Salamander145::storum::Salamander145:: Assim como li alguns falando aqui, me programei para comprar em 2021 que foi a data que eles anunciaram. Não entendi essa súbita mudança de data sem aviso prévio da galápagos. Lançar agora parece péssimo tanto pra quem se programou para comprar pro próximo ano quanto para a galápagos. Já tivemos gloomhaven esse ano e um monte de lançamento bom nesse semestre, sem falar nos próximos que ainda estão por vir.
Na minha visão, lançar outro jogo de 1000 reais sem nenhum aviso é uma péssima estratégia de venda. A quantidade deve ser baixissima pra eles estarem fazendo algo assim.
Nao acho que seja péssimo antecipar e lançar agora, muitas editoras lançando grandes jogos, a Galapagos não pode ficar pra trás, tem muitas pessoas importando ou entrando no ks de nemesis, em matéria de bgs vc não pode demorar muito pra lançar pois perde muitos interessados que já tenha comprado o jogo. Fica aquela velha maxima: vai esperar todo mundo comprar pra lançar versão velha ?.
Falar que muita gente está entrando no ks é só suposição. Não tem dados afirmativos sobre isso. E não é como se a galápagos não tivesse anunciado o jogo. Ele já foi, e já tinha data para o primeiro trimestre do próximo ano. Quem foi pro ks, foi mesmo sabendo da data de lançamento aqui no Brasil, pois já foi anunciado faz tempo.
Agora simplesmente tenho que decidir entre Barrage, expansao de TI IV, mariposas e nemesis (isso tudo só da galápagos, ainda teria que mencionar de outras editoras). Se você tem dinheiro pra acompanhar todos esses lançamentos, então realmente, não tem o que achar ruim. Vai ter o jogo mais cedo.
E não é como se a galápagos não tivesse lançando jogos grandes. Ela está lançando no mínimo 2 jogos POR SEMANA. Eu realmente queria saber se essa estratégia de mercado agressivo está funcionando. Espero que esteja porque pelo menos vamos sempre ter bons jogos sendo lançados aqui. Mas não adianta nada ela fazer isso pra depois tudo ficar encalhado e ela resolver parar de trazer vários lançamentos.
Não estou nem julgando o preço, já esperava que viesse caro (mas também não esperava 1000 reais), só estou questionando esta súbita mudança de lançamento sem nenhum aviso. Não entendo muito de mercado, então posso estar falando muita asneira. Mas, ao MEU VER, lançar um jogo grande para competir no meio de tantos outros jogos grandes, inclusive da PRÓPRIA EDITORA, é pedir para perder dinheiro. E o que piora ainda mais é que ela ADIOU A DATA PARA O PRIMEIRO TRISMETRE DE 2021 E AGORA VOLTOU ATRÁS SEM NENHUM AVISO PRÉVIO. Eu estava guardando o meu dinheiro desde o começo do ano para comprar o nemesis e quando ela falou que só viria em 2021 resolvi gastar nos lançamentos de agora para depois juntar pro nemesis.
Mas é obvio, eu estava pensando que nemesis viria numa tiragem decente, como a do MK ou TI IV. Se ele vier numa tiragem minuscula igual a do gloomhaven, realmente acho que não faz diferença lançar agora. Sempre tem uns 400 ricoes que podem gastar dinheiro a qualquer hora.
Amigo, vc está colocando seus interesses particulares financeiros em cima de uma coletividade. A Galapagos tem o pleno direito de lançar quando bem quiser, não tem obrigação nenhuma de dar aviso prévio de seus jogos, nemesis não tinha nenhuma data ou mes de lançamento pré-definida, só foi dito que a " previsão " era 2021, nada mais, não existe isso de vc dizer que teria que ter um " aviso prévio ".
É um super jogo, não tem o que discutir, aguardado por muitos e essa decisão de antecipar o lançamento está sendo comemorada aos 4 cantos na internet. O unico contrapeso é em relação ao preço, nada oficialmente ainda divulgado, que poderá vir salgado ou não, mesmo assim a comemoração do lançamento desse jogo é total !
Quanto ao KS eu conheço pelo menos umas 30 pessoas que ja tem o jogo e compraram na epoca do KS, e aliás, Nemesis já está no 2 KS, vários amigos que já tinham participado do primeiro KS entraram nesse segundo pra comprar expansões, extras, etc. Tem uma outra galera que comprou pelo proprio site do bgg, via negociação direta, enfim, esse jogo desde quando foi lançado não parou nunca de vender, sempre esgotado na maioria das lojas de acordo com o boardgameprice, boardgamepriceuk, etc. Se vc quiser mais dados afirmativos só consultar e acompanhar o histórico desses sites estrangeiros.
Quanto ao seu questionamento de " lançamento de 2 jogos por semana e estratégia de mercado agressivo ", posso te dizer: vários jogos lançados pela GJ já estão esgotados na editora, logista, etc, quem dita o rumo do mercado não é a Galapagos e sim as proprias responsáveis pelos jogos, nos EUA esse lançamento é muito maior, vc ficaria maluco se morasse por la, estamos ainda " gatinhando nesse mercado ", poucos lançamentos são lançados aqui simultaneamente com o lançamento mundial. O que vc tem que ver é que, não pense que as editoras estariam trazendo muitas unidades de determinado jogo pra cá não, pelo contrário, houve uma diminuição e limitação drástica das unidades ! Essa é uma nova realidade. Aquele antigo pensamento de que: " tudo que se traz acaba encalhando nas prateleiras ", pode já não ser mais válido. Existe uma logistica que está cuidando muito bem desse setor com os respectivos parceiros.
As tiragens vão ser cada vez mais limitadas, essa é a nova regra no mercado de bgs. Se não tem dinheiro pra comprar agora, paciência, outros vão ter e com certeza vão esgotar esse jogo. O que vai acontecer é que, o que sobrar certamente vai estar na mãos de revendedores e esses irão ditar os rumos dos valores para um jogo esgotado, raro, oop, etc que com certeza vai ter um valor bem superior ao que foi lançado ! Não pense que " só ricões " é que vai comprar o jogo, pelo contrário, existem milhares de vendedores " não oficiais " que trabalham com compra e revenda de jogos, esses compram em uma quantidade determinada para justamente revender la na frente o jogo, seria uma espécia de cambista de bgs, e tem aos montes kkkk.