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  4. Preço do On Mars divulgado: R$ 909,00

Preço do On Mars divulgado: R$ 909,00

On Mars
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru21/09/20 11:36
    Hisiru » 21/09/20 11:36

    Mclovin::
    Hisiru::
    Mclovin::Eu sinceramente eu não entendo a galera da relativização achando que importação pra empresa e pra pessoa fisica é a mesma coisa, parece que Galapagos e companhia tão fazendo um puta favor de cobrar 1000 reais nesses jogos....que acha que é um preço justo somar conversão e tributos de igual pra igual, que é culpa do dolar, da crise...porra cachoeira...não é assim que a banda toca... descurpe.
    Parabéns pra quem acha justo...depois ainda veem falar que falta inclusão no hobby...como que vai ter inclusão com isso galeris..

    É exatamente por a importação não ser a mesma coisa pra empresa que o valor não fica na casa dos 1700 que você pagaria importando. Esses 900 já estão bem abaixo do valor que uma pessoa pagaria importando por conta própria. Mas eu não tô entendendo o quão menor que os 1700 você achou que o jogo viria dada a situação atual. 

    E é complicado ver as pessoas explicando de maneira clara  porque tá caro mas ainda sim falando que é um valor caro apesar das contas darem esse resultado e aí vem você falando que as pessoas estão achando justo como se em algum momento alguém tivesse achado justo ou bom preço só porque tentou explicar o motivo do preço estar assim. 

    Tipo... de onde você tira  isso? Não me parece que você quer interpretar o que está sendo dito. É preciso separar as coisas e entender que uma pessoa falar de todos os elementos que trazem esse preço é diferente dela achar o preço justo ou gostar do preço. Será que todo mundo  tinha que se enganar e fingir que não tem pandemia, câmbio alto, taxas altas alfandegárias e China com problemas de produção? Ou será que pra você não está existindo tudo isso e estamos em uma situação normal?

    Difícil entender.... E falo isso com todo respeito. Desculpa se de alguma forma o post foi ofensivo, só não tô entendendo mesmo de onde tá tirando que tá todo mundo gostando do preço. 

    Mesmo os que comprarem tenho certeza que acham caro, mas ainda sim veem como plausível comprar por conta do que esperam do jogo e valor de revenda que vai ser provavelmente  maior e aí isso é uma decisão dessas pessoas, e não minha/sua.


    Vamos lá,
    Primeiro, os preços estavam super faturados antes da crise, agora eles só foram para valores intoleráveis, infelizmente o lider do mercado dita a média dos preços aplicados. Esse lider é e sempre foi já a alguns anos a Galapagos, seus preços eram mais altos, mas após a fusão com o grupo Asmodee, talvez você tenha reparado, todos seus produtos aumentaram em uma média de 20% a começar pelo 5 Tribes e foram aumentando progressivamente. Isso elevou a média de preço geral de quase todas as editoras, com um agravante de que a Galapagos, realiza muito mais lançamentos do que um mercado emergente como o Brasileiro comporta, infla o mercado de uma forma artificial e o que a gente vê são duzias de jogos encalhados, que ninguém pediu pelas luderias, fica dificil para outras editoras inserirem seus produtos e pros lojistas estocarem seus jogos, muitas vezes obrigados contratualmente a ter esses lançamentos menos procurados. Quem vê acha que o mercado brasileiro esta de vento e polpa em franco crescimento, mas o que existe na pratica é  contrario, tem uma estagnação com crescimento lento, não se iluda, são as mesmas pessoas comprando.  

