Do se trata? Kalymbaé um RPG de ação e aventura épica inspirado nas culturas e mitologias do continente africano criado por Daniel Pirraça e conta com ilustrações de Victor Maristane e Felipe Faria; design gráfico por Bárbara Lucena e diagramação por Geliard Barbosa. Esse cenário fantástico traz à mesa de jogo a essência da cosmovisão africana, propondo-se a desbravar temáticas ainda pouco exploradas e lançar um novo olhar sobre a fantasia clássica como um todo. Ademais, o livro oferece um sistema de regras dinâmico e intuitivo, ótimo para iniciantes, mas suficientemente robusto para sustentar campanhas de longa duração.
A trama central de Kalymba tem como foco Aiyê, uma terra vasta e cheia de beleza e diversidade, criada e regida pelos orixás, deuses antigos cujos poderes estão além da compreensão dos mortais. Esse continente, separado do mundo dos espíritos ainda no princípio dos tempos, abriga tanto os seres humanos quanto um sem-número de criaturas fantásticas – algumas bestiais, outras tão inteligentes e ambiciosas quanto o homem, capazes de desenvolver suas próprias culturas e fundar grandes civilizações. A magia é parte do cotidiano da vasta maioria dos povos, possível através do uso do axé, a energia mística que permeia o universo e que pode, através das palavras, transformar pensamento em realidade.
Além do cenário, Kalymba contém seu próprio sistema de regras, construído sobre os pilares do sistema +2d6, de Newton Rocha [vulgo Tio Nitro], cujas mecânicas se baseiam inteiramente em dados de seis faces [D6]. Os jogadores, aqui chamados de Protagonistas, criarão seus personagens por meio da distribuição de pontos entre Atributos, Perícias e Habilidades Especiais, além de escolherem uma dentre as diversas raças fantásticas disponíveis. Ao contrário da maioria dos RPGs de fantasia épica, o sistema não possui classes pré-definidas, cabendo aos Protagonistas escolher quais capacidades e incapacidades seus personagens terão.
As Mandingas, como parte essencial do cenário, têm suas próprias mecânicas. Há uma extensa variedade delas, separadas em seis caminhos mágicos que os conjuradores podem dominar. Por meio das mandingas é possível realizar desde pequenas simpatias – como ver através de paredes e curar caganeira – até manifestações grandiosas de poder – como reanimar defuntos e transformar-se em bicho. Com a força do Axé, expressa mediante o poder da palavra, os feiticeiros mais habilidosos são capazes de tornar seus pensamentos e desejos em realidade.
O sistema de progressão é simples e gratificante. Conforme avançam em sua jornada, os personagens acumulam pontos de experiência [XP] e evoluem, passando pelos níveis Moleque, Valente, Veterano, Herói e Lenda [subdivididos em 4 graus cada um], o que permite que aprimorem cada vez mais suas habilidades e características. Por não depender de combate [não se recebe XP por simplesmente lutar e matar monstros], a mecânica de níveis de Kalymba dá suporte para todos os tipos de personagens, desde guerreiros corajosos a diplomatas pacifistas. Apesar disso, o livro oferece uma grande variedade de criaturas míticas para enriquecer a jogatina. Muitas delas são inspiradas diretamente em seres fantásticos do folclore africano, pouco conhecidos no imaginário popular, mas agora adaptados a uma linguagem moderna e representados em ilustrações inéditas.
Na campanha, também há a possibilidade de adquirir o suplemento Malditos & Mirongas que dará suporte extra a campanhas vilanescas, nas quais os jogadores interpretam personagens malignos como feiticeiros das trevas, mercenários inescrupulosos e hereges traidores da fé. O livro terá aproximadamente 180 páginas, será impresso em formato A4 [capa dura] e irá conter regras adicionais para mirongas e maldições, além de novas raças jogáveis, mais formas de corrupção e um bestiário expandido, repleto de criaturas sórdidas cujas lendas são contadas somente à meia-noite.
Sobre a campanha:
Pediram R$ 7.000,00 e arrecadaram R$ 44.211,00
Apoiadores até o momento: 239
Encerra em 30 dias
Apoio a partir de R$ 47,00 (Digital) e R$ 147,00 (Impresso)
Idioma: Português
Estimativa de envio: Março de 2021 (o custo de envio será cobrado após o término da campanha)