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  2. Geral
  3. Assimetria x Poderes variados

Assimetria x Poderes variados

  • avatar
    VitorICM03/10/20 05:56
    avatar
    VitorICM
    03/10/20 05:56
    41 mensagens MD

    Alguém pode explicar quais as diferenças entre jogo assimétrico e jogadores com diferentes habilidades? (...se é que existe diferença)

    Até onde um jogo pode ser considerado um e não outro? Até onde a sensação de jogar de uma maneira diferente o mesmo jogo realmente está presente em um ou noutro? Quais os melhores exemplos de jogos pra diferenciar uma cosa da outra.

    Abraço.

    2
    0
    0
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra03/10/20 07:27
    Mestre Guerra » 03/10/20 07:27

    Jogadores com poderes variados são comuns em jogos com escolhas de facções (Terra Mystica) ou de sorteio das mesmas (Scythe). Poderes variados são um tipo de assimetria. 

    Assimetria é um termo mais genérico e diz respeito a qualquer diferença inicial, já no setup, entre os jogadores. The Castles of Burgundy fornece isso com tabuleiros individuais diferentes. Já Tzolk'in: O Calendário Maia de uma forma mais sutil com escolha de tiles de recursos iniciais.

    Na minha opinião a escolha de facções fornece uma rejogabilidade incrível e partidas memoráveis, sendo a forma mais interessante de assimetria quando bem trabalhada.

    2
  • gunterjr
    438 mensagens MD
    avatar
    gunterjr03/10/20 07:50
    gunterjr » 03/10/20 07:50

    Todo poder variado é uma assimetria, nem toda assimetria é poder variado

    2
  • nishi
    323 mensagens MD
    avatar
    nishi03/10/20 08:35
    nishi » 03/10/20 08:35

    Acho q cada um tem sua definição de jogos assimétricos e alguns podem considerar "poderes variáveis" como um tipo de assimetria (eu, pessoalmente, não concordo... mas cada um com sua opinião).

    IMHO jogos assimétrico são aqueles que apresentam um conjunto de regras diferentes entre os jogadores. Em resumo, se eu ensinar como jogar com facção "x" para um jogador e, segundos antes da partida iniciar, trocar para a facção "y" o jogador provavelmente ficará completamente perdido. Já jogos com poderes variáveis seriam aqueles que o conjunto de regras para todos os jogadores é a mesma, a única coisa q muda eh apenas uma ou outra habilidade, q será exclusiva para cada jogador.

    Exemplos de jogos assimétricos: nos jogos da série COIN (Cuba Libre, Fire in the Lake, Pendragon: The Fall of Roman Britain, etc) q, na minha opinião, são os melhores exemplos de jogos assimétricos, as facções possuem seus próprios objetivos (q podem variar entre colocar "x" bases no tabuleiro, ter um quantidade "y" de recursos, controlar "z" cidades, etc), e cada uma joga com regras diferentes (algumas precisam ter suas unidades "ativadas" para realizar certas ações, outras geram recursos, etc). Root (q foi inspirado nos jogos COIN), apesar de todas as facções compartilharem o mesmo objetivo, também possuem regras bem diferentes.... Se eu ensinar alguém como se joga com os "gatos" (me desculpem, não lembro o nome das facções), não seria possível simplesmente trocar a facções dele por outra, sem antes ensinar um conjunto de regras completamente diferente. Labyrinth: The War on Terror, 2001-? tb eh outro bom exemplo, Duel in the Dark, Vast: As Cavernas de Cristal, Cry Havoc, Star Wars: Rebellion, Android: Netrunner, Drako: Dragon & Dwarves... todos esses jogos apresentam regras diferentes entre os jogadores. 

    Exemplos de jogos com poderes variáveis: A lista eh gigantesca.... Projeto Gaia e Terra Mystica, Scythe, Terraforming Mars, Eldritch Horror, Small World, StarCraft: The Board Game (assim como o Forbidden Stars), Twilight Imperium (e suas outras edições), Dominant Species, Argent: The Consortium, Pandemic, etc etc. Nesses jogos, todos os jogadores jogam seguindo o mesmo conjunto de regras, apenas com algumas habilidades a mais. Se vc ensinar o jogo para uma pessoa, ela está pronta para jogar com qualquer facção (ou gastar muito pouco tempo para explicar as exclusividades da facção q ele escolheu).
    Eh soh pensar em um Agricola... no início da partida todos os jogadores começam na mesma situação mas, no decorrer do jogo, cada jogador recebe habilidades exclusivas de acordo com as cartas q "baixa" (nos jogos citados anteriormente, a mesma lógica pode ser adotada, mas imagine q cada jogador já meio q começa com algumas "cartas baixadas"). 

