Trazido pela nova editora O Capturador, Veneno, também conhecido como Baker’s Dozen e mais recentemente Friday the 13th é um jogo simples, divertido e rápido que segue o mesmo caminho de Pega em 6 e Parade em que o jogador que ganhar menos pontos no final da partida é o vencedor.
Ele funciona bem como um filler entre partidas ou para acabar a noite, as cartas tem valores 1, 2, 4, 5, e 7 com várias copias de cada uma das 3 cores e, nessa versão do jogo, os jogadores tentam não encher demais os caldeirões, senão terão que ficar com as cartas acumuladas e contabilizá-las no final da rodada a não ser que seja o jogador com mais cartas de determinada cor, ai nesse caso elas serão descartadas.
Além disso existe o Veneno, que da nome a essa versão do jogo, utilizando o naipe verde e servindo como se fosse um curinga, mas valendo mais na pontuação final, o que é uma boa estratégia para “sujar” uma pilha e evitar que um jogador se beneficie muito de pegar todas cartas da mesma cor, ou pelo menos receba uma punição por tentar fazer isso, que aliás é bom ressaltar que para o Veneno, não existe maioria.
O jogo definitivamente possui uma estratégia e conhecendo e contando as cartas é possível sim ser relativamente bom no jogo, mas ao mesmo tempo ele tem uma aleatoriedade suficiente para que todas as partidas sejam igualmente desafiadoras e diferentes.
A única coisa que pode desanimar muitos como a própria variedades de títulos da a entender, é que ele não tem um tema muito presente, assim como vários jogos do Knizia que em sua maioria são grandes equações e maquinações com um tema cuidadosamente colado encima.
Enfim, para aquela descansada entre um euro e outro ou o churrasco de domingo, Veneno é uma pedida e esta com um preço bem camada no seu lojista favorito, e para os que quiserem testar primeiro ele também possui versão APP.
Ficha Técnica:
Editora: O Capturador
Designer: Reiner Knizia
Mecânicas: Gestão de Mão, Vazas/Truques
LEIA ESSE E OUTROS REVIEWS NO SITE
https://nerdvanna.com.br/blog/2020/11/03/veneno/