A editora Queen Games iniciou a campanha no Kickstarter do jogo Kokopelli.
Do que trata? Kokopelli é um jogo de 2 a 4 jogadores do designer Stefan Feld (autor de Jórvík, The Castles of Burgundy, Trajan, Merlin, e mais); onde cada jogador recebe um baralho de 36 cartas, construído com 3 de cada uma das 12 cartas de cerimônia diferentes (há 16 cerimônias diferentes no jogo base).
Cada jogador possui um tabuleiro com espaços para quatro cerimônias. Sua área de jogo consiste nos quatro espaços de seu tabuleiro e nos dois espaços mais próximos em seus vizinhos esquerdo e direito (para um total de 8 espaços). No turno, eles podem comprar uma carta, iniciar uma cerimônia no tabuleiro pessoal, desde que não haja uma cerimônia desse tipo em sua área de jogo; ou pode jogar uma carta da mão deles em qualquer cerimônia em sua área de jogo. Uma vez iniciada, uma cerimônia em seu espaço de jogador ela concederá uma habilidade especial até que seja concluída.
Em Kokopelli, o jogador ativo sempre executa 2 ações. Para cada ação, o jogador compra ou joga uma carta ou cancela uma cerimônia. É permitido realizar a mesma ação várias vezes em um turno. Após realizar todas as suas ações, o jogador deve devolver as cartas com mais de 5 para sua pilha de compra, colocando-as viradas para baixo na ordem de sua escolha.
As cerimônias seguem 3 etapas. Primeiro, eles começam jogando uma carta para sua própria aldeia, que concede uma habilidade especial. Um jogador só pode iniciar uma cerimônia se uma cerimônia idêntica ainda não existir em sua área de jogo. Uma vez que as áreas de jogo se sobrepõem, as cerimônias disponíveis de cada jogador serão diferentes durante o jogo. As cerimônias são estendidas jogando uma segunda ou terceira carta para eles por qualquer jogador cuja área de jogo inclua a cerimônia. Prorrogar uma cerimônia pode ser feito por razões estratégicas ou para benefícios de certas habilidades especiais.
Finalmente, a cerimônia é finalizada jogando a quarta carta, que marcará pontos e removerá a cerimônia da Vila do jogador. O jogador que jogou a quarta carta recebe o marcador de ponto de vitória do topo da ficha de seleção, ou se não sobrar 1 ponto de vitória. Além disso, se você terminar a cerimônia de um vizinho, ele receberá 1 ponto de vitória.
As cerimônias são concluídas após a quarta carta ser jogada para ela, com o jogador reivindicando uma ficha de ponto de vitória e colocando uma ficha de final de jogo se nenhuma estiver disponível (ou pode ocorrer antes através do efeito de outras cartas). Quando todos as fichas de final de jogo forem pegas, o jogo termina, e vence o jogador com mais pontos de vitória.
Recebo o meu nessa semana ou na próxima.
Comprei direto pelo site Tienda Mia...
Comprei a expansão também.... valor bom, mesmo sendo taxado (o que eu já esperava) paguei uns 700 por tudo....
Não digo que seja barato, mas para um jogo que é novidade, com expansão, frete internacional e taxação...
Fiz até a tradução das regras do jogo base, assim que eu jogar posto as impressões.
Joguei no dia 23 de dezembro.
Intuitivo, fácil de explicar, flui super bem (jogo bem ágil).
É simples no final das contas e gostei bastante. Esse tópico já explicou muito bem as regras do jogo.
Não considero uma obra-prima do Feld, mas ficará na coleção e agradará a um público específico que não queira fritar muito a cabeça.
Já joguei duas partidas, fiquei com a impressão de que vale mais concluir as cerimônias dos vizinhos e sempre ter boas cerimônias abertas na sua própria vila, que gerem combo de cartas e que pontuem por qualquer coisa (como jogar cartas e concluir cerimônias).
Joguei com a expansão que traz 9 novas cerimônias, obviamente que isso amplia o leque de opções e deixa cada partida diferente.