Colega, obrigado pela ajuda e parece que é essa mesmo a interpretação (tanto aqui quanto fora) e é a que eu vou usar pois de fato faz mais sentido no contexto geral das regras desse excelente jogo.
Mas me permita uns dois centavos quanto ao "claramente" vinculado ao uso do "ou" que você citou.
Na frase: A cidade é grande ou pequena, o "ou" exclui uma das sentenças pois elas são antagônicas uma vez que uma cidade não pode ser grande e pequena ao mesmo tempo.
Mas, por exemplo, na frase: A menina é alta ou bonita, o "ou" não é excludente pois as duas sentenças podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
Na frase do manual do Civilization: "...elas podem sair da capital ou de cidades desenvolvidas.", o "ou" não é excludente pois as duas sentenças podem ser verdadeiras no contexto uma vez que a designação "capital" tem, além de outros pontos, um papel militar diferenciado no jogo pois é a única cidade que um jogador não perde na guerra e portanto, por si só, merece outro nome.
É sutil. Veja uma pequena mudança abaixo para ver se eu me fiz entender.
Se a frase fosse "...elas podem sair da capital ou de OUTRAS cidades desenvolvidas." você interpretaria a capital como desenvolvida ou não? Segundo a lógica que você aplicou, sim! No entanto, o "ou" não é excludente de novo e sem uma asserção clara no texto, essa parte fica restrita à interpretação pessoal, o que é um absurdo em jogos com mecânicas matemáticas bem estabelecidas.
O manual poderia resolver isso de modo muito simples escrevendo "Capitais NÃO são cidades desenvolvidas por definição, elas apenas tem o benefício extra de serem pontos de partida de caravanas".
De todo modo, muito obrigado.