Clauber::Ótimo tópico,
Pô, faz muito, muito tempo que não jogo Formula D, gosto muito do jogo, foi um dos primeiros (na verdade em minha segunda compra) da coleção... viu MUITA mesa, tanto que comprei algumas expansões, e divertiu bastante... a gestão de risco na escolha dos dados é sensacional, sei que o jogo tem seus problemas como a eliminação de jogadores e, a meu ver, ser muito longo mesmo quando se corre somente uma volta, mas continua tendo um lugar na coleção, acredito que em breve eu apresente pro meu filho e as corridas voltem a ocorrer aqui em casa...
Grande Abraço!
Pois é meu nobre, eu lembro quando o FORMULA D recém havia saído no mercado e nós lá na ILHA DO TABULEIRO conversávamos sobre ele, que DELÍCIA de jogo, era tudo de bom. Apesar de um fator sorte chato de administrar, era a única coisa do mercado e portanto lambíamos os dedos com ele [rsrsr].
Depois outros jogos foram sendo criados, fomos apresentados a outras mecânicas e, pelo menos pra mim, o FORMULA D foi mostrando seus defeitos, digo, seus principais problemas ficaram mais evidentes (fator sorte alto e facilidade nas ultrapassagens).
Constatei que a mecânica de GERENCIAMENTO DE MÃO (ou "Card Driven") se mostrou bem mais interessante para jogos de corrida pois ao contrário dos dados (onde cada turno é uma surpresa), uma MÃO DE CARTAS me permitia um maior controle sobre meu carro, eu podia saber exatamente o quanto ele iria mover, o quanto de recurso iria gastar (ou poupar), enfim, essa mecânica se mostrou um pouco mais eficaz e reduziu bastante o fator sorte - que ainda tem se fazer presente como em qualquer corrida real.
SPEED CIRCUIT (hoje representado pelo CFR), THUNDER ALLEY, GRAND PRIX, todos jogos que fazem uso de CARTAS para controlar o carro e que, por conta disso, me fazem considerá-los melhores que o FORMULA D. Até mesmo jogos como RALLYMAN ou REAL ACTION STOCKCAR CHAMPIONSHIP, que são "Push your luck" me passam uma melhor sensação de simulação justamente por oferecem mais elementos da vida real (escapadas de pista e extrema dificuldade nas ultrapassagens).
Até que vieram os "SIMULADORES", que são um misto de EURO com AMERITRASHES e que trazem toneladas de elementos de simulação, as corridas levam 4 a 6 horas no entanto o micro gerenciamento acaba por torná-los jogos quase impraticáveis para o público casual (mas despertam verdadeira paixão nos fãs mais hardcore de corridas). Estes estão em outro patamar, pelo menos na minha visão, eu nem os comparo com os citados acima.
O que importa é que o FORMULA D sempre vai ter um lugarzinho reservado aqui na coleção (inclusive com uma EXPANSÃO!). Sempre vou colocá-lo na mesa com players casuais ou que só queiram se divertir um pouco de vez em quando. Segue sendo um jogo APAIXONANTE!