caieme::Hisiru::caieme::Hisiru::caieme::Acho que a discussão sobre o preço só fica válida quando é considerado um fator que não foi cogitado aqui ainda (pelo menos eu acho que não... é muito post):
...obviamente, a Mosaico NÃO paga U$130 pelo jogo.
O preço de U$130 é o que os gringos cobram depois de aplicar o lucro e todos os custos – inclusive o frete (tudo é feito na China) e certos impostos. Em regra, uma editora fica com 40% do valor MSRP quando vende para distribuidoras. Digamos que a Mosaico pagou 50%, num pior cenário possível.
Isso dá U$65 por cópia. (Em regra seriam U$52, mas vamos continuar numa estimativa pessimista).
No Brasil, o jogo está saindo a U$170. Significa que a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade.
Em suma: será que o custo de enviar o jogo para Brasil é tão maior assim que o custo de enviar para os EUA, a ponto de justificar a diferença de U$40 no preço? O debate é esse.
Se você comprar pela Eagle, o custo do frete lá está em 86 dólares.
E tudo que você passou foi muito especulativo porque não tem como saber quanto aceitaram ter de lucro, pode ser a porcentagem que você falou ou algo consideravelmente abaixo disso, mas ganhando o suficiente na quantidade pra justificar a operação que estão fazendo.
O fato é que importar por conta própria dá praticamente o dobro dos 900 reais. Dificilmente teria como ficar muito abaixo disso mesmo que eles paguem mais barato por unidade.
Não é exatamente especulação. É a práxis do mercado. O blog do Jamey Stegmaier tem um texto explicando esse percentual (se tiver interesse, procura no Google).
Se é para sempre seguir lógica do “preço da importação”, fica muito fácil uma editora nacional saber o limite do “aceitável” para esses jogos com hype. Basta calcular o preço do jogo importado com frete, porém sem o imposto de importação, e... eis o valor da facada!
Exemplo: Gloomhaven. Jogo U$ 100 (Miniature Market, com desconto). Frete U$ 80. Preço final sem imposto de importação: R$980. Adivinha quanto custa no Brasil?
A questão é que não é um consumidor final quem está comprando pela Eagle Gryphon, mas sim uma editora/distribuidora. Então, é ingenuidade fazer a mesma conta que um consumidor final faria, porque (e isso eu digo com 110% de certeza) a Mosaico não paga os mesmos valores que eu ou você pagaria. Paga muito menos, em tudo (valor do produto, frete, impostos etc.). Essa é exatamente a premissa do meu raciocínio.
(Em tempo: o MSRP do Gloomhaven é U$140, com o dobro do tamanho de caixa e 6kg a mais de conteúdo. Agora vê se faz sentido cobrar esse preço pelo On Mars.).
Você não acha que ingenuidade pensar que a empresa não vai querer ter lucro? Você deu o exemplo do gloomhaven tirando o valor do imposto só vom preço base + frete. O valor que a empresa paga a menos na unidade não seria o lucro da empresa?
Não é natural que a empresa vá querer pelo menos uns 100 reais de lucro por cópia, ou talvez mais por estar trazendo pouquíssimas unidades? E por falar nisso, outra coisa que você não está considerando na sua conta é isso. Tem jogo aí que pelo que eu entendi se teve 50 unidades foi muito.
É claro que a empresa vai tirar o lucro dela, bem como cobrar algo pelo risco do empreendimento. Eu duvido que seja só R$100 (seria inimaginável lucrar só 11% por unidade vendida...). Provavelmente é o triplo disso, pelo menos.
Repito: é razoável estimar que cada unidade do jogo em si deve custar no máaaaaximo R$350 (U$65) pra Mosaico. E ela definitivamente não paga mais que isso em custos (tributos, frete etc.) pra localizar cada unidade. Faça as contas.
E, de fato, trazer poucas cópias pode minimizar o lucro, mas também minimiza o risco. Então, pra mim, esse fator não pode ser desculpa para cobrar caro.
Aliás, tudo isso estava no meu primeiro post, onde eu estimei que "a Mosaico tem no mínimo U$105 de lucro e custos por unidade", e que o "custo Brasil" do On Mars está sendo U$40 (comparando com o MSRP gringo). Novamente: alguém aqui acha que a Mosaico, já tirando um lucro, tem que pagar mais U$40 por cópia do produto só para trazer o jogo para o Brasil? O debate é esse.
Me desculpa se eu sou extremamente cético em relação a sua especulação. Não consigo ver a versão com Upgrade pack do jogo sendo vendido por 65 dólares (preço super abaixo do site da Eagle), principalmente porque a Mosaico está funcionando como uma importadora e não como uma empresa trazendo o jogo pro Brasil de maneira oficial, então não é como se fosse uma super parceria a ponto de reduzir drasticamente o preço. Isso sem contar o fato de que a escala é bem menor, isso reduz não só o lucro como você mesmo apontou mas também deixa de reduzir bastante o valor que ela pagaria por unidade junto a Eagle, já que dá menos poder de negociação. Não acho nem um pouco razoável estimar que cada unidade do jogo tenha sido R$ 350,00, nem de longe.
Você está fazendo uma especulação baseada em uma informação dada para outro caso diferente, e colocando essa especulação em cima de uma situação diferente com uma empresa agindo como importadora em um momento muito ruim da economia mundial.
É fato que a empresa conseguiu reduzir o custo da unidade dos jogos, mas, me corrige se eu estiver errado, a Mosaico como importadora não teria que pagar IPI além do preço do frete + conversão em dólar? Não entendi porque você ignorou por completo o preço de impostos que ela pagaria, pois pode chegar a 20% sobre o valor do produto (e acho que cai em cima do frete também, não tenho certeza). Posso estar sendo ignorante em algo e não sei. E mesmo se a gente removesse qualquer imposto, para o usuário final o jogo ficaria em quase R$ 1200 pegando por conta própria. Só levando em consideração o câmbio sozinho em cima do preço base e frete.
De novo, me desculpa, não quero soar grosseiro, mas pra mim tudo que você está falando está beeeeem fora da realidade atual que vivemos. E não parece fazer sentido acreditar que um jogo que custa $ 129.99 dólares atualmente foi vendido a $65 dólares a unidade para uma
importadora que ainda por cima está pegando um baixo número de unidades.
Como venho falando diversas vezes no post, acho o valor MUITO caro pra um jogo de tabuleiro, e não estou de maneira alguma tentando justificar o preço como se ele fosse bom, e sim tentando ficar com os pés no chão e aceitar que a realidade atual é ruim mesmo.