Em Lençóis, os jogadores estão procurando um tesouro escondido nas dunas dos Lençóis Maranhenses, mas vão precisar também encontrar a chave para abri-lo pelas lagoas.
O jogo usa uma quantidade pequenina de cartas, fazemos um setup com 6 cartas de dunas e lagoas, além de darmos exatamente duas cartas para cada jogador.
Na sua vez de jogar você tem que jogar uma carta e comprar uma carta, a ordem das ações não importam, mas você precisa realizar as duas na sua jogada.
No setup inicial, você não tem muita ideia
de onde estão as cartas.
Aí entra o divertido do Lençóis, ele tem uma pegada de jogo da memória, pois ao baixar uma carta, ela pode vir aberta, você realiza a ação descrita nela, depois virando ela de cabeça para baixo e ela fica disponível para outro jogar comprá-la mais adiante e quem sabe realizar a ação contra você.
Já a parte de comprar é simplesmente pegar uma das cartas disponíveis à sua frente e levar para a mão.
Quando você encerra as suas duas ações, a natureza segue seu rumo, e as dunas se movem, nesse caso, as cartas vão rotacionar deixando novas opções de compra para os jogadores e dando aquela dificultada na hora de guardar onde as cartas realmente estão.
Você precisa encontrar a chave e o baú
para vencer a partida.
O jogo termina de duas formas, se um jogador encontrar a carta do baú e da chave mas os jogadores precisam ter muito cuidado, pois ficar com a chave na mão e tirar a carta de tempestade de raios, faz com você seja eliminado, e aí o jogador que ficar "vivo" por último também pode ser o vencedor.
Lençóis é um dos primeiros lançamentos da Galbs Games, editora autoral dos designers Felipe Galery e Gabriel Santana e esse é um jogo pequenino mas que entrega uma boa diversão rapidinha para toda a família a um preço bem convidativo.
Assim que um jogador consegue as duas coisas, é o vencedor.