Marvel Battlegrounds
Fala pessoal, fomos convidados pela Bucaneiros para fazer um Preview do jogo que eles desenvolveram: Marvel Battlegrounds. Este jogo é dos designers Led Bacciotti e Thiago Castro. Ele é um jogo competitivo para 3 a 5 pessoas e com tempo estimado de 30 minutos por jogador.
O jogo se passa no universo Marvel, onde vilões estão atacando 6 locais diferentes: Nova York, Londres, Los Angeles, Sokovia, Wakanda e Attilan. Caberá a nós escolher um dos líderes disponíveis e montar a nossa equipe para combater as ameaças. E quais são os líderes de equipe? Temos o Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra, Pantera Negra e Capitã Marvel.
Então vamos às regras do jogo!
A primeira coisa que iremos falar é que o jogo possui dois modos diferentes. O Grande Líderes é um modo de jogo simétrico, onde todos jogadores começam com os mesmos recursos.
Já no modo Vingadores os jogadores começam com diferentes quantidades de influência e os heróis têm força e habilidade diferentes. Estas habilidades ficam ativas durante toda a partida e influem na forma que irá jogar. Afinal de contas, a gente quer utilizá-las da melhor forma possível, correto?
O jogo se divide em 3 rodadas, e cada rodada possui 4 fases. Então vamos explicar as fases.
Fase 1: Recrutamento de Heróis
Nesta fase você deverá gastar seus pontos de influência para convocar heróis para sua equipe. Eles estão dispostos em uma fila, sendo que os dois heróis do final da fila custam 1 ponto de influência a menos e o herói do início custa uma a mais.
Nessa fase é preciso administrar bem seus pontos de influência para formar uma boa equipe que irá enfrentar os vilões no campo de batalha. É importante observar a força do herói, bem como o seu poder ao entrar em campo. Por falar em poder, alguns precisam de pré-requisitos para serem utilizados, como, por exemplo, gastar pontos de influência e ser o primeiro a entrar em um campo de batalha.
Nesta fase, o primeiro a passar será o primeiro a jogar na próxima fase.
Fase 2: Designação dos heróis ao campo de batalha
Esta fase é o coração do jogo. Aqui, na ordem do turno, iremos utilizar um dos nossos marcadores de ação para enviar um herói para um dos 6 campos de batalha. E já vou logo dizer, os marcadores de ação são restritos (3 na primeira rodada e 4 nas demais). Contudo, é possível ganhar mais com os poderes das cartas ou do herói (modo vingador).
Antes de falar da utilização dos heróis, vou falar a respeito dos campos de batalhas. Os campos de batalha são locais atacados por um vilão que aprisionou um ou mais heróis. Temático, não? Voltando às regras, um dos atributos do vilão é o seu Desafio. O desafio indica a quantidade máxima de jogadores que podem entrar em combate com o vilão e influi no resultado em caso de vitória dos heróis.
Dito isto, na sua vez você irá escolher um local para alocar seu marcador de ação (respeitando o desafio), baixa uma carta de herói e utiliza o seu poder, se atendidos os pré-requisitos. Além disto, você também pode, uma vez por jogo, jogar a sua carta de Líder para causar mais dano. Após a resolução dos efeitos você deve mover seu marcador de acordo com a quantidade de dados causado e reduzir a resistência do vilão.
Nesta fase ainda existe a possibilidade de jogar seu único marcador de liderança, que irá reduzir o desafio daquele inimigo, sem, contudo, diminuir o número de jogadores do combate.
Por último tem uma ação, que não foi utilizada quando joguei. Creio que seja uma “ação do desespero”. Trocar seu marcador de ação por dois pontos de influência.
Fase 3: Resolução das batalhas
A localidades são resolvidas em ordem e o resultado da batalha é determinado! E os resultados possíveis são três: Vitória Absoluta, Vitória Parcial e Derrota.
A
Vitória Absoluta é quando o número de jogadores for igual ao desafio e a resistência do vilão for 0. O jogador que causou mais dano ao vilão ganha o marcador de Campeão do local (vale pontos no final pela maioria) e todos os jogadores ganham os pontos de influência e os marcadores de domínio da carta de vilão. Além disto, o campeão pode escolher uma carta de herói aprisionado. Após o ganho dos espólios, o marcador do local deve ser movido na trilha de domínio uma quantidade igual ao número de marcadores que foi distribuído.
A
Vitória Parcial ocorre quando vilão é derrotado e o número de jogadores não for igual ao desafio. Os espólios são somente a carta de herói aprisionado para o campeão e os pontos de influência.
A
Derrota é o pior resultado, pois o vilão não é derrotado e além disto chama reforços para que fique mais forte e difícil de ser derrotado. Na primeira derrota sua resistência é aumentada em 5 e na segunda em 20.
Fase 4: Manutenção
Nesta fase os jogadores ganham 3 pontos de influência, são colocados novos vilões e heróis aprisionados nos locais vazios do jogo, a ordem de turno é invertida, marcadores de ação são devolvidos etc.
Final do jogo
Ao final do jogo, some os marcadores de pontos de vitória e marque 1 ponto para cada marcador de influência. Os marcadores de Campeão devem ser avaliados para cada local. Quem tem mais ganha 25 pontos, se dois empatarem 15 cada, e se três empatarem 10 cada.
E por último vamos determinar os pontos de domínio. Lembra que a quantidade de marcadores de pontos de domínio de uma região faz seu marcador andar na trilha? Pois é, quanto mais o marcador estiver avançado na trilha de uma região, menos os seus marcadores de domínio daquela região irão valer...
Considerações
Marvel Battlegrounds é um jogo que me surpreendeu. Apesar do tema levar a crer que é um jogo cooperativo, é um jogo competitivo com negociação entre os jogadores. E ainda com o tema bem presente.
Inicialmente queria montar uma melhor equipe possível para combater a ameaça, mas no início do jogo dispunha de pouca influência. Os personagens com melhor custo/benefício sempre são disputados. Com esta temática, também queria formar uma equipe coerente com as histórias em quadrinhos.
Mas é na fase da designação dos heróis que o jogo apresenta o seu melhor. Existe uma negociação entre as pessoas para formar alianças temporárias para combater determinado vilão. A aliança existe para que o número de jogadores atinja o desafio e assim você pode coletar os marcadores de domínio que lhe concederão pontos de vitória. Além disto também deseja ser o campeão da localidade, para ganhar o seu token e poder ganhar um herói aprisionado. E nem é preciso dizer que os acordos para ir em determinadas localidades são verbais e não existe a obrigação de sere honrados....
Quanto aos marcadores de domínio, existe uma dinâmica muito legal: você quer coletar vários deles e ao mesmo tempo não deseja que muitos sejam distribuídos para não desvalorizar aqueles que conseguiu.
Por fim é muito legal ver o lançamento de um jogo nacional, com um tema tão legal (a meu ver) e com mecânicas que se encaixam muito bem. Parabéns aos envolvidos!