Urick Lins,
Não desanime! O jogo é realmente difícil, impiedoso e desafiador, entretanto, você verá que com o tempo, os combos, a interação entre as cartas e a sua capacidade para montar bons decks vai aumentando exponencialmente. Lembro que no começo jogava a primeira missão e não imaginava como ela podia ser dificuldade 1 sendo tão difícil, com o passar do tempo percebi que de fato ela é realmente introdutória e muita abaixo do desafio das demais.
O principal recurso para tornar o jogo "fácil" é o modo fácil que você citou, mas sinceramente, não acho que vale a pena. Existem outros mecanismos para "reduzir" a dificuldade que mantêm todas as cartas de encontro e ainda lhe permitem utilizar plenamente os recursos do jogo, o principal é o "modo" Two-handed (guia). É claro que isso vale se você estiver jogando solo, se tiver um outro jogador não precisa do two-handed.
A terceira missão do core set só passei jogando assim e a última do primeiro ciclo, Retorno a Floresta das Trevas, também só rolou jogando dessa maneira, mas esta última acho que da para passar solo montando um deck mais bem elaborado. Discutimos a terceira missão, inclusive com decks, neste tópico e neste outro.
Precisando estamos por aí!
Inclusive, por questão de tempo, tenho utilizado muito o OCTGN, bem legal para testar decks e não bagunçar a mesa (minha esposa pira!) kkkkkk