Alugar para conhecer ou apresentar pro grupo acho válido. Tento fazer isso em uma luderia da minha cidade, principalmente se for comprar o jogo com eles (eles abatem o valor que paguei no aluguel se for fechar a compra).
Outra modalidade dessa luderia é a mensalidade de R$ 70,00 (o que pode parecer caro, mas dividido em 4 pessoas por exemplo acaba saindo o que você gastaria com Spotify ou Netflix), dessa maneira você pode pegar algum jogo por tempo indeterminado, assim que devolver pode pegar outro (assim vai ficar o mês inteiro com jogo em casa, trocando quantas vezes quiser), só não pode pegar 2 ao mesmo tempo. Ainda tem a "promoção" a cada 3 meses pagando em dia, não paga o quarto mês.
Essa mensalidade eu não participo, pois creio que tenho jogos suficientes para minha turma já, só alugo antes de comprar mesmo (ou pra ver se vale a pena).
No frigir dos ovos, varia muito da sua "disposição financeira", se vale alugar ou comprar, nem todos podem pagar 300+ em um jogo apenas, mas podem pagar 20 ou 30 em um aluguel de um jogo diferente um final de semana sim outro não por exemplo.
Há a questão de espaço físico também, nem todos podem guardar vários jogos.
Várias pessoas moram em cidades onde não possam alugar por falta de opções mesmo, mas todos conseguem comprar em lojas online (várias com boas chances de parcelamento inclusive).
Considerando tudo isso, eu ainda sou adepto da máxima de comprar e o seu dinheiro se tornar um "bem", que você terá pra sempre, ou poderá vender futuramente, trocar com alguém ou até presentear alguém. Sei que essa não é a opinião de todos, mas venho de uma família de colecionadores hehe, apesar da minha coleção de jogos ser relativamente pequena, tenho uma boa de discos (500+), uma de copos de marcas de cerveja do mundo todo (120+), já meus pais tem coleções de souvenirs de viagem, copinhos de dose, carrinhos (todos os tipos e tamanhos, a maioria antigos), trens de ferrorama, antiguidades, bonecas, etc (a casa dos meus pais é quase um museu). Acho que o colecionismo está no sangue.