    Também existem aqueles jogos 1 Vs ALL.... jogos com overlord como Descent: Journeys in the Dark (second edition) ou Arkham Horror (Second Edition), q são simétricos entre os jogadores, mas assimétricos entre os jogadores e o Overlord. Fury of Dracula (second edition) também segue essa linha (apesar de não apresentar um overlord no jogo).

    Minha "grey area" fica nos jogos com mecânica de traidores e um bom número de Wargames (akeles mais raizentos.... como os jogos da GMT ou Compass Games).

    Jogos de traidores, como Battlestar Galactica: The Board Game, Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas, Shadows Over Camelot, geralmente possuem um ou mais jogadores q buscam um objetivo diferente (na maioria das vezes, a derrota) dos outros. Mas, essencialmente, o conjunto de regras para ele(s) é o mesmo. Uma pessoa que aprende as regras consegue jogar como traidor ou como um jogador comum (mesmo pq seria ridículo se fosse diferente). Pessoalmente, também não considero esses jogos como assimétrico.

    Wargames, até os mais simples como Paths of Glory ou Sekigahara: The Unification of Japan (para os wargamers de plantão.... sim, eu sei q muitos não consideram o Sekigahara como wargame, mas vamos deixar essa discussão pra depois ^^), possuem várias exceções de regras exclusivas para cada facção. É bem comum esses jogos venham com um player aid só para explicar as diferenças de cada lado (algumas vezes, esses player aids podem até ter algumas folhas, com mais conteúdo q muito manual por aí!). Mas, again IMHO, não acho q isso torne o jogo assimétrico. O conjunto de regras é o mesmo para os jogadores, as DRM Tables são as mesmas (pelo menos nunca vi um jogo q cada jogador use diferentes), as características das unidades seguem o mesmo padrão, etc. Seria algo como "jogadores com uma tonelada de poderes variáveis". Acho q, nessa lógica, entra jogos como Twilight Struggle (wargamers de plantão.... eu nem chamei de wargame, OK!?! Parem de ser chatos! ^^), Empire of the Sun, Unconditional Surrender! World War 2 in Europe, Washington's War, etc etc.

    Bom... ficou textão!!! Sempre deixando claro q essa eh soh minha opinião! ^^   

    18
  • Caio Soutinho
    65 mensagens MD
    avatar
    Caio Soutinho03/10/20 08:41
    Caio Soutinho » 03/10/20 08:41

    Diferente dos amigos acima, jogos assimétricos para mim são aqueles onde vc joga de forma completamente diferente de outra, não apenas um poder variado como o terra mystica ou scythe como os amigos acima usaram, o termo muito É bem vago mesmo.

    Nos jogos assimétricos inclusive ou as condições de vitoria Do jogo ou muda de um jogador para o outro (objetivados diferentes, ex: no guerra do anel o jogador do bem pode ganhar levando o anel pra montanha da perdição é o jogador do mal ganha corrompendo a sociedade, são regras de fim de jogo aplicáveis apenas a esses dois) ou os jogadores tem forma de jogar diferentes, inclusive mecanicamente mesmo Os objetivos sendo iguais (Ex: No root, tem jogador q vai jogar com ação programada, outro com set collection, outro com movimento ponto a ponto é por aí vai, mas todos ganham com o msm objetivo, chegar a 30 pontos) ou os dois (exemplo vast: cada jogador joga de maneira completamente diferente e os objetivos para se ganhar são diferentes, a caverna ganha se desabar sobre todos, o dragão tem q sair da caverna, a guerreira tem q matar o dragão e etc).

    Exemplo Jogos assimétricos para mim são rebellion, guerra do anel, vast, root, fury of dracula, whitechapel, space hulk, Android netrunner, raptor, claustrofobia), é mais fácil ver e fazer assimetria em jogos temáticos.

