Oi cambada de nerds não assumidos (ok, alguns são assumidos). Volto ao REDOMA novamente para apresentar aos amantes de corrida no tabuleiro a expansão do RALLYMAN, o RALLYMAN: DIRT.

RALLYMAN trazia pistas com ASFALTO e NEVE. RALLYMAN DIRT oferece aos jogadores a oportunidade de guiar seus bólidos em terrenos com TERRA, ou seja, é a chance de fazer seus oponentes COMEREM POEIRA!

Minha versão veio SEM MANUAL e SEM CAIXA, motivo pelo qual paguei apenas 20 EUROS nele (era isso ou aguardar a versão "normal", que sabe Deus quando sairia). Mas isso não é problema, já imprimi uma versão em português do manual da expansão, que tem apenas 4 páginas. Novamente temos um manual horrível em matéria de explicação (conseguem complicar algo que era para ser simples), mas enfim, a Europa está em crise e os caras precisam economizar papel.

QUATRO ESTAÇÕES
RALLYMAN: DIRT trás 4 MÓDULOS frente e verso, sendo 2 módulos com pista de TERRA, 2 com TERRA/NEVE (pois é, neva em pistas com terra [risos]), e também pistas com ASFALTO. A única diferença dessas pistas asfaltadas para as pistas com asfalto do RALLYMAN básico é que no DIRT algumas curvas tem 90º, o que em tese não muda muita coisa salvo a estética do jogo.

O grande desafio em guiar nesses novos tipos de terreno é a ESCOLHA DOS PNEUS. Se o PNEU não for o correto para aquela pista, o jogador estará guiando no FIO DA NAVALHA.
AS DAMAS PRIMEIRO
Não há problema algum em guiar na TERRA, salvo se você encarar a poeira com o PNEU ERRADO ou se for o LIDER DA CORRIDA. O jogo arma uma bela de uma arapuca para os apressadinhos: Sempre que um jogador assumir a liderança ele usará dados diferenciados para poder esticar suas marchas - OS DADOS DE ACELERAÇÃO LARANJA - ao invés dos habituais DADOS DE ACELERAÇÃO BRANCOS do RALLYMAN.

Cada um desses dados LARANJA possui 2 símbolos /!\, ou seja, ampliam a chance de você obter 3 desses símbolos e se esborrachar contra uma árvore, uma casa ou um paredão de pedra ("esborrachar" não é o termo correto, na verdade você roda ou esbarra em algum lugar que prejudica sua velocidade no decorrer do jogo). O objetivo disso é, segundo o criador do jogo, simular o problema real que os pilotos líderes tem nesse tipo de terreno pois pegam a terra "suja", sem trilhas e portanto mais lisa (pouca aderência), mesmo com PNEU correto.
Quem vem atrás tem melhor aderência (pega a terra já "revolvida") e portanto usa DADOS BRANCOS, que oferecem menor risco de perda de controle (eles tem apenas 1 símbolo /!\ em sua face).

PNEUS À TODA PROVA
Os discos de controle do jogo oferecem 4 pneus (pneu para asfalto e neve, o que permite usar esses discos no RALLYMAN básico), além de pneu para TERRA e pneu MACIO. 


O pneu MACIO é interessante: Ele sofre DESGASTE na medida em que termina um Estágio e começa outro (quanto mais estágios se avança, menos símbolos /!\ o dono deste tipo de Pneu poderá obter nos dados). Ele é excelente para o 1º Estágio, mas é péssimo para o último. 
Isso trás ao jogo aquela típica situação onde alguns jogadores vão "SUMIR NA FRENTE" no começo da corrida porém no final estarão sendo alcançados por seus oponentes.

SPLASH AND STOP!
Riachos são comuns em terrenos com TERRA e eles estão presentes no RALLYMAN DIRT. Se ao passar por um riacho o jogador passar em velocidade constante, nada acontece, mas se ele estiver ACELERANDO ou FREANDO e rolar um /!\, ele dá uma ATOLADINHA básica mas não perde o controle, apenas pára seu carro imediatamente e não avança no seu turno.

PARTIDAS MAIS RÁPIDAS
Agora o conceito de MARCHA se faz mais presente no jogo, permitindo aos jogadores reduzir DUAS MARCHAS em cada nova jogada (apenas com pneus de TERRA ou pneus de NEVE). Isso dá ao jogo muito mais velocidade, pois permite ANDAR MAIS CASAS e consequentemente finalizar as partidas mais rapidamente.
CONCLUSÃO
Chega a espantar a quantidade de coisas que o RALLYMAN DIRT acrescenta ao jogo básico oferecendo apenas e tão somente MAPAS NOVOS e DISCOS DE CONTROLE novos. A mecânica não foi mexida, pelo contrário, foi AMPLIADA, inserindo ainda muito mais elementos de simulação (a um jogo que já tinha bastante).
O jogo básico do RALLYMAN fica muito mais divertido se houver uma uma alternância entre os terrenos (asfalto e neve), o que obriga os jogadores a mudarem suas estratégias uma vez que estarão usando o PNEU ERRADO durante metade do percurso. 

RALLYMAN DIRT tenta não depender muito desse recurso (de alternância de terrenos) para tornar o jogo igualmente desafiante, valendo-se para isso do recurso dos DADOS LARANJA, que o LIDER deve passar a usar sempre que assumir a ponta. As "ultrapassagens" talvez se tornem mais constantes nessa nova modalidade, porém vale lembrar que elas em nada interferem no resultado final: Continua a vencer o jogador que ARRISCA MAIS e não o primeiro a cruzar a linha de chegada.
ACELERA
- Pistas novas e variadas acrescentam uma série de novos desafios ao jogo;
- Novos discos de controle melhoram o gerenciamento dos recursos e podem ser usados do jogo base;
- Novos Pneus ampliam o fator estratégico;
DERRAPA
- Manual muito fraco, deixa a desejar nas explicações;