    Segundo, mais de um lojista já deixou claro pessoalmente pra mim, que os preços impostos pelas editoras são sim super faturados.
    Um deles na época um lojista novato, que hoje tem uma bela luderia em SP, vou preservar a identidade, acredita quem quiser, tinha os preços abaixo da tabela sugerida aos revendedores. Ele era obrigado a partir daquele mês a seguir os valores das outras lojas depois de reclamações de outros lojistas de pratica desleal de revenda, mas ele me deixou bem claro,  mesmo o valor abaixo que ele vendia, já tinha uma  grande margem de lucro, especialmente em produtos da Galápagos, o valor repassado para o consumidor estava longe de ser justo. 
    Vamos ao caso do Hellboy da Mantic, lançado pela Galapagos a 500 mangos, o jogo claramente encalhou e esta sendo revendido a 330 reais em todas as lojas, te garanto que elas não estão no preju, ainda tem lucro aplicado ai. 
    Terceiro, muitas vezes serviços como diagramação, localização e impressão são culpados pelo aumento dos preços, eu sou ilustrador e designer, te garanto que pra repassar um aumento tão grande na média geral, precisariam contratar um time de designers grande pra justificar. Um designer em uma semana faz uma diagramação simples como de um manual, aonde o projeto gráfico vem pronto. As cartas em grandes projetos, podem levar pouca coisa a mais, mas ainda assim. 
    Na parte da tradução, ela é muitas vezes feitas de foram amadora, por pessoas que não são tradutores de profissão e sequer tem revisão de um revisor profissional, essa é a única razão que consigo atribuir a erros crassos como tradução errada no tabuleiro ou tiles de suma importância.
    E por fim a impressão, por mais que os valores estejam sim atrelados ao dolar, imprimir principalmente em larga escala não é tão caro, já imprimi tiragens de mais de 2000 peças aqui no Brasil e na China e mesmo com custo de transporte chinês de navio esse valor ainda é inferior a impressão em território nacional. 
    Nada justifica por exemplo um jogo como a expansão de Arkham Horror, Under Dark waves,  por 400 mangos, é uma caixa repleta de papel, não existem tokens, miniaturas ou qualquer coisa que justifique seu preço.
    No fim vender menos peças inflacionadas do que vender mais a um preço mais baixo é uma estratégia de mercado, que com certeza esta funcionando para as editoras, só não somos obrigados a concordar com ela.
    No caso da Mosaico pode até ser um caso a parte uma vez que não se trata de uma produção e lançamento nacional, localizado, eles tem sido quase parceiros de distribuição de Kickstarter. Sou a favor de parcerias pra viabilizar KS, mas nesse caso ele vem sido tratado como um lançamento nacional, pq temos um manual traduzido e promessa de resposição de componentes defeituosos. Pra mim não é suficiente, por um preço elevado como esse, que fique claro que é uma parceria de distribuição do KS e não lançamento oficial nacional.
    Ainda em tempo, On Mars é um ótimo jogo temos no nosso grupo e não, não vale 909 reais ;) 

    Você falou muita coisa, e eu não discordo do que falou, mas nada do que você falou tem relação com o que eu falei.
    Estávamos falando do caso específico do tópico. Infelizmente, matematicamente não tinha como o preço ser muito abaixo do que veio. Você falou que o preço para importação deles é diferente do nosso, e eu quis te apontar que o preço nosso (consumidores comuns) é por volta de 1700 reais. Não tinha como termos um jogo em que a gente paga 1700 reais pra importar por muito menos do que 900.
    E isso não é normalizar a situação, é lógica. Não significa que eu esteja gostando do preço (e isso você também não entendeu), só significa que eu sei que o momento é péssimo pra comprar jogos.
    Inclusive o On Mars veio no início do ano por sei lá.. mais de 800? Se o câmbio piorou, como o valor iria vir menor que isso?
    Entendeu onde eu quero chegar agora?
    Nada do que você falou mudou o fato de que infelizmente, levando em conta todos os problemas que passamos, o preço é esse graças aos problemas. Não é como se a empresa estivesse deixando o preço assim só porque quer. Temos várias razões pra criticar a Mosaico em relação a não traduzirem ajuda de jogador do On Mars, mas não temos como ignorar os problemas que trouxeram o preço pra esse patamar.