    Teoricamente os poderes diferenciados são um tipo de assimetria sim, mas pra board game eu não considero apenas isso como um jogo verdadeiramente assimétrico: Exemplo de jogos de poderes diferenciados: scythe, spirit island, gloohaven, mansion of madness, eldritch horror, viagens de Marco polo entre outros)

    Terra mystica e projeto gaia não mencionei pq n joguei ainda e parece q nos poderes tem realmente rule brakers q diferenciam a mecânica de um para o outro, não apenas a estratégia a ser feita, n sei onde encaixar.

    6
  • patrickbnu
    1852 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu03/10/20 11:44
    patrickbnu » 03/10/20 11:44

    Meu resumo seria que os assimétricos cada jogador vai jogar de forma totalmente diferente do outro, como exemplo nos jogos: Root, Chaos in the Old World, Drako, etc 

    Poderes variados seria uma pequena no inicio do jogo, mas nada muito grande: Terra Mystica, Clãs of Caledônia, Terraforming

    4
  • diegosantos88
    310 mensagens MD
    avatar
    diegosantos8803/10/20 19:41
    diegosantos88 » 03/10/20 19:41

    nishi::Acho q cada um tem sua definição de jogos assimétricos e alguns podem considerar "poderes variáveis" como um tipo de assimetria (eu, pessoalmente, não concordo... mas cada um com sua opinião).

    IMHO jogos assimétrico são aqueles que apresentam um conjunto de regras diferentes entre outros jogadores. Em resumo, se eu ensinar como jogar com facção "x" para um jogador e, segundos antes da partida iniciar, trocar para a facção "y" o jogador provavelmente ficará completamente perdido. Já jogos com poderes variáveis seriam aqueles que o conjunto de regras para todos os jogadores é a mesma, a única coisa q muda eh apenas uma ou outra habilidade, q será exclusiva para cada jogador.

    Exemplos de jogos assimétricos: nos jogos da série COIN (Cuba Libre, Fire in the Lake, Pendragon: The Fall of Roman Britain, etc) q, na minha opinião, são os melhores exemplos de jogos assimétricos, cada facções possui seus próprios objetivos (q podem variar de colocar "x" bases no tabuleiro, ter um quantidade "y" de recursos, controlar "z" cidades, etc), e cada uma joga com regras diferentes (algumas precisam ter suas unidades "ativadas" para realizar certas ações, alguns geram recursos, etc). Root (q foi inspirado nos jogos COIN), apesar de todas as facções compartilharem o mesmo objetivo, também possuem regras bem diferentes.... Se eu ensinar alguém como se joga com os "gatos" (me desculpem, não lembro o nome das facções), não seria possível simplesmente trocar a facções dele por outra, sem antes ensinar um conjunto de regras completamente diferente. Labyrinth: The War on Terror, 2001-? tb eh outro bom exemplo, Duel in the Dark, Vast: As Cavernas de Cristal, Cry Havoc, Star Wars: Rebellion, Android: Netrunner, Drako: Dragon & Dwarves... todos esses jogos apresentam regras diferentes entre os jogadores. 

    Exemplos de jogos com poderes variáveis: A lista eh gigantesca.... Projeto Gaia e Terra Mystica, Scythe, Terraforming Mars, Eldritch Horror, Small World, StarCraft: The Board Game (assim como o Forbidden Stars), Twilight Imperium (e suas outras edições), Dominant Species, Argent: The Consortium, Pandemic, etc etc. Nesses jogos, todos os jogadores jogam seguindo o mesmo conjunto de regras, apenas com algumas habilidades a mais. Se vc ensinar o jogo para uma pessoa, ela está pronta para jogar com qualquer facção (ou gastar muito pouco tempo para explicar as exclusividades da facção q ele escolheu).
    Eh soh pensar em um Agricola... no início da partida todos os jogadores começam na mesma situação mas, no decorrer do jogo, cada jogador recebe habilidades exclusivas de acordo com as cartas q "baixa" (nos jogos citados anteriormente, a mesma lógica pode ser adotada, mas imagine q cada jogador já meio q começa com algumas "cartas baixadas"). 

    Também existem aqueles jogos 1 Vs ALL.... jogos com overlord como Descent: Journeys in the Dark (second edition) ou Arkham Horror (Second Edition), são simétricos entre os jogadores, mas assimétricos entre os jogadores e o Overlord. Fury of Dracula (second edition) também segue essa linha (apesar de não apresentar um overlord no jogo).

    Minha "grey area" fica nos jogos com mecânica de traidores e um bom número de Wargames (akeles mais raizentos.... como os jogos da GMT ou Compass Games).

