Cara, re-li o manual aqui em inglês pra confirmar antes de responder e acho que consigo responder suas dúvidas. ^^
1- Quando um jogador construir sua oitava carta de distrito é sinalizado o fim da partida ao final do round. Após finalização do round (todos os jogadores terem sido chamados pelo rei e tendo seus turnos respectivamente), são contados os pontos e o jogador com a maior pontuação vence a partida. Então no seu exemplo, você estaria correto. Após o jogador 4 construir seu oitavo distrito, somente os jogadores a seguir (5 e 6) teriam seus turnos.
2- Você, como regra básica do jogo, só pode construir um distrito por rodada, a não ser que a habilidade de seu personagem ou de alguma carta de distrito que você tenha construído anteriormente diga o contrário. (Exemplo: personagem Arquiteto permite que você construa 3 distritos distintos em uma só rodada, desde que você tenha ouro para pagar por eles.)
Voltando no seu exemplo, partida de 6 jogadores e o jogador número 4 construiu seu oitavo distrito, os jogadores 5 e 6 ainda teriam seus turnos ao serem chamados pelo rei e poderiam construir um distrito em seu turno. Os jogadores NÂO podem jogar mais de uma carta de distrito em seu turno, a não ser que algum efeito de alguma carta diga o contrário, como o arquiteto por exemplo. Mesmo após a oitava carta de distrito ter sido jogada, os jogadores que já jogaram não poderão jogar cartas de distritos, por terem finalizado seus respectivos turnos, e os jogadores 5 e 6 só poderiam jogar uma carta de distrito apenas, desde que possam pagar por isso.
Vamos supor que o jogador 4 tenha construído sua oitava carta de distrito (ganhando 4 pontos no final do jogo por ter "batido"). Seria então o turno do jogador 5 agora e ele realizaria seu turno normalmente, utilizaria a habilidade de seu personagem normalmente e construiria também sua oitava carta de distrito (ganhando 2 pontos por ter construído seu oitavo distrito, mas não ter sido o primeiro a "bater"). Seria então o turno do jogador 6 e ele, sendo o arquiteto, constrói sua oitava, nona e décima carta de distrito em seu turno (ganhando 2 pontos por ter construído seu oitavo distrito, mas não ter sido o primeiro a "bater").
Após todos os jogadores terem finalizado seus turnos, são contados os pontos. O jogador com mais pontos, vence a partida.
Então é possível perceber que o arquiteto pode ter grande importância no final da partida, pois pode surpreender seus adversários com até 3 construções em um turno só, acelerando a partida de certa forma.
Espero que eu tenha conseguido ajudar com suas dúvidas, tive que conferir de novo aqui os manuais em português e inglês pra responder. xD
Qualquer coisa se tiver alguma dúvida ainda sobre o jogo pode perguntar que se eu souber eu respondo aqui.
Abraço! ^^