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  3. Ratzzia
  4. Ratzzia, um divertido dice-game para a família toda

Ratzzia, um divertido dice-game para a família toda

Ratzzia
  • avatar
    DrGrayrock04/09/20 12:00
    avatar
    DrGrayrock
    04/09/20 12:00
    2263 mensagens MD

    https://1.bp.blogspot.com/-2Tl0wDLwNws/X1JPuB0L7OI/AAAAAAAAImk/ooFZiLBzavIfYQOvHufW8jUstv8Ph-KZwCLcBGAsYHQ/w400-h260/%2521%2521Logo_E%2Bai%2Btem%2Bjogo1.jpg


    O inverno está chegando e os grupos de camundongos vão à procura de alimentos para não passarem necessidade durante esse período, mas você precisa sempre ficar ligado, pois as suas conquistas desprotegidas são um alvo delicioso para os outros ratinhos.

    Em Ratzzia, recém lançado pela Devir Brasil, os jogadores são grupos de camundongos (representados por dados) que vão aos diversos cantos da cozinha para tentar conseguir salsichas (1 ponto), queijo (10 pontos) e biscoitos (5 pontos).

    Você vai começar com 7 dadinhos, que serão os seus camundongos, na sua vez você rola todos eles, se quiser pode rolar eles mais uma vez, e então vai escolher ao menos um para ir ao tabuleiro principal do jogo.

    https://1.bp.blogspot.com/-EqfdZv0h_v8/X1JP7-gEIzI/AAAAAAAAImo/yO4jIauX-TweaZCRGNa1EWpJqsu2T4NhwCLcBGAsYHQ/w379-h400/2020-08-30%2B12.43.16-1.jpg
    Os ratinhos vão à cozinho atrás de
    provisões para o inverno.


    Nesse tabuleiro existem espaços para a alocação dos seus dadinhos que são colunas onde você vai conseguir o alimento, seja roubando da cozinha, seja roubando dos amiguinhos e ainda tem o delicioso dado do caramelo (que é um dadinho coringa extra).

    O lance do jogo é que sua comida conquistada fica desprotegida, então tem uma coluna super importante que é onde os jogadores vão para conseguir guardar a comida de forma que nenhum outro engraçadinho possa vir pegá-la de você.

    A sacadinha do jogo é que as colunas são preenchidas de baixo pra cima, e só serão validadas quando completas, até lá seu dadinho fica preso e você terá menos opções de escolha o que talvez faça você precisar apelar para a opção de jogada que é retirar todos os seus dados de uma coluna.

    https://1.bp.blogspot.com/-i4oxnN4ksYE/X1JQLnA6sPI/AAAAAAAAImw/931im25u4r8EREP018EfV-QLC1-oOIeHQCLcBGAsYHQ/w300-h400/2020-08-30%2B12.43.28.jpg
    Uma vez que uma coluna é completada
    os ratinhos que estão lá ganham seus bônus.


    Existem ainda um espaço que eu particularmente não vi vantagem, que é o espaço do gato. Lá você vai manter seu dado preso e quando ele "acorda" o gato do jogo, que é prender dados dos outros jogadores durante a rolada, mas o grande problema é que ele também prende os seus, na minha partida nem usamos esse espaço (e sinceramente não vejo o porquê dele existir).


    Os jogadores vão se revezando nessas colocação de dados, até que o primeiro termine o seu turno com 25 pontos em comida salvos, então a partida termina.

    Ratzzia é um jogo muito simpático e gostosinho de jogar, bem dinâmico e que serve para a família toda.

    https://1.bp.blogspot.com/-_BYzsln2bxo/X1JQaKISxMI/AAAAAAAAIm4/LuW9cHjrXmwe5iaQPyBa5GpB1NTUfq76gCLcBGAsYHQ/w400-h400/2020-08-30%2B13.05.26.jpg
    O primeiro grupo de ratinhos que salvar
    25 pontos em comida, é o vencedor.

    https://1.bp.blogspot.com/-qX5nFAcAuFI/X1JQkY3G0cI/AAAAAAAAIm8/KUKZ2OqfVWYvuCOmhDtMzhB1Jpwas9qfwCLcBGAsYHQ/w500-h60/c77eb_ucsbk4.jpg

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    Comentários:

  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira06/09/20 00:46
    Júlio Ferreira » 06/09/20 00:46

    Hahahahahaha que incrível como grupos diferentes jogam diferente.

    Aqui o espaço do gato é usado o tempo inteiro, porque ao reservar certo número para o gato, algumas colunas não vão mais poder ser preenchidas, isso torna inúteis os dados que já estão alocados lá, obrigando os jogadores a pegaram de volta ou esperar o gato limpar tudo. Ou seja, o gato é o famoso "block". 

