Acho q cada um tem sua definição de jogos assimétricos e alguns podem considerar "poderes variáveis" como um tipo de assimetria (eu, pessoalmente, não concordo... mas cada um com sua opinião).
IMHO jogos assimétrico são aqueles que apresentam um conjunto de regras diferentes entre os jogadores. Em resumo, se eu ensinar como jogar com facção "x" para um jogador e, segundos antes da partida iniciar, trocar para a facção "y" o jogador provavelmente ficará completamente perdido. Já jogos com poderes variáveis seriam aqueles que o conjunto de regras para todos os jogadores é a mesma, a única coisa q muda eh apenas uma ou outra habilidade, q será exclusiva para cada jogador.
Exemplos de jogos assimétricos: nos jogos da série COIN (Cuba Libre, Fire in the Lake, Pendragon: The Fall of Roman Britain, etc) q, na minha opinião, são os melhores exemplos de jogos assimétricos, as facções possuem seus próprios objetivos (q podem variar entre colocar "x" bases no tabuleiro, ter um quantidade "y" de recursos, controlar "z" cidades, etc), e cada uma joga com regras diferentes (algumas precisam ter suas unidades "ativadas" para realizar certas ações, outras geram recursos, etc). Root (q foi inspirado nos jogos COIN), apesar de todas as facções compartilharem o mesmo objetivo, também possuem regras bem diferentes.... Se eu ensinar alguém como se joga com os "gatos" (me desculpem, não lembro o nome das facções), não seria possível simplesmente trocar a facções dele por outra, sem antes ensinar um conjunto de regras completamente diferente. Labyrinth: The War on Terror, 2001-? tb eh outro bom exemplo, Duel in the Dark, Vast: As Cavernas de Cristal, Cry Havoc, Star Wars: Rebellion, Android: Netrunner, Drako: Dragon & Dwarves... todos esses jogos apresentam regras diferentes entre os jogadores.
Exemplos de jogos com poderes variáveis: A lista eh gigantesca.... Projeto Gaia e Terra Mystica, Scythe, Terraforming Mars, Eldritch Horror, Small World, StarCraft: The Board Game (assim como o Forbidden Stars), Twilight Imperium (e suas outras edições), Dominant Species, Argent: The Consortium, Pandemic, etc etc. Nesses jogos, todos os jogadores jogam seguindo o mesmo conjunto de regras, apenas com algumas habilidades a mais. Se vc ensinar o jogo para uma pessoa, ela está pronta para jogar com qualquer facção (ou gastar muito pouco tempo para explicar as exclusividades da facção q ele escolheu).
Eh soh pensar em um Agricola... no início da partida todos os jogadores começam na mesma situação mas, no decorrer do jogo, cada jogador recebe habilidades exclusivas de acordo com as cartas q "baixa" (nos jogos citados anteriormente, a mesma lógica pode ser adotada, mas imagine q cada jogador já meio q começa com algumas "cartas baixadas").
Também existem aqueles jogos 1 Vs ALL.... jogos com overlord como Descent: Journeys in the Dark (second edition) ou Arkham Horror (Second Edition), q são simétricos entre os jogadores, mas assimétricos entre os jogadores e o Overlord. Fury of Dracula (second edition) também segue essa linha (apesar de não apresentar um overlord no jogo).
Minha "grey area" fica nos jogos com mecânica de traidores e um bom número de Wargames (akeles mais raizentos.... como os jogos da GMT ou Compass Games).
Jogos de traidores, como Battlestar Galactica: The Board Game, Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas, Shadows Over Camelot, geralmente possuem um ou mais jogadores q buscam um objetivo diferente (na maioria das vezes, a derrota) dos outros. Mas, essencialmente, o conjunto de regras para ele(s) é o mesmo. Uma pessoa que aprende as regras consegue jogar como traidor ou como um jogador comum (mesmo pq seria ridículo se fosse diferente). Pessoalmente, também não considero esses jogos como assimétrico.
Wargames, até os mais simples como Paths of Glory ou Sekigahara: The Unification of Japan (para os wargamers de plantão.... sim, eu sei q muitos não consideram o Sekigahara como wargame, mas vamos deixar essa discussão pra depois ^^), possuem várias exceções de regras exclusivas para cada facção. É bem comum esses jogos venham com um player aid só para explicar as diferenças de cada lado (algumas vezes, esses player aids podem até ter algumas folhas, com mais conteúdo q muito manual por aí!). Mas, again IMHO, não acho q isso torne o jogo assimétrico. O conjunto de regras é o mesmo para os jogadores, as DRM Tables são as mesmas (pelo menos nunca vi um jogo q cada jogador use diferentes), as características das unidades seguem o mesmo padrão, etc. Seria algo como "jogadores com uma tonelada de poderes variáveis". Acho q, nessa lógica, entra jogos como Twilight Struggle (wargamers de plantão.... eu nem chamei de wargame, OK!?! Parem de ser chatos! ^^), Empire of the Sun, Unconditional Surrender! World War 2 in Europe, Washington's War, etc etc.
Bom... ficou textão!!! Sempre deixando claro q essa eh soh minha opinião! ^^