    4
  • danielsantos60
    721 mensagens MD
    avatar
    danielsantos6021/09/20 11:42
    danielsantos60 » 21/09/20 11:42

    Acho que muita gente está confundindo os hobbies, board games com colecionismo. Parece que se vc não comprar os últimos lançamentos o melhor é abandonar tudo, já que não vou me divertir mais. Tem alguma coisa muito errada aí. Ainda mais para jogos que são o nicho dentro do nicho.
    Não seria melhor não comprar o On Mars e semelhantes e aproveitar o restante dos jogos que vc tem? ou comprar jogos mais baratos? Já que existem diversos por aí.
    Até me lembrei de uma cerveja importada que eu gosto, antes comprava por 2,00-2,50 nos supermercados em promoção, hoje ela não sai por menos 9-11 Reais. Então em vez de procurar outra mais acessível para o meu bolso vou parar de tomar cervejas.
    No caso dos jogos de tabuleiro da Mosaico é simples, não compre, se tiver margem para cair, eles vão baixar, se não for viável, eles não trarão mais este tipo de jogo.
    O valor é absurdo para o bolso do brasileiro? Sim, não há dúvida. O preço de carros também, eletrodomésticos, computadores, jogos digitais, praticamente tudo relacionado a hobbies também. Nós vimos em um dos países com maior desigualdade do mundo e isso só vai piorar. Nós recebemos menos que o pessoal lá de fora e praticamente todos os produtos são mais caros no território nacional, graças a diversos fatores, como impostos, péssimo sistema logístico, falta de concorrência real, mercado cada vez mais fechado.


    8
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru21/09/20 11:46
    Hisiru » 21/09/20 11:46

    E, de novo, deveríamos todos saber que a situação é ruim pra comprar jogos. Enquanto você reclama dos que normalizam preços de 900 (porque a produção é maior e o valor base em dólar é maior, causando um aumento bem maior por conta da proporção e câmbio), muitos normalizam preços de 200 que também estão caros. Todos os preços estão caros, não tem pra onde correr.

    Mas eu sempre defendo que cada um faz o que quiser com seu dinheiro.

    Imagina você passar 1 mês trabalhando, querer comprar o que você quer e ter um cidadão na internet querer cagar regra dizendo como você deve gastar seu dinheiro. Sai fora!

    Uma coisa é todos concordamos que todos os preços estão caros, outra é ficar querendo apontar dedo e dizer como uma pessoa deve valorizar o dinheiro dela e quais jogos ela deve comprar ou não. 

    Repito: Acho que não entenderam que não é tão simples quanto dizer que tá tendo bolha e que as empresas estão aumentando os valores loucamente. Câmbio está alto! China (maior produtora) com problemas. Problemas econômicos globais! Pandemia! Não vai existir preço justo ou barato nesse momento, e não vai adiantar fingir que nada disso existe pra simplificar as coisas e dizer que se trata apenas de empresas aumentando muito o preço.

    12
  • FlavioGuilherme
    69 mensagens MD
    avatar
    FlavioGuilherme21/09/20 15:09
    FlavioGuilherme » 21/09/20 15:09

    Mclovin::Eu sinceramente eu não entendo a galera da relativização achando que importação pra empresa e pra pessoa fisica é a mesma coisa, parece que Galapagos e companhia tão fazendo um puta favor de cobrar 1000 reais nesses jogos....que acha que é um preço justo somar conversão e tributos de igual pra igual, que é culpa do dolar, da crise...porra cachoeira...não é assim que a banda toca... descurpe.
    Parabéns pra quem acha justo...depois ainda veem falar que falta inclusão no hobby...como que vai ter inclusão com isso galeris..

    Porque agora existe  jogo de grife no mundo do boarsgame. Esse não  e un jogo qualquer é  um " Louis Vital".  (Sarcasmo mode on)

    1
  • caieme
    317 mensagens MD
    avatar
    caieme22/09/20 11:39
    caieme » 22/09/20 11:39

    Hisiru::
    caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):

    ...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.

    O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.

    Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).

    No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.

    Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.

