as regras e ver gameplay, acredito que seja melhor jogar um party game.

    Abraços

    Tendo em vista que é um usuário novo no hobby e a coleção dele, podemos dizer que o Eldritch é o jogo mais pesado que já viu.

    1
  • Henque Lobo
    27 mensagens MD
    avatar
    Henque Lobo11/11/20 11:08
    Henque Lobo » 11/11/20 11:08

    Meu resumão:

    • As fichas de tentáculos são apenas marcadores, use somente quando uma carta der essa instrução.
    • As pistas resolvem maioria dos mistérios e você também pode gastar pra rerrolar um dado, elas aparecem somente quando uma carta do mito ou de encontro mandar, as cartas de mistério dizem quantas pistas são necessárias para resolver, em dois as vezes ele só pede um número de pistas igual a metade do número de jogadores, em dois seria apenas uma. Na carta do mistério diz como faz para colocar uma pista, quando atender os requisitos coloque a pista em cima da carta de mistério até preencher os requisitos, então vai poder ir pro próximo mistério no final dessa rodada.
    • Rumor é chato d+! Geralmente essas cartas geralmente pedem para usar um token com uma exclamação (!) e por elas em um lugar específico do mapa e também costumam usar as fichas de tentáculos para marcar os turnos que faltam pra você resolve-la ou enfrentar as consequências do rumor, cada vez que você tirar uma carta do mito com o simbolo vermelho os rumores ativam e então você obedece as consequências do que estiver descrito na carta nesse momento, é comum estas cartas pedirem para gastar pistas para resolve-las.
    • Aprimoramento acontece somente na fase de encontro (se na carta de encontro diz é pra aprimorar) exceto se você conseguir um serviço da reserva ou item que permita aprimorar imediatamente.


    Pra aprender a jogar tive que ler o manual e as cartas diversas vezes até pegar o jeito pois é muita informação, use e abuse do manual de referências em conjunto com o manual pois muitas vezes as informações deles se complementam.

    Espero ter ajudado! :)

    1
  • linezinhah
    1200 mensagens MD
    avatar
    linezinhah11/11/20 11:09
    linezinhah » 11/11/20 11:09

    Ignatius::Calma q não é difícil. O jogo é direcionado pelas cartas. Cada "round" são 3 fases:

    1) ações dos investigadores; aqui vc pode comprar novas cartas do mercado ou usar algumas ações das suas cartas, além de fazer coisas como mover, descansar e comprar bilhetes.

    2) encontros; aqui vc compra uma carta de acordo com o local em q um está, pode ser de local genérico, de cidades nomeadas, de expedição, de encontro de outro mundo, etc., e resolve. Normalmente realiza testes com os dados. Se houver monstros no local, deve lutar primeiro.

    3) mito (capetão): compra e resolve uma carta de mito. Nessa hora também acontecem coisas como abrir portais, entrar monstros pelos portais existentes e aparecer pistas.

    Normalmente, tudo q vc vai fazer está nas cartas. NÃO aparecem pistas se nenhuma carta manda. Os Eldritch tokens tb vão pro tabuleiro ou alguma carta SOMENTE SE ALGUMA CARTA MANDA. Vc aprimora habilidade, igualmente, somente como efeito de alguma carta.

    Então é simples. Não precisa preocupar com marcador, até q alguma carta mande q eles entrem em jogo, q vc remova ou acrescente de algum lugar. Normalmente vc tem as ações normais pra fazer, e o resto vc segue o q as cartas forem mandando.

    Acho q isso responde a maior parte das suas dúvidas, e no mais:

    - Rumor: é uma carta de mito da cor azul, q normalmente fica no jogo por um tempo e funciona como uma missão secundária. Serve pra q? Pra vc resolver, pois não resolvendo ocorre alguma punição descrita na carta.

    - mistério: nem todos mistérios são resolvidos com pistas, mas quando é o caso, normalmente tem a ver com o número de investigadores, e vai estar falando na carta do mistério. Por exemplo, pede pra ter pistas igual metade dos número de investigadores. Se vc estiver jogando com 1 ou 2, uma pista basta, se 3 ou 4 duas, assim por diante. Basta colocar a pista na carta, mas pra colocar a carta de mistério te fala como proceder (NÃO é apenas ter a pista).