    Por exemplo: se você falhou em guardar comida na sacola, mas tem um "6" disponível, você pode alocar ele no gato. Dessa forma, até que a linha do gato seja preenchida, você se protege do ladrão, já que a coluna só pode ser preenchida com 6. O mesmo vale se você quiser impedir um jogador de completar uma coluna (a sexta coluna é a mais difícil de fechar quando o grupo não deixa o gato descansar). 

    A única falha de design que vejo no jogo é que, nas últimas três colunas, não existe incentivo para alocar dados quando você é incapaz de completar a coluna inteira no seu turno. O que significa que nenhum jogador nunca deixa dados na coluna de "guardar", "rouba" ou "dividir". Ou ele completa sozinho no mesmo turno, ou não gasta dados ali, pois não faz sentido facilitar essas ações pro próximo jogador sem ganhar nada (exceto quando você quer incitar um roubo ou divisão de comida, mas é uma exceção). 

    Jogo bem gostoso pra jogar de forma despretensiosa, além de ser muito lindo o tabuleiro de duas camadas e as sacolinhas de comida. 

    1
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock06/09/20 13:41
    DrGrayrock » 06/09/20 13:41

    Júlio Ferreira::Hahahahahaha que incrível como grupos diferentes jogam diferente.

    Aqui o espaço do gato é usado o tempo inteiro, porque ao reservar certo número para o gato, algumas colunas não vão mais poder ser preenchidas, isso torna inúteis os dados que já estão alocados lá, obrigando os jogadores a pegaram de volta ou esperar o gato limpar tudo. Ou seja, o gato é o famoso "block". 

    Por exemplo: se você falhou em guardar comida na sacola, mas tem um "6" disponível, você pode alocar ele no gato. Dessa forma, até que a linha do gato seja preenchida, você se protege do ladrão, já que a coluna só pode ser preenchida com 6. O mesmo vale se você quiser impedir um jogador de completar uma coluna (a sexta coluna é a mais difícil de fechar quando o grupo não deixa o gato descansar). 

    A única falha de design que vejo no jogo é que, nas últimas três colunas, não existe incentivo para alocar dados quando você é incapaz de completar a coluna inteira no seu turno. O que significa que nenhum jogador nunca deixa dados na coluna de "guardar", "rouba" ou "dividir". Ou ele completa sozinho no mesmo turno, ou não gasta dados ali, pois não faz sentido facilitar essas ações pro próximo jogador sem ganhar nada (exceto quando você quer incitar um roubo ou divisão de comida, mas é uma exceção). 

    Jogo bem gostoso pra jogar de forma despretensiosa, além de ser muito lindo o tabuleiro de duas camadas e as sacolinhas de comida. 


    Eu joguei com uma turma light, então no máximo rolava o rato que divide ou o rato ladrão.... :D

    2
  • lipemartignago
    264 mensagens MD
    avatar
    lipemartignago18/09/20 00:10
    lipemartignago » 18/09/20 00:10

    Então, acho que o gato tem momento que é interessante usar pra "ferrar" alguém que pode tentar roubar sua comida...

    Mas o espaço que achei que deveria ser diferente é o de armazenar comida, os dois dados do jogador de baixo poderia também funcionar para o jogador que usa esse espaço mas talvez de forma + limitada, assim incentivaria mais ainda alguiem iniciar aquea coluna.
    Por exemplo:
    O jogador que ativa a coluna pde armazenar comida igual ao somatório dos doi ultimo dados; se tiver dois dados no valor 5, guarda 10 comidas;
    Já o jogador que possui dois dados nos espaço de baixo, poderia guardar a quantia igual ao valor de um dado, ou a metade do somatorio.... se tiver dois dados de valor 3, poderia guardar 3 comidas....


    mas o pior ponto do jogo é o manual, que coisa mais horrível, tanta lacuna, tanta regra mal escrita...
    por exemplo:
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado em uma coluna que ja esta completa, eu expulso o ultimo dado? eu jgo sendo assim!
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado na coluna de "protejer sua comida" e que a mesma estava completa e eu expulsei um dados, ligo ficaram 2 dados de numeros diferentes, eu guardo a comida com os valores da soma dos dados diferentes? eu jgo sendo assim!

    por mais que possam parecer obvias estas situações, elas deveriam ser exemplificada no manual..

    Mas no fim é um joguinho divertido, é bonito, boa produção, mas me parece que faltou alguns ajustes....

    1
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock18/09/20 10:47
    DrGrayrock » 18/09/20 10:47

    lipemartignago::Então, acho que o gato tem momento que é interessante usar pra "ferrar" alguém que pode tentar roubar sua comida...