    Se você comprar pela Eagle, o custo do frete lá está em 86 dólares.
    E tudo que você passou foi muito especulativo porque não tem como saber quanto aceitaram ter de lucro, pode ser a porcentagem que você falou ou algo consideravelmente abaixo disso, mas ganhando o suficiente na quantidade pra justificar a operação que estão fazendo.
    O fato é que importar por conta própria dá praticamente o dobro dos 900 reais. Dificilmente teria como ficar muito abaixo disso mesmo que eles paguem mais barato por unidade.

    Não é exatamente especulação. É a práxis do mercado. O blog do Jamey Stegmaier tem um texto explicando esse percentual (se tiver interesse, procura no Google).
     
    Se é para sempre seguir lógica do “preço da importação”, fica muito fácil uma editora nacional saber o limite do “aceitável” para esses jogos com hype. Basta calcular o preço do jogo importado com frete, porém sem o imposto de importação, e... eis o valor da facada!
     

    Exemplo: Gloomhaven. Jogo U$ 100 (Miniature Market, com desconto). Frete U$ 80. Preço final sem imposto de importação: R$980. Adivinha quanto custa no Brasil?


    A questão é que não é um consumidor final quem está comprando pela Eagle Gryphon, mas sim uma editora/distribuidora. Então, é ingenuidade fazer a mesma conta que um consumidor final faria, porque (e isso eu digo com 110% de certeza) a Mosaico não paga os mesmos valores que eu ou você pagaria. Paga muito menos, em tudo (valor do produto, frete, impostos etc.). Essa é exatamente a premissa do meu raciocínio.

    (Em tempo: o MSRP do Gloomhaven é U$140, com o dobro do tamanho de caixa e 6kg a mais de conteúdo. Agora vê se faz sentido cobrar esse preço pelo On Mars.).

    1
  • caieme
    317 mensagens MD
    avatar
    caieme22/09/20 11:43
    caieme » 22/09/20 11:43

    PedroMVM::
    caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):

    ...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.

    O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.

    Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).

    No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.

    Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.

    Esqueceu do transporte e das tarifas alfandegárias? Esse jogo é caro lá fora, isso porque ganham bem mais que aqui. Ninguém vende por um preço absurdo simplesmente porque quer. 
    Entendo a frustração de não poder comprar todo jogo que quer, mas é a vida. Se você gosta dos jogos do autor, procure outros mais em conta. 

    Zero frustração no meu caso. Eu tenho zero interesse pelo On Mars. Nunca nem joguei nada do Vital Lacerda. Estou só passeando na discussão de preços abusivos (ou não), que – aí sim – me interessa bastante!
     
    E eu falei em “custo de enviar o jogo para o Brasil”, não? Normalmente, isso envolve transporte e tarifas alfandegárias...

    Enfim. Enquanto a gente paga o valor de tabela do jogo (U$ 130) + valor do frete individual + 6,38% de IOF + 60% de imposto de importação, a Mosaico paga muito menos pelo jogo (uns U$65), muito (muuuuito) menos pelo frete (que é bem diluído pela quantidade de unidades do jogo) e muito menos que 66,38% em tributos totais (que até são diversos – IOF, II, IPI, ICMS etc. –, mas com alíquota bem menor). 
     
    E, convenhamos: qualquer um vende por um preço absurdo não porque quer, mas simplesmente porque pode. A comunidade prova isso a cada lançamento esgotado.

    3
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru22/09/20 11:47
    Hisiru » 22/09/20 11:47

    caieme::
    Hisiru::
    caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):

    ...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.

    O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.

    Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).

    No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.

    Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.

    Se você comprar pela Eagle, o custo do frete lá está em 86 dólares.
    E tudo que você passou foi muito especulativo porque não tem como saber quanto aceitaram ter de lucro, pode ser a porcentagem que você falou ou algo consideravelmente abaixo disso, mas ganhando o suficiente na quantidade pra justificar a operação que estão fazendo.
    O fato é que importar por conta própria dá praticamente o dobro dos 900 reais. Dificilmente teria como ficar muito abaixo disso mesmo que eles paguem mais barato por unidade.

