frankhiromi::Cara, que bacana sua análise. Parabéns! Adorei o texto.
Eu comprei o big box essa semana, depois de testar o jogo algumas vezes no BGA. Fiquei meio perdido na primeira partida mas a partir da segunda ou terceira comecei a entender melhor as malícias do jogo.
Minha última partida foi extremamente frustrante, saį três rodadas seguidas com o deserto, e fiquei preso numa ilha sem ter muito o que alocar. Pensei assim: "porcaria de jogo de azar, me ferrei", mas toquei o barco e fui usando as ações especiais para armar o jogo em outro canto do tabuleiro. Para minha surpresa, no final fiquei em segundo, com diferença de 1 ponto para o primeiro. Ou seja, mesmo com uma sequência "ruim" dá para mitigar muito a sorte. Acho que outro aspecto é que a gente fica tão envolvido nas nossas jogadas que não percebe que os adversários também "travam". No fim, acho que esse jogo também tem a ver com minimizar os prejuízos de uma carta ruim.
Mas o que me chamou a atenção para comprar esse jogo foi que durante a Pandemia meus jogos pesados e/ou demorados começaram a juntar poeira aqui. Por outro lado, jogos leves (principalmente Azul e Splendor) que estavam parados começaram a ver mesa, porque atualmente meu grupo de jogo somos eu e minha esposa (e nossa torcedora de 1 ano e 7 meses). Então para se adaptar a nossa rotina tem que ser jogo com partidas de 30-45 minutos. Tomara que ela goste do jogo, porque já caiu no meu gosto!
Ah, que legal, fico feliz que você tenha gostado. Obrigado pela leitura.
Sim, exatamente. É muito comum a gente focar tanto no nosso joguinho particular, especialmente quando estamos levando em consideração fatores como "sorte e azar", que ignoramos o fato que nossos oponentes também estão propensos às variações estatísticas com retorno desfavorável, por assim dizer

.
Esse jogo é bem simples e leve em sua composição de regras, ele tem todo um aspecto
family, então ser muito punitivo não condiz com sua proposta inicial. Eu já vi um exemplo similar na prática. Um colega meu, jogando esse jogo pela primeira vez, em seu movimento inicial colocou suas casinhas em uma área grande de campos em verde-claro. Ele também comprou 3 cartas seguidas daquele campo e teve que ir preenchendo a área toda, perdendo um certo tempo. Ele poderia ter preenchido um pouco melhor e poderia ter usado sua ficha de habilidade melhor, mas era o primeiro jogo dele e eu preferi por deixar o cara fazer suas próprias decisões para não intervir só nas jogadas dele o tempo todo. Ia ficar um clima chato. Foi uma partida de meia hora, então não chegou a ser um drama de novela mexicana hahaha.
Em números, um exemplo drástico para ilustrar:
O baralho tem 25 cartas, digamos que você seja o primeiro jogador e comprou uma carta de floresta. O baralho tem 24 cartas (4 florestas).
3 pessoas estão jogando, os jogadores B e C compram outras cartas, nenhuma de floresta. O baralho tem 22 cartas (4 florestas).
As chances de você comprar uma nova floresta são de 4/22.
Você então compra sua segunda floresta. 21 cartas, 3 florestas.
Digamos agora que os outros dois jogadores não comprem florestas. 19 cartas (3 florestas).
Suas chances de comprar a terceira floresta seguida, dado que você já comprou as outras duas são de 3/19.
Eu fixei o exemplo em floresta para facilitar, mas poderia ser com qualquer tipo de terreno. Então as chances de você comprar qualquer tipo de terreno 3 vezes seguidas em uma partida com 3 jogadores onde eles não compram esse mesmo terreno são:
(25/25) x (4/22) x (3/19) = 0,0287 = 2,87%
As chances de comprar apenas 2 terrenos do mesmo tipo seguidos nessas condições são de 4/22 = 18,18%
Com dois jogadores, assumindo que seu adversário nunca compre o mesmo terreno que você e você sempre compre o mesmo terreno, temos:
(25/25) x (4/23) x (3/21) = 0,0248 = 2,48%
No caso do meu amigo, que numa partida com 4 jogadores, comprou 3 campos em verde-claro seguidos, as chances dele ter comprado qualquer terreno 3 vezes seguidas, sendo que ninguém mais comprou aquele terreno:
(25/25) x (4/21) x (3/17) = 0,0336 = 3,36%
Em outras palavras, comprar 3 terrenos iguais seguidos, independentemente da quantidade de jogadores, num caso extremo onde seus oponentes não compram esse mesmo terreno também (diminuindo ainda mais as probabilidades), fica na ordem dos 3%. Ou seja, muito azar hahahah
Jogando 100 partidas desse jogo, em 100 aberturas, a esperança é que isso aconteça por volta de 3 vezes. Me parece razoável.
(claro que não estou considerando outras coisas, como a probabilidade de comprar outro terreno ruim adjacente ao terreno onde você colocou a casinha inicial, assumindo que ela esteja adjacente a outro tipo de terreno além do terreno onde ela está incluída)
(por outro lado, também calcular a probabilidade em função do uso de determinadas fichas de habilidade, como, por exemplo, o curral ou o porto seria extremamente pontual e insano, mas dá pra ter uma ideia com esse modelo simplificado)
Pois é, mesma coisa aqui. Eu moro com meus pais. Quando a gente joga algo, é sempre Pega em 6 ou Código Secreto e só. Ou isso, ou buraco kkkkkk, mas buraco eu não jogo. Acho muito chato.
Muito fofa a filhota na foto, parabéns

. Vai ser uma exímia jogadora um dia, com certeza.