    Obs: as pistas tb podem ser descartadas só realizar um teste, pra rolar novamente um dado por pista.

    Ficou alguma dúvida? 

    E se vc for jogar e aparecerem mais, pode perguntar aqui, pessoal é bem prestativo.

    Mais do que explicado rsrsrs

    1
  • RaphaelGuri
    1387 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri11/11/20 11:45
    RaphaelGuri » 11/11/20 11:45

    hlar::Gente, eu assisti um gameplay inteiro no youtube, li as regras, mas ainda sim, estou com dificuldade. Não entendo muito bem a função  do Eldritch Token no jogo.https://static.wikia.nocookie.net/eldritchhorrorgame/images/d/d0/Eldritch_Token.png/revision/latest/smart/width/200/height/200?cb=20160730001857 Além disso, fico um pouco confusa com as pistas. Eu sei que eu tenho que buscar as pistas para solucionar os mistérios, mas eu não sei quantas pistas precisam por mistério, não sei se é só pra colocar a pista em cima da carta de mistério quando eu ganhar. Eu também não entendi se no final de toda fase do mito surge uma pista (no caso do jogo pra 2 jogadores). Além disso, eu sei que de vez em quando aparece um rumor, mas eu também não entendo pra que serve. Eu vendo o gameplay do Jack Explicador jogando tava tranquilo, mas na hora de jogar me perdi kkkkk Além disso, em algumas cidades você tem a oportunidade de aprimorar alguma habilidade etc... Esse aprimoramento é só na fase de encontro? Eu sei que depois que você pega a manha do jogo, ele fica muito tranquilo, o negócio é que ainda não peguei o jeito. Enfim pessoal, estou bem confusa, meu sonho é jogar esse jogo direito KKKK Desde já, obrigada :') 

    Entendo seu sentimento e sei qual o problema, pois passei por isso. Hahaha
    Quando pegamos um jogo para aprender as regras queremos entender tudo, sacar o lance e pegar cada nuance. Contudo existem jogos QUE NÃO DÁ,  pois cada partida ao colocar uma ""missão"" na mesa, traz caracteristicas próprias.
    Resumindo: Se leu o manual, vai sem medo. Assim que fizer o setup e ler as cartas de preparação tudo fará sentido! :)

    1
  • Ignatius
    287 mensagens MD
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    Ignatius11/11/20 11:46
    Ignatius » 11/11/20 11:46

    hlar::
    Ignatius::Calma q não é difícil. O jogo é direcionado pelas cartas. Cada "round" são 3 fases:

    1) ações dos investigadores; aqui vc pode comprar novas cartas do mercado ou usar algumas ações das suas cartas, além de fazer coisas como mover, descansar e comprar bilhetes.

    2) encontros; aqui vc compra uma carta de acordo com o local em q um está, pode ser de local genérico, de cidades nomeadas, de expedição, de encontro de outro mundo, etc., e resolve. Normalmente realiza testes com os dados. Se houver monstros no local, deve lutar primeiro.

    3) mito (capetão): compra e resolve uma carta de mito. Nessa hora também acontecem coisas como abrir portais, entrar monstros pelos portais existentes e aparecer pistas.

    Normalmente, tudo q vc vai fazer está nas cartas. NÃO aparecem pistas se nenhuma carta manda. Os Eldritch tokens tb vão pro tabuleiro ou alguma carta SOMENTE SE ALGUMA CARTA MANDA. Vc aprimora habilidade, igualmente, somente como efeito de alguma carta.

    Então é simples. Não precisa preocupar com marcador, até q alguma carta mande q eles entrem em jogo, q vc remova ou acrescente de algum lugar. Normalmente vc tem as ações normais pra fazer, e o resto vc segue o q as cartas forem mandando.

    Acho q isso responde a maior parte das suas dúvidas, e no mais:

    - Rumor: é uma carta de mito da cor azul, q normalmente fica no jogo por um tempo e funciona como uma missão secundária. Serve pra q? Pra vc resolver, pois não resolvendo ocorre alguma punição descrita na carta.

