A expansão "A Abadia e o Alcaide" adiciona quatro novas mecânicas, a primeira é uma nova cartela que funciona como um monastério coringa, porque pode ser posicionada em qualquer lugar, mesmo quebrando a paisagem, desde que seja em um espaço vazio no meio de outras quatro cartelas ortogonalmente adjacentes. Essa peça é chamada "Abadia", e cada jogador tem somente uma.
O Alcaide é um novo tipo de meeple que só pode ser alocado em cidades, no entanto, a força dele é determinada pelo número de escudos que existem lá, que pode ser zero, se não houver nenhum escudo.
A carroça é um novo tipo de meeple que se move para outro lugar uma vez que a estrutura onde ele estava é completada (se ele estava em uma cidade, ele pode ser recolhido ou movido para uma estrada ou monastério adjacentes, seguindo as regras normais de alocação). Pessoalmente, acho essa aqui muito dispensável, só vai confundir.
Por último, a peça de fazenda é bem interessante, por que ela permite adiantar a pontuação dos fazendeiros e recupera-los mais cedo. O campo pontuado pela fazenda não pode mais ter fazendeiros pelo resto da partida, e caso fazendeiros de outro campo sejam conectados a um campo onde já existe uma fazenda, eles são obrigado a pontuar e serem recolhidos, mas nesse cenário cada cidade vai valer somente um ponto.
Pessoalmente, acho a carroça e a fazenda uma complexidade desnecessária, mas eu amo Carcassonne e qualquer variedade é bem vinda pra mim, depende somente do grupo.
Também gostei nas novas peças de paisagem, me divirto mais colocando mais peças de paisagem no jogo base do que colocando mais regras.