Joguei uma partida de 1882: Assiniboia em quatro jogadores em pouco mais de três horas. O jogo foi muito diferente de outras partidas que já fizemos desse 18xx. O início lento foi inédito: ocorreram quatro rodadas de compra de ações ainda na primeira fase dos trens. Cinco corporações operaram ainda na primeira fase de trens.
A partida de quatro jogadores começa apertada em dinheiro, e eu já imaginava que teríamos poucas corporações no início. Eu não tinha dinheiro para fundar qualquer corporação, apenas a que foi sorteada para companhia Trestle Bridge. Assim nascia a Grand Truck Pacific (GTP). Apenas um jogador podia fundar o que quisesse porque comprou apenas a companhia mais barata no leilão inicial. Ele fundou a Canandian Northern (Cnor).
Em seguida a fundação da Cnor, os outros dois jogadores começaram a comprar ações desta corporação. Eu segui comprando ações para iniciar a GTP. Ao fim da primeira rodada de ações, a Cnor já estava subindo de valor! Eu fundei a GTP no mínimo e estava interessado em criar uma boa infraestrutura para a empresa, mesmo com ganho menor em curto prazo. Portanto, comprei apenas um trem-2. Esse foi o meu movimento que adicionou bagunça ao jogo.
Com poucos trens em jogo nas únicas duas corporações, ninguém arriscou investir em novas. Na segunda rodada de ações, a GTP vendeu todas as ações. E seguiu assim até o terceira rodada de operações, quando as corporações não tinha mais para onde expandir! Na rodada de ações seguinte, o jogo desenrolou.
A quarta rodada de ações terminou com três novas empresas fundadas: Canadian Pacific (CP), Qu'Apelle Long Lake etc (QL) e Hudson Bay (HB). Entrávamos a quarta rodada de operações ainda na fase de trem-2 e com cinco corporações em jogo! Os trem-2 logo viraram poeira. Começava a corrida pelos permanentes, nenhuma das corporações quis muitos trem-4 com receio de deixar uma abertura para a próxima. Nessa rodada, nós finalmente melhorávamos os trilhos amarelos em verdes e o jogo crescia novamente.
Imagem de outra partida, mesmo jogo (Infelizmente nunca lembro de fazer print de 18xx. Sempre muito entretido nas partidas).
Mas também acelerava muito rápido para alguns jogadores, e assim um resolveu fundar a Saskatchewan Central (SC). Esta corporação pode acalmar um pouco a partida adicionando um trem na fila. Eu resolvi tomar uma das empresas desse jogador, enquanto ele tentava desacelerar o jogo. Com a venda de ações para fundar a SC, ele não teria como resistir e eu ganhava uma empresa com ótimas rotas e um trem-4.
A antiga e valiosa Cnor operou primeiro, em seguida começou a compra de trens 4 e 5 pelas empresas recém-criadas. Eu operava em seguida as minhas corporações. A primeira operou, pagou e comprou um trem da recém-tomada para transferir fundos. A nova empresa, desvalorizada pelas seguidas vendas de ações, operou apenas para reter dinheiro e comprar o último trem 5. Então começaram as bancarrotas. O trem-6 foi comprado em seguida, dando fim aos jovens trem-3, levando com eles a Cnor e ao fim do jogo. Acabou sendo um jogo pobre, apesar do início destruidor.