Na última Gruta o David Coelho e o Luis Luiz Fernando Peres trouxeram, diretamente da Gen Con (uma das primeiras cópias brasileiras!!!
), o recém lançado Dead of Winter: A Crossroads Game para a gente testar aqui. \o/
Muita gente estava curiosa com esse jogo... então vamos a ele! 

O Dead of Winter é um jogo dos game designers Jonathan Gilmour e Isaac Vega, com ilustrações/projeto gráfico de Dave Richards, Fernanda Suarez e Peter Wocken, que tem como foco a pouquíssimo explorada temática de... zumbis. 
Porra, zumbis de novo, Groo???!!! 
Pois é... zumbis de novo! \o/ (não é à toa que zumbis são considerados a pior praga desde que Moisés desistiu de jogar gafanhotos no Egito...
)
Mas dessa vez nós temos algumas novidades... Depois dos zumbis trash do Last Night on Earth, e dos zumbis pipoca do Zombicide, Dead of Winter inova com os zumbis-picolé.
O jogo é ambientado em uma isolada colônia que está sendo assolada por um inverno rigoroso, transformando o próprio frio e a escassez de alimentos em adversários quase tão mortais quanto os zumbis que invadem o local (é muita merda de uma vez só, né???
).
E é nesse climão de desolação e luta pela sobrevivência que os autores do Dead of Winter apostam suas fichas, tentando criar um jogo imersivo o suficiente para mexer com os nervos dos jogadores! =)

Percebe-se claramente que todas as mecânicas e jogabilidade do Dead of Winter são voltadas para este objetivo de tornar o jogo imersivo, quase claustrofóbico, com gatilhos para disparar frenéticas buscas por itens de sobrevivência e até para disseminar as suspeitas e discórdias entre os membros do grupo (ou seja, os jogadores...
).
Para começar, o jogo é um "Cooperativo" (todos contra o tabuleiro) com possibilidades de se tornar um "Cooperativo com Traidor" (um dos jogadores jogando contra o grupo), mecânica esta que sempre acrescenta um bom grau de interação às partidas, com muitas suspeitas e acusações entre os jogadores.
E não satisfeitos com isso, os autores também inseriram objetivos pessoais e secretos, que definem os "vencedores dentre os vencedores" se cumpridos até o final do jogo: mesmo que o grupo vença o tabuleiro, apenas os jogadores que cumpriram seus objetivos secretos terão vencido a partida. (quem disse que o mundo pós-apocalíptico deveria ser justo?
)
O Dead of Winter tem muitas regrinhas, mas a jogabilidade é relativamente simples...
Cada jogador controla não apenas um personagem, mas sim um grupo de sobreviventes, que pode ir aumentando (conforme encontra-se outros sobreviventes durante a partida) ou diminuindo (conforme morrem de frio, de fome, ou atacados por zumbis, é claro
).
E essa galera toda não pode ficar de bobeira, jogando biribinha no abrigo, pois no início do jogo é revelada uma carta de Objetivo Principal que deve ser cumprida em uma determinada quantidade de rodadas (esta é a condição de vitória ou derrota), e no início de cada rodada é aberta uma carta de Crise que deve ser cumprida até o final da própria rodada! TENSO!!! 
Os objetivos sempre vêm acompanhados de textinhos de ambientação (bem legais para quem quer maior imersão durante o jogo!) e, obviamente, das condições para que sejam cumpridos, que normalmente são a obtenção de itens de determinados tipos, como remédios, comida, armas, etc.
As crises funcionam de forma bastante semelhante, mas com uma diferença importante: ao contribuir com cartas para sanar uma crise, os jogadores devem jogá-las fechadas. É justamente aqui que o traidor (se houver um) tem as melhores chances de sabotar o grupo (crises não resolvidas sempre têm consequências ruins), já que cada carta de um tipo diferente das requeridas anula uma das cartas válidas. 

Ok, já temos objetivos, crises, zumbis, neve, mas e agora?! Como nos equiparmos pra essa merda toda???!!! 
Elementar, meus caros... andando, e explorando, e matando zumbis, e procurando armas, remédios, comida... resumindo: levantando a bunda do sofá! 
O espaço de jogo é composto por 7 tabuleiros, o central representando a Colônia (que deve ser protegida da invasão dos zumbis), e outros 6 menores representando os locais da cidadezinha (onde os sobreviventes devem procurar por suprimentos e equipamentos). Para ir de um tabuleiro a outro o personagem deve se expôr ao frio, percorrendo estradas infestadas de zumbis (daí o título "A Crossroads Game"
), e essa é uma das mecânicas mais legais do jogo... 
No início do seu turno, o jogador à sua direita compra uma carta de "Crossroads" e lê o seu conteúdo, mantendo essas informações em segredo. Além de um texto introdutório de ambientação, cada carta de Crossroads descreve uma condição para que seja ativada: caso essa condição não aconteça ela é descartada ao final do turno (sem que os demais jogadores a vejam), mas se a condição acontecer a carta é lida e resolvida.
Óbvio que essas cartas geram um elemento surpresa interessantíssimo durante as partidas, mas o legal mesmo são as condições para que aconteçam, que vão desde coisas simples (um personagem ser ferido durante o turno) até as situações mais imprevisíveis, do tipo "Se algum jogador bocejar durante o turno pare tudo e leia a carta!", com um efeito bem temático: todos os personagens tem uma boa noite de sono e recuperam um ponto de vida! \o/

Bom, como eu disse um pouco acima, o Dead of Winter tem muitas regrinhas... cada personagem tem suas próprias habilidades especiais (e são 30 personagens no jogo!!!), regras de alimentação dos sobreviventes, regras de rolagens para ataque aos zumbis (com modificadores de habilidades e/ou armas equipadas), de rolagem para andar entre os locais do tabuleiro (você pode ser atacado por um zumbi, pode iniciar um processo de hipotermia devido ao frio, etc), regras de perda de moral do grupo, barricadas, limpeza do "lixo" na colônia (a pilha de descartes), etc, etc e etc. Obviamente eu não vou entrar nesses detalhes (tem o manual on line para baixar!
), mas acho que já deu para ter uma boa idéia das premissas básicas do jogo:
Cooperação entre o grupo, com difíceis decisões sobre como lidar com as crises, com os zumbis, e talvez com um traidor, enquanto simultaneamente tenta alimentar todo mundo, cumprir o objetivo principal e cumprir o seu objetivo secreto, tudo isso jogando contra o tempo! Molinho, né???!!! \o/

Enfim... Dead of Winter não vai agradar a todos (até porque muita gente já tem "PRÉ"conceito só pela temática ser de zumbis...
), mas dependendo do seu grupo ele pode ser um grande sucesso. 
Eu diria que ele é um bom jogo pelas mecânicas, interação e decisões que exige, com potencial para ser um EXCELENTE jogo se a galera curtir toda a coisa de ler os textos de ambientação e imergir na temática! \o/
Valeu!
Groo

Marcelo "Groo" Medeia é um dos sócios da Gigante Jogos, programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca... enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e escreve umas besteiras para você, que também é aficcionado por esse mundo dos Jogos Modernos. 