    Não é exatamente especulação. É a práxis do mercado. O blog do Jamey Stegmaier tem um texto explicando esse percentual (se tiver interesse, procura no Google).
     
    Se é para sempre seguir lógica do “preço da importação”, fica muito fácil uma editora nacional saber o limite do “aceitável” para esses jogos com hype. Basta calcular o preço do jogo importado com frete, porém sem o imposto de importação, e... eis o valor da facada!
     

    Exemplo: Gloomhaven. Jogo U$ 100 (Miniature Market, com desconto). Frete U$ 80. Preço final sem imposto de importação: R$980. Adivinha quanto custa no Brasil?


    A questão é que não é um consumidor final quem está comprando pela Eagle Gryphon, mas sim uma editora/distribuidora. Então, é ingenuidade fazer a mesma conta que um consumidor final faria, porque (e isso eu digo com 110% de certeza) a Mosaico não paga os mesmos valores que eu ou você pagaria. Paga muito menos, em tudo (valor do produto, frete, impostos etc.). Essa é exatamente a premissa do meu raciocínio.

    (Em tempo: o MSRP do Gloomhaven é U$140, com o dobro do tamanho de caixa e 6kg a mais de conteúdo. Agora vê se faz sentido cobrar esse preço pelo On Mars.).

    Você não acha que ingenuidade pensar que a empresa não vai querer ter lucro? Você deu o exemplo do gloomhaven tirando o valor do imposto só vom preço base + frete. O valor que a empresa paga a menos na unidade não seria o lucro da empresa?
    Não é natural que a empresa vá querer pelo menos uns 100 reais de lucro por cópia, ou talvez mais por estar trazendo pouquíssimas unidades? E por falar nisso, outra coisa que você não está considerando na sua conta é isso. Tem jogo aí que pelo que eu entendi se teve 50 unidades foi muito.

    2
  • caieme
    317 mensagens MD
    avatar
    caieme22/09/20 12:13
    caieme » 22/09/20 12:13

    Hisiru::
    caieme::
    Hisiru::
    caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):

    ...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.

    O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.

    Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).

    No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.

    Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.

    Se você comprar pela Eagle, o custo do frete lá está em 86 dólares.
    E tudo que você passou foi muito especulativo porque não tem como saber quanto aceitaram ter de lucro, pode ser a porcentagem que você falou ou algo consideravelmente abaixo disso, mas ganhando o suficiente na quantidade pra justificar a operação que estão fazendo.
    O fato é que importar por conta própria dá praticamente o dobro dos 900 reais. Dificilmente teria como ficar muito abaixo disso mesmo que eles paguem mais barato por unidade.

    Não é exatamente especulação. É a práxis do mercado. O blog do Jamey Stegmaier tem um texto explicando esse percentual (se tiver interesse, procura no Google).
     
    Se é para sempre seguir lógica do “preço da importação”, fica muito fácil uma editora nacional saber o limite do “aceitável” para esses jogos com hype. Basta calcular o preço do jogo importado com frete, porém sem o imposto de importação, e... eis o valor da facada!
     

    Exemplo: Gloomhaven. Jogo U$ 100 (Miniature Market, com desconto). Frete U$ 80. Preço final sem imposto de importação: R$980. Adivinha quanto custa no Brasil?


    A questão é que não é um consumidor final quem está comprando pela Eagle Gryphon, mas sim uma editora/distribuidora. Então, é ingenuidade fazer a mesma conta que um consumidor final faria, porque (e isso eu digo com 110% de certeza) a Mosaico não paga os mesmos valores que eu ou você pagaria. Paga muito menos, em tudo (valor do produto, frete, impostos etc.). Essa é exatamente a premissa do meu raciocínio.

    (Em tempo: o MSRP do Gloomhaven é U$140, com o dobro do tamanho de caixa e 6kg a mais de conteúdo. Agora vê se faz sentido cobrar esse preço pelo On Mars.).

