Chegando às prateleiras da galera no Brasil, o jogo Marvel Battlegrounds da Bucaneiros Jogos tem produção 100% nacional e resolvemos falar um pouco dele para dar uma desmistificada que um jogo produzido por aqui será sempre abaixo de uma produção vinda de fora.
Começando pela caixa, com o famoso "verniz localizado" chama atenção pelo apelo dos personagens da Marvel, mas também pela qualidade excelente, rígida e com excelente encaixe que garante abertura tranquila sem precisa ficar esgarçando as laterais.
O tabuleiro é gigante e também está muito bem feito, o punchboard tem faca de qualidade e a impressão está bastante boa, na caixa que eu recebi as impressões frente/verso estão casando direitinho, e tirando um ou outro tile menorzinho, tive quase zero de problemas com rebarbas.
As cartas, que sempre são fontes de reclamação, estão boas, um pouco menos espessas que as feitas pela COPAG, mas ainda assim numa gramatura bastante boa, e vale ressaltar que como o jogo é da Bucaneiros, que também vende sleeves, elas já foram pensadas para que sejam utilizadas com eles.
Um diferencial aqui é a presença dos tokens em acrílico dos líderes, esses ficaram ótimos mas vem com as malditas "pelinhas" de proteção para a hora do corte, é realmente uma coisa chata ter que tirá-los para depois colocar o adesivo dos personagens, mas nada de muito sério, eu é que implico muito com isso.
No geral o jogo está excelente no aspecto de produção, não deixando nada a dever aos jogos lá de fora, e acho que se as editoras começarem a procurar bons parceiros gráficos podemos ter jogos com o preço bem mais acessível, como foi o Marvel Battlegrounds.
Cacá: Joga tabuleiros desde que se entende por gente, mas descobriu as maravilhas dos jogos modernos por volta de 2004 quando foi apresentado ao Catan e o mundo nunca mais foi o mesmo. À frente do site
E ai, tem Jogo? tenta contribuir ao máximo para que o hobby cresça e chegue ao maior número possível de pessoas.