Gloom é o jogo perfeito da Família Addams que nunca foi feito. Criado por Keith Baker e lançado no Brasil pela Calamity Games você esta no controle de uma família peculiar que acaba sendo vitima de desventuras dignas das páginas de Lemony Snicket, restando só a esperança de paz no pós vida.
Com objetivo de acumular a maior quantidade de pontos negativos, você compra e joga cartas de acontecimentos ou eventos, tentando trazer miséria para a sua família ou levar um pouco de brilho para o dia dos seus oponentes estragando os planos deles de uma morte melancólica.
Fazer personagens miseráveis logicamente diminui a sua pontuação, enquanto alegrias e benfeituras trazem pontuação positiva, mas por mais desgraçada que seja a vida de um familiar, nada vale se ele permanecer acima do solo e você não tomar a decisão de trazer a parentela à morte prematura e garantir os infortunados pontos.
As cartas são primorosamente ilustradas em plástico semitransparente e podem ser empilhadas para combinar os modificadores, mas com o tempo e humidade podem ficar difíceis de embaralhar e o uso de sleeves podem adicionar opacidade prejudicando um pouco a visibilidade do monte.
O jogo possui um pouquinho de “toma essa” onde você pode jogar cartas ou eventos que positivam os seus adversários, mas ao mesmo tempo dão vantagens como aumento do limite de mão ou compra extra de cartas, o que pode ser utilizado em si mesmo para dar uma acelerada no próprio jogo no inicio da partida e dar aos seus familiares um pouco de calmaria antes da tempestade.
Mas o que traz o brilho e, piadas a parte, é o real espirito do jogo é a contação de histórias, os personagens não tem HP ou ataque, somente poucas linhas de plano de fundo que se não utilizada durante a partida acabam por dar o jogo uma morte prematura na estante.
Contar uma história e imaginar como Baltazar caiu dentro do poço ou como Primo Mordecai foi devorado por ursos e como esses acontecimentos afetam as histórias dos outros personagens não são exigidos no manual mas essencial para tirar todo o potencial que o jogo tem a oferecer.
Gloom é um jogo que dependendo do grupo pode ser um mega hit, ou desastre total, pelo tom mórbido recomendo jogar mais com adultos, mas ele é um jogo totalmente “nível família” com regras simples que não demora muito para aprender e com um apelo visual das cartas transparentes é um jogo de 30-40 min que definitivamente vai colocar um sorriso no seu rosto em pôr seus familiares 7 palmos abaixo da terra.
LEIA MAIS REVIEWS NO SITE:
https://nerdvanna.com.br/blog/2020/11/06/gloom/