    - mistério: nem todos mistérios são resolvidos com pistas, mas quando é o caso, normalmente tem a ver com o número de investigadores, e vai estar falando na carta do mistério. Por exemplo, pede pra ter pistas igual metade dos número de investigadores. Se vc estiver jogando com 1 ou 2, uma pista basta, se 3 ou 4 duas, assim por diante. Basta colocar a pista na carta, mas pra colocar a carta de mistério te fala como proceder (NÃO é apenas ter a pista).

    Obs: as pistas tb podem ser descartadas só realizar um teste, pra rolar novamente um dado por pista.

    Ficou alguma dúvida? 

    E se vc for jogar e aparecerem mais, pode perguntar aqui, pessoal é bem prestativo.

     As coisas ficaram mais claras! Muito obrigada https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png Mas ainda não entendi pra que serve o Eldritch Token, o que é que ele influencia no jogo? Porque eu sei que se tiver muitos em jogo talvez não seja muito bacana, e se eu não me engano, tem cartas que mandam você colocar um eldritch token em jogo, e eu não entendo muito bem o que é pra fazer e onde é para botar. 

    Não preocupa com Eldritch Token. Vc só vai encostar neles se alguma carta mandar. Exemplo: em alguns rumores funciona como um marcador de tempo. Qdo o rumor entra em jogo, vc coloca 4 (por exemplo) marcadores tétricos (nome em português da parada) na carta do rumor. Eles vão saindo à medida em q alguma coisa escrita na carta manda, e se vc não resolver o rumor antes de sair o último, o rumor "se resolve", normalmente saindo de jogo, e os investigadores recebem a punição. Essa é uma das coisas pras quais vc usa esses marcadores, mas como eu falei, não se preocupe, pois se nenhuma carta mandar, não é pra usar. Se vc viu o gameplay do Jack Explicador, viu q essas coisas ficavam indo pro tabuleiro, nesse caso também tinha carta q mandava, e era a ficha do ancião / mito (Cthulhu). Sem algo q mande, eles simplesmente não entram.

    EDIT: só pra ressaltar novamente, o jogo em geral não é difícil de jogar, siga fazendo o q as cartas mandam. (Já ganhar, sim, é mais difícil, rsrsrs.)

    1
  • hlar
    11 mensagens MD
    avatar
    hlar11/11/20 13:30
    hlar » 11/11/20 13:30

    Henque Lobo::Meu resumão:


    • As fichas de tentáculos são apenas marcadores, use somente quando uma carta der essa instrução.
    • As pistas resolvem maioria dos mistérios e você também pode gastar pra rerrolar um dado, elas aparecem somente quando uma carta do mito ou de encontro mandar, as cartas de mistério dizem quantas pistas são necessárias para resolver, em dois as vezes ele só pede um número de pistas igual a metade do número de jogadores, em dois seria apenas uma. Na carta do mistério diz como faz para colocar uma pista, quando atender os requisitos coloque a pista em cima da carta de mistério até preencher os requisitos, então vai poder ir pro próximo mistério no final dessa rodada.
    • Rumor é chato d+! Geralmente essas cartas geralmente pedem para usar um token com uma exclamação (!) e por elas em um lugar específico do mapa e também costumam usar as fichas de tentáculos para marcar os turnos que faltam pra você resolve-la ou enfrentar as consequências do rumor, cada vez que você tirar uma carta do mito com o simbolo vermelho os rumores ativam e então você obedece as consequências do que estiver descrito na carta nesse momento, é comum estas cartas pedirem para gastar pistas para resolve-las.
    • Aprimoramento acontece somente na fase de encontro (se na carta de encontro diz é pra aprimorar) exceto se você conseguir um serviço da reserva ou item que permita aprimorar imediatamente.


    Pra aprender a jogar tive que ler o manual e as cartas diversas vezes até pegar o jeito pois é muita informação, use e abuse do manual de referências em conjunto com o manual pois muitas vezes as informações deles se complementam.

    Espero ter ajudado! :)

    Você saberia dizer o que é uma expedição ativa? Surgiu a dúvida aqui agora

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