    Mas o espaço que achei que deveria ser diferente é o de armazenar comida, os dois dados do jogador de baixo poderia também funcionar para o jogador que usa esse espaço mas talvez de forma + limitada, assim incentivaria mais ainda alguiem iniciar aquea coluna.
    Por exemplo:
    O jogador que ativa a coluna pde armazenar comida igual ao somatório dos doi ultimo dados; se tiver dois dados no valor 5, guarda 10 comidas;
    Já o jogador que possui dois dados nos espaço de baixo, poderia guardar a quantia igual ao valor de um dado, ou a metade do somatorio.... se tiver dois dados de valor 3, poderia guardar 3 comidas....


    mas o pior ponto do jogo é o manual, que coisa mais horrível, tanta lacuna, tanta regra mal escrita...
    por exemplo:
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado em uma coluna que ja esta completa, eu expulso o ultimo dado? eu jgo sendo assim!
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado na coluna de "protejer sua comida" e que a mesma estava completa e eu expulsei um dados, ligo ficaram 2 dados de numeros diferentes, eu guardo a comida com os valores da soma dos dados diferentes? eu jgo sendo assim!

    por mais que possam parecer obvias estas situações, elas deveriam ser exemplificada no manual..

    Mas no fim é um joguinho divertido, é bonito, boa produção, mas me parece que faltou alguns ajustes....

    Cara... Você deve estar fazendo alguma coisa errada... Uma vez que a coluna é completa, ela é zerada... Não tem como você empurrar de uma coluna completa, só se você mesmo completou aquelas colunas, nesse caso, não tem porquê você usar o dado da "Ana Ansiosa" lá...

    1
  • lipemartignago
    264 mensagens MD
    avatar
    lipemartignago18/09/20 13:47
    lipemartignago » 18/09/20 13:47

    DrGrayrock::
    lipemartignago::Então, acho que o gato tem momento que é interessante usar pra "ferrar" alguém que pode tentar roubar sua comida...

    Mas o espaço que achei que deveria ser diferente é o de armazenar comida, os dois dados do jogador de baixo poderia também funcionar para o jogador que usa esse espaço mas talvez de forma + limitada, assim incentivaria mais ainda alguiem iniciar aquea coluna.
    Por exemplo:
    O jogador que ativa a coluna pde armazenar comida igual ao somatório dos doi ultimo dados; se tiver dois dados no valor 5, guarda 10 comidas;
    Já o jogador que possui dois dados nos espaço de baixo, poderia guardar a quantia igual ao valor de um dado, ou a metade do somatorio.... se tiver dois dados de valor 3, poderia guardar 3 comidas....


    mas o pior ponto do jogo é o manual, que coisa mais horrível, tanta lacuna, tanta regra mal escrita...
    por exemplo:
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado em uma coluna que ja esta completa, eu expulso o ultimo dado? eu jgo sendo assim!
    - se eu ativo a "Ana ansiosa" e coloco o dado na coluna de "protejer sua comida" e que a mesma estava completa e eu expulsei um dados, ligo ficaram 2 dados de numeros diferentes, eu guardo a comida com os valores da soma dos dados diferentes? eu jgo sendo assim!

    por mais que possam parecer obvias estas situações, elas deveriam ser exemplificada no manual..

    Mas no fim é um joguinho divertido, é bonito, boa produção, mas me parece que faltou alguns ajustes....

    Cara... Você deve estar fazendo alguma coisa errada... Uma vez que a coluna é completa, ela é zerada... Não tem como você empurrar de uma coluna completa, só se você mesmo completou aquelas colunas, nesse caso, não tem porquê você usar o dado da "Ana Ansiosa" lá...

    Não amigo, as colunas são resolvidas (zeradas) da esquerda para direita, então pode ocorrer de ter mais de uma coluna preeenchida pelo jogador ativo, e se estiver jogando em 2 jogadores, a outra coluna poderá estar preenchida como um dado "neutro" no topo ou em outra posição, e eu posso querer expulsar ele pra ganhar alguma recompensa, ou ainda com o meu proprio dado, posso querer expulsar pra ganhar o bonus das primeiras casas (que geralmente são maiores)
    Ou fato é o do guardar dinheiro, se tem dois dados de outro jogador 5,5 nos espaços de baixo, e eu completo com dois 2 (2,2) em tese eu poderia guardar 4 comidas, mas se nesse turno eu preenchi as 2 colunas (com 2,2) no guardar cmida e com o dado da ana ansiosa, como resolvo primeiro a Coluna da ANA ansiosa, eu posso empurrar a coluna de guardar comida e no topo irá fica um dado 2, seguido por 5, log ao inves de guaradr 4 comidas eu posso guardar 7! pois eu expulsei uma dados de valor 2 que era meu, e fiz subir um dado de outro jogador....

    Sim pode acontecer as situações que eu citei, além de outras

    0
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