Olá a todos.
Primeiramente, peço perdão pelo clickbait não intencional, mas vocês vão entender mais pro fim dessa mensagem.
Tentarei ser o mais sucinto possível (nem sempre consigo).
Enviei um e-mail à MeepleBR com algumas perguntas sobre os erros mencionados por vários usuários aqui no fórum e em outros locais. Também fiz o pedido do jogo e dependendo das respostas recebidas eu iria cancelar ou não, já que ele ainda não chegou.
Postarei as perguntas enviadas por mim, as respostas recebidas, algum comentário ou outro em cima disso e a explicação do saleiro na mesa.
As perguntas que mandei foram as seguintes (creio que aborde muito do que nós tínhamos dúvida):
1 - As cartas com coloração diferente no verso vão ser repostas?
2 - As peças que rasgaram vão ser repostas?
3 - Quanto ao tabuleiro, não achei interessante o fato de não se comunicar que a arte do verso (A rosa dos ventos) seria retirada. Na segunda tiragem vocês pretendem colocar essa arte? Em caso positivo, vocês também farão a reposição do tabuleiro divergente do original?
E as respostas recebidas foram:
1) Estamos em contato com a gráfica e ainda não temos uma definição sobre a impressão de todas as cartas devido diferença de tonalidade, mesmo sendo mais de 200 cartas.
2) Sim, tokens e tiles rasgados ao destacar do punchboard serão repostos.
3) Provavelmente se mantenha sem a rosa dos ventos.
Comentários
Sobre as cartas: "Ainda não ter uma definição com a gráfica sobre a impressão de todas as cartas" é complicado quando se há um erro desse tipo. Não importa se são 200 cartas, 50 ou 800 - se elas vêm com tons diferentes que podem atrapalhar o jogo, então que elas sejam devidamente substituídas. Isso é importante para os clientes.
O ideal seria dar um prazo ("Te damos a resposta em no máximo 15 dias") ou procurar outra gráfica. A logística tem que correr contra o tempo. Quem lembra de "O Aprendiz" sabe que isso coloca o pescoço de alguém na forca.
Sobre as peças que rasgarem: Só elogios pela substituição. É o mínimo a se fazer e espero que venham com um corte melhor. Isso é bom pros compradores e pra empresa também!
Sobre a arte no verso do tabuleiro: Eu particularmente gosto de saber o que estou comprando ANTES de comprar.
Que fique claro que havia coisas da versão internacional que eu não curti muito, como os discos muito pequenos, ficha de ajuda muito fininha e até uma falta de variação dos tabuleiros individuais.
Mas, ah, eu podia lidar com isso numa boa! Só discordâncias aceitáveis, algo como "seria melhor se fosse assim ou assado", mas beleza!
Talvez o que me chateou mais foi o fato da falta de comunicação ou transparência. E se tivesse avisado antes? Não sei, talvez eu não me importaria. Mas é chato quando você, o interessado, é o último a saber, né? Então não gostei da decisão - e da continuação dela.
Usar o argumento de "apoiar a indústria nacional", pra mim (com o perdão da palavra se ela parecer agressiva demais), é demagogia e balela. O empresariado no Brasil em geral faz o que é mais favorável financeiramente - e eu não estou dizendo que isso é errado. Produzir na China, na Alemanha ou no Brasil desde que venha ok e num preço melhor.
E como os próprios disseram na sua página no instagram: "O resultado nos pareceu de boa qualidade". Os clientes, em geral, discordam como vastamente se vê.
Deixo abaixo um link que contém 2 vídeos (curtinhos) de como está sendo a produção do High Frontier 4 na China e digam se já viram algo semelhante no Brasil:
https://www.kickstarter.com/projects/684398802/high-frontier-4-all/posts/2910138
Pode ser "maquiagem de vistoria" pra ser filmado? Pode.
Mas nem maquiagem de vistoria com essa qualidade eu vi no BR!
Por fim, nessa situação, me lembrei de um episódio que assisti do Master Chef a um bom tempo. Um dos jurados, o chef Jacquin disse pra um candidato que o prato dele estava sem sal e ele avidamente respondeu: "Ah, mas aí tem um saleiro na mesa pra isso." O jurado, nada agradado com o que ouviu, disse com seu característico sotaque: "No meu restaurante não tem saleiro na mesa! Eu coloco o sal ideal pro freguês!" ou palavras do tipo.
Pode parecer pouca coisa e pra mim foi, mas isso mostra o cuidado que o chef tem em fazer o prato o mais ideal possível pro cliente. Quem vai a esse tipo de restaurante? Quem acha válido (e pode) pagar. Eu me importaria em colocar sal na comida? De jeito nenhum.
Mas tem gente que se importa e eles pagam caro pra isso! Convenhamos que, pra algumas pessoas, uma coisa é colocar sal numa batatinha frita de rua e outra coisa é o restaurante do mencionado chef.
Então, se o preço fosse mais condizente com a produção nacional eu não me importaria em colocar sal no meu prato - ou seja, cortar tiles e peças com minucioso cuidado e ignorar as divergências em coloração das cartas. Mas por esse preço?
Não, por esse preço não. Eu paguei por um prato 5 estrelas de quase meio salário mínimo e espero comer como tal.
Se eu tivesse financiado o Dogs, que custa seus 100 e poucos reais, talvez não me importaria tanto se problemas do tipo surgissem. E olha que os jogos do Macri costumam ser muito bem elogiados!
Se for pra eu usar estilete e cola, eu iria fazer imprima e jogue que iria sair bem mais em conta! Não quero esse saleiro na minha mesa.
Conclusão
Pelos ditos motivos, decidi devolver o jogo. Respeito quem queira ficar com o seu e não vê esses problemas como coisas tão graves.
Ver esse jogo por volta de R$370~380 esses dias só mostra como costumam ser as vendas de BGs no Brasil, onde quem compra primeiro, compra mais caro. Na contramão da prática mundial.
Nunca mais compro o Maracaibo? Não é bem assim. Deixa o preço baixar o suficiente pra um montante que acho que vale o jogo e posso comprar sim!
É um jogão, afinal de contas. Na minha opinião, só não vale o que paguei.
Pode ser que eu mude de ideia até o jogo chegar e eu fique com ele? Vamos ver se a empresa vai tomar outras medidas e talvez eu possa mudar de ideia.
Caros jogadores, valorizem seu dinheirinho. Nenhuma empresa está fazendo favor algum a você. Se você aceitar uma qualidade cada vez menor por um preço cada vez maior, é você quem se prejudica.
Por fim, minha solidariedade aos lojistas. Fico com pena de devolver o jogo à loja que vai acabar tirando o frete do próprio bolso... E quantos casos assim não acontecerão? Talvez os mais prejudicados possam ser eles.
E só desejo sucesso à MeepleBR que é uma empresa que também costuma ser bastante elogiada, mas erros acontecem. E continuarão a acontecer de novo por parte de qualquer empresa.
É preciso lidar com isso e tratar isso da melhor maneira. É hora de assumir e reconhecer os erros (já que não é o 1º nem o 2º jogo com erros sérios) e começar a repensar os atos e escolhas tomadas. Não é fácil ouvir essas críticas tão duras, mas talvez fique de aprendizado e espero que levem isso de forma positiva e madura para melhorarem os serviços.
Todos nós queremos o bem pra vocês. Queiram o bem pra nós também.