Doidera::Meu amigo LuisPerdomo, recentemente nosso grupo, ausente de encontros presenciais desde março, participou do Campeonato de Times Carcassonne Brasil, sendo os únicos representantes do nosso estado e a primeira competição na qual participamos.
Me vi de uma hora pra outra, refém de jogar dezenas de partidas de Carcassonne diariamente pra enfrentar uma galera já há muito tempo tarimbada nesses clássico, jogando num nível de competitividade altíssimo.
Surpreendentemente, passamos pras quartas-de-final, muito além do que esperávamos, e foi gratificante esse feito, no entanto as partidas em si não me davam o prazer que sempre senti jogando com a galera do nosso grupo.
Resultado: quando fomos eliminados da competição, não queria nem saber de Carcassonne, sai até dos grupos da galera que é mais profissional, queria me “desintoxicar” dos tiles com cidades, estradas, campos e monastèrios, queria respirar novamente outros ares, queria experimentar outras coisas, queria voltar a ser um simples generalista, que joga de tudo um pouco, tentando fazer o melhor, mas sem querer ser mestre em estratégias mirabolantes, sem querer ser o ultraespecialista que já não vê graça em enfrentar seus amigos naquele jogo específico.
Entendo perfeitamente o que você sentiu.
Saiba que não estás sozinho, diversão acima de competição.
No mais, pode mandar mais texto, meu jovem (podia dizer?).
Meu amigo
Doidera. Muito interessante vê-lo trafegando por textos que não estão tão mais em evidência na página inicial da Ludopedia. Aprecio quando esse tipo de coisa acontece. É bom ver um velho texto revisitado.
Quando jogamos em modo competitivo, o jogo deixa de ser o jogo de tabuleiro que estamos acostumados a jogar numa pegada mais casual e passa a ser a própria competição em si. Não importa se é Carcassonne, Kingdom Builder, Terra Mystica, Truco ou Par ou Ímpar. Se colocamos uma vertente competitiva no meio, é como se o nosso modus operandi fosse igualmente reestruturado para responder a aquela nova atmosfera.
O jogo perde o sentido em função da camada maior encontrada na esfera competitiva. A resultante mais comum é essa que você protagonizou, o jogo simplesmente perde a graça. Mais do que isso, o jogo perde o sentido. Até mesmo quando ganhamos as partidas.
Espero que consiga se desintoxicar e voltar a jogar o Carcassonne em paz e harmonia

. Hoje eu jogo o Kingdom Builder de modo muito mais saudável. Meu ranking no BGA caiu? Sim, mas meu jogo agora é o Kingdom Builder e não o campeonato para definir o melhor desse jogo na plataforma. Prefiro assim.
Eu só não entendi direito sua última frase. Acho que estou com sono, jovem. Repare não.