    Jogos de traidores, como Battlestar Galactica: The Board Game, Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas, Shadows Over Camelot, geralmente possuem um ou mais jogadores q buscam um objetivo diferente (na maioria das vezes, a derrota) dos outros. Mas, essencialmente, o conjunto de regras para ele(s) é o mesmo. Uma pessoa que aprende as regras consegue jogar como traidor ou como um jogador comum (mesmo pq, seria ridículo se fosse diferente). Pessoalmente, também não considero esses jogos como assimétrico.

    Wargames, até os mais simples como Paths of Glory ou Sekigahara: The Unification of Japan (para os wargamers de plantão.... sim, eu sei q muitos não consideram o Sekigahara como wargame, mas vamos deixar essa discussão pra depois ^^), possuem várias exceções de regras exclusivas para cada facção. É bem comum esses jogos venham com um player aid só para explicar as diferenças de cada lado (algumas vezes, esses player aids podem até ter alguma folhas, com mais conteúdo q muito manual por aí!). Mas, again IMHO, não acho q isso torne o jogo assimétrico. O conjunto de regras é o mesmo para os jogadores, as DRM Tables são as mesmas (pelo menos nunca vi um jogo q cada jogador use diferentes), as características das unidades seguem o mesmo padrão, etc. Seria algo como "jogadores com uma tonelada de poderes variáveis". Acho q, nessa lógica, entra jogos como Twilight Struggle (wargamers de plantão.... eu nem chamei de wargame, OK!?! Parem de ser chatos! ^^), Empire of the Sun, Unconditional Surrender! World War 2 in Europe, Washington's War, etc etc.

    Bom... ficou textão!!! Sempre deixando claro q essa eh soh minha opinião! ^^   

    This. 

    Dizer que qualquer tipo de diferença é uma assimetria torna a definição praticamente inútil.

    1
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso05/10/20 15:32
    rodrigocaruso » 05/10/20 15:32

    diegosantos88::
    Dizer que qualquer tipo de diferença é uma assimetria torna a definição praticamente inútil.

    Não se você considerar o início da partida, tem uma tonelada de jogos com início idêntico para todos jogadores, mudando apenas a ordem de turno e mais nada. Inclusive arrisco a dizer que a maioria dos jogos todo mundo é exatamente "a mesma coisa" e inicia o jogo "com as mesmas coisas".

    Mais ainda, arrisco a dizer que existe simetria no joguinho que o primeiro tem 5 moedas, o segundo tem 6, o terceiro 7 e assim subsequentemente, de forma que a intenção do designer é claramente simetrizar o desalinhamento que benefício da ordem do turno gera.

    Depois do início da partida o jogo pode ter vários sistemas em desenvolvimento e a intenção é sim a assimetria para alguém mostrar que explorou melhor as opções disponíveis dentro daquela partida e vencer, isso é óbvio.

    0
  • diegosantos88
    310 mensagens MD
    avatar
    diegosantos8805/10/20 16:25
    diegosantos88 » 05/10/20 16:25

    rodrigocaruso::
    diegosantos88::
    Dizer que qualquer tipo de diferença é uma assimetria torna a definição praticamente inútil.

    Não se você considerar o início da partida, tem uma tonelada de jogos com início idêntico para todos jogadores, mudando apenas a ordem de turno e mais nada. Inclusive arrisco a dizer que a maioria dos jogos todo mundo é exatamente "a mesma coisa" e inicia o jogo "com as mesmas coisas".

    Mais ainda, arrisco a dizer que existe simetria no joguinho que o primeiro tem 5 moedas, o segundo tem 6, o terceiro 7 e assim subsequentemente, de forma que a intenção do designer é claramente simetrizar o desalinhamento que benefício da ordem do turno gera.

    Depois do início da partida o jogo pode ter vários sistemas em desenvolvimento e a intenção é sim a assimetria para alguém mostrar que explorou melhor as opções disponíveis dentro daquela partida e vencer, isso é óbvio.

    Basta ler o que Nishi escreveu acima. Ele definiu muito bem o que é, de fato, assimetria em jogos.

    0
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso05/10/20 16:37
    rodrigocaruso » 05/10/20 16:37

    diegosantos88::Basta ler o que Nishi escreveu acima. Ele definiu muito bem o que é, de fato, assimetria em jogos.

    Então não sei onde a definição morreria que você citou.

    0
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Assimetria x Poderes variados
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