Victor::E aí, Eduardo, tudo bem? Otimo texto estratégico, parabéns. Só algumas observações a fazer em relação aos engenheiros:
1) Você comentou "Como toda ação só pode ser feita se puder ser executada totalmente, seus adversários não terão uma escolha livre de ações, permitindo que você se planeje corretamente" . Há uma exceção para isso: a ação dos engenheiros podem ser executadas parcialmente. Claro, é uma situação excepcional na qual você queira fazer a ação assim mesmo antes que alguem a bloqueie, mas se houver competição pelo mesmo tipo de ação e se bastar meia ação para alavancar, isto pode acontecer.
2) Apesar da pontuação final dos engenheiros ser supervalorizada, acho importante frisar que em partidas de dois jogadores o delta de PV entre os oponentes cresce em importância; há no minimo uma variacao de 40 pontos de diferença entre o lider (que ganha 40 pontos e impede o oponente de ganhar 20 pontos, ficando com apenas 20). E obviamente, se o oponente não obter sequer um misero engenheiro, a diferença sobe para 60. Não estou falando que é preciso correr para a maioria dos engenheiros, mas sim que um jogador precisa levar esse delta maior em consideração.
Dito isso, precisamos jogar Russian novamente, preferencialmente com a expansao German.
Abraços!
PS: Pontos extras por ter incluído imagem do clássico "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" e pelo uso da palavra vaticínio. 
Bom dia Victor,
soh reforçando um detalhe do item 1, a ação de engenheiro pode ser realizada parcialmente somente se o engenheiro for seu, qlqr ação disponível no tabuleiro central (ou seja, qlqr jogador tenha acesso a ela) deve ser realizada por completo, inclusive as de engenheiro q estejam no tabuleiro.
Tirando esse detalhe, seus pontos foram mto bem colocados, parabéns.