    Você não acha que ingenuidade pensar que a empresa não vai querer ter lucro? Você deu o exemplo do gloomhaven tirando o valor do imposto só vom preço base + frete. O valor que a empresa paga a menos na unidade não seria o lucro da empresa?
    Não é natural que a empresa vá querer pelo menos uns 100 reais de lucro por cópia, ou talvez mais por estar trazendo pouquíssimas unidades? E por falar nisso, outra coisa que você não está considerando na sua conta é isso. Tem jogo aí que pelo que eu entendi se teve 50 unidades foi muito.

    É claro que a empresa vai tirar o lucro dela, bem como cobrar algo pelo risco do empreendimento. Eu duvido que seja só R$100 (seria inimaginável lucrar só 11% por unidade vendida...). Provavelmente é o triplo disso, pelo menos.

    Repito: é razoável estimar que cada unidade do jogo em si deve custar no máaaaaximo R$350 (U$65) pra Mosaico. E ela definitivamente não paga mais que isso em custos (tributos, frete etc.) pra localizar cada unidade. Faça as contas.

    E, de fato, trazer poucas cópias pode minimizar o lucro, mas também minimiza o risco. Então, pra mim, esse fator não pode ser desculpa para cobrar caro.

    Aliás, tudo isso estava no meu primeiro post, onde eu estimei que "a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade", e que o "custo Brasil" do On Mars está sendo U$40 (comparando com o MSRP gringo). Novamente: alguém aqui acha que a Mosaico, já tirando um lucro, tem que pagar mais U$40 por cópia do produto só para trazer o jogo para o Brasil? O debate é esse.

    2
  • filho28
    313 mensagens MD
    avatar
    filho2822/09/20 12:21
    filho28 » 22/09/20 12:21

    Enquanto muito se discute aqui, Rococo Deluxed Plus, Escape Plan e Vinho já acabou.

    Restam ainda 54 On Mars e 15 Rococos Deluxed.

    1
  • Hisiru
    178 mensagens MD
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    Hisiru22/09/20 13:17
    Hisiru » 22/09/20 13:17

    caieme::
    Hisiru::
    caieme::
    Hisiru::
    caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):

    ...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.

    O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.

    Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).

    No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.

    Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.

    Se você comprar pela Eagle, o custo do frete lá está em 86 dólares.
    E tudo que você passou foi muito especulativo porque não tem como saber quanto aceitaram ter de lucro, pode ser a porcentagem que você falou ou algo consideravelmente abaixo disso, mas ganhando o suficiente na quantidade pra justificar a operação que estão fazendo.
    O fato é que importar por conta própria dá praticamente o dobro dos 900 reais. Dificilmente teria como ficar muito abaixo disso mesmo que eles paguem mais barato por unidade.

    Não é exatamente especulação. É a práxis do mercado. O blog do Jamey Stegmaier tem um texto explicando esse percentual (se tiver interesse, procura no Google).
     
    Se é para sempre seguir lógica do “preço da importação”, fica muito fácil uma editora nacional saber o limite do “aceitável” para esses jogos com hype. Basta calcular o preço do jogo importado com frete, porém sem o imposto de importação, e... eis o valor da facada!
     

    Exemplo: Gloomhaven. Jogo U$ 100 (Miniature Market, com desconto). Frete U$ 80. Preço final sem imposto de importação: R$980. Adivinha quanto custa no Brasil?


    A questão é que não é um consumidor final quem está comprando pela Eagle Gryphon, mas sim uma editora/distribuidora. Então, é ingenuidade fazer a mesma conta que um consumidor final faria, porque (e isso eu digo com 110% de certeza) a Mosaico não paga os mesmos valores que eu ou você pagaria. Paga muito menos, em tudo (valor do produto, frete, impostos etc.). Essa é exatamente a premissa do meu raciocínio.

    (Em tempo: o MSRP do Gloomhaven é U$140, com o dobro do tamanho de caixa e 6kg a mais de conteúdo. Agora vê se faz sentido cobrar esse preço pelo On Mars.).

    Você não acha que ingenuidade pensar que a empresa não vai querer ter lucro? Você deu o exemplo do gloomhaven tirando o valor do imposto só vom preço base + frete. O valor que a empresa paga a menos na unidade não seria o lucro da empresa?
    Não é natural que a empresa vá querer pelo menos uns 100 reais de lucro por cópia, ou talvez mais por estar trazendo pouquíssimas unidades? E por falar nisso, outra coisa que você não está considerando na sua conta é isso. Tem jogo aí que pelo que eu entendi se teve 50 unidades foi muito.

    É claro que a empresa vai tirar o lucro dela, bem como cobrar algo pelo risco do empreendimento. Eu duvido que seja só R$100 (seria inimaginável lucrar só 11% por unidade vendida...). Provavelmente é o triplo disso, pelo menos.

    Repito: é razoável estimar que cada unidade do jogo em si deve custar no máaaaaximo R$350 (U$65) pra Mosaico. E ela definitivamente não paga mais que isso em custos (tributos, frete etc.) pra localizar cada unidade. Faça as contas.

    E, de fato, trazer poucas cópias pode minimizar o lucro, mas também minimiza o risco. Então, pra mim, esse fator não pode ser desculpa para cobrar caro.

    Aliás, tudo isso estava no meu primeiro post, onde eu estimei que "a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade", e que o "custo Brasil" do On Mars está sendo U$40 (comparando com o MSRP gringo). Novamente: alguém aqui acha que a Mosaico, já tirando um lucro, tem que pagar mais U$40 por cópia do produto só para trazer o jogo para o Brasil? O debate é esse.


    Me desculpa se eu sou extremamente cético em relação a sua especulação. Não consigo ver a versão com Upgrade pack do jogo sendo vendido por 65 dólares (preço super abaixo do site da Eagle), principalmente porque a Mosaico está funcionando como uma importadora e não como uma empresa trazendo o jogo pro Brasil de maneira oficial, então não é como se fosse uma super parceria a ponto de reduzir drasticamente o preço. Isso sem contar o fato de que a escala é bem menor, isso reduz não só o lucro como você mesmo apontou mas também deixa de reduzir bastante o valor que ela pagaria por unidade junto a Eagle, já que dá menos poder de negociação. Não acho nem um pouco razoável estimar que cada unidade do jogo tenha sido R$ 350,00, nem de longe.

    Você está fazendo uma especulação baseada em uma informação dada para outro caso diferente, e colocando essa especulação em cima de uma situação diferente com uma empresa agindo como importadora em um momento muito ruim da economia mundial. 

    É fato que a empresa conseguiu reduzir o custo da unidade dos jogos, mas, me corrige se eu estiver errado, a Mosaico como importadora não teria que pagar IPI além do preço do frete + conversão em dólar? Não entendi porque você ignorou por completo o preço de impostos que ela pagaria, pois pode chegar a 20% sobre o valor do produto (e acho que cai em cima do frete também, não tenho certeza). Posso estar sendo ignorante em algo e não sei. E mesmo se a gente removesse qualquer imposto, para o usuário final o jogo ficaria em quase R$ 1200 pegando por conta própria. Só levando em consideração o câmbio sozinho em cima do preço base e frete.

    De novo, me desculpa, não quero soar grosseiro, mas pra mim tudo que você está falando está beeeeem fora da realidade atual que vivemos. E não parece fazer sentido acreditar que um jogo que custa $ 129.99 dólares atualmente foi vendido a $65 dólares a unidade para uma importadora que ainda por cima está pegando um baixo número de unidades.

    Como venho falando diversas vezes no post, acho o valor MUITO caro pra um jogo de tabuleiro, e não estou de maneira alguma tentando justificar o preço como se ele fosse bom, e sim tentando ficar com os pés no chão e aceitar que a realidade atual é ruim mesmo.

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On Mars - Preço do On Mars divulgado: R$ 909,00
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