“Muitos foram os que desceram pelo abismo do inconsciente sem conseguir voltar. Os manicômios são sua moradias, pois deles são o reino da insentatez. Outros - muitos poucos, apenas os escolhidos - seriam capazes de contar o que há por trás da loucura…”
H.P. Lovecraft
Essa pequena citação do autor H.P. Lovecraft nos passa um pouco do clima que ronda em torno de Eldritch Horror, esse ótimo board game lançado pela Fantasy Flight em 2013 e publicado no Brasil pela Galapagos Jogos.
O Jogo
Eldritch Horror é um jogo extremamente temático que se passa no universo de contos "Lovecraftianos" onde um grupo de investigadores devem desvendar mistérios para impedir que deuses e criaturas conhecidas como Os Antigos como Cthulhu, Azathoth e outros (são 4 no total para o jogo base) entrem no nosso mundo trazendo o caos e destruição.

Ele pode ser jogado por 1 a 8 jogadores agindo cooperativamente, cada um no papel de um dos 12 investigadores que possuem atributos e habilidades específicas. Os atributos básicos são vida e sanidade e quando qualquer um desses chega a zero, o investigador morre ou enlouquece. Em ambos os casos o investigador está fora da jogada e a depender do momento do jogo é possível selecionar outro. Existem ainda os atributos Conhecimento, Influência, Observação, Força e Determinação. Cada um desses atributos são utilizados em testes no decorrer de todo o jogo. Além disso, cada investigador possui duas habilidades especiais, que são únicas a cada investigador e podem ajudar bastante no decorrer do jogo.
(Ficha de investigador)
O jogo é uma grande corrida contra o tempo, onde os investigadores devem desvendar 3 mistérios antes que o Marcador de Perdição chegue a 0 (no caso de Azathoth) e/ou as cartas do baralho do Mito cheguem ao fim. Outras possibilidades de derrota podem ser se todos os investigadores forem eliminados ou se alguma carta de mito determinar que os investigadores percam o jogo.
(Indicador de Perdição, tensão a cada turno)
Mecânicas básicas
O jogo tem como mecânicas básicas o card draw e a rolagem de dados. Cada turno é dividido em 3 fases: Fase de ação, Fase de Encontros e Fase de Mito.
(Os vários tipos de cartas de encontro, são muitas o que permite bastante rejogabilidade)
Fases do Jogo
Fase de ação: Cada investigador pode realizar duas ações, dentre elas viajar, descansar, trocar itens com outros investigadores, preparar-se para viagem, adquirir recursos da reserva ou realizar uma ação de componente. Nenhuma dessas ações pode ser realizada repetidamente, por exemplo, não é possível descansar duas vezes.
Nessa fase é importante calcular bem as ações, para viajar aos locais certos no tempo certo e quando necessário. Além de também se conseguir preciosos recursos que ajudam e muito os investigadores na luta contra os malignos antigos. Recursos como armas e aliados podem ser conseguidos através de testes de influência, esses recursos adicionam bônus nas rolagens de dados o que ajuda bastante na cruzada contra o mal. Uma vez que todos os investigadores realizaram suas ações, inicia-se a próxima fase.
(O tabuleiro é bem grande e exige boa estratégia para conseguir chegar aos lugares necessários)
Fase de Encontros: Nessa fase os investigadores lutam contra monstros ou resolvem uma carta de encontro ou realizam algum encontro especial relacionado ao espaço que ele se encontra. Um encontro especial por exemplo seria resolver um mistério ou rumor.
Nesses encontros, em geral, o jogador puxa uma carta de um dos decks correspondente ao local que ele se encontra e cada carta possui uma pequena história e é nessa hora que o jogo brilha na imersão. É interessante ter um grupo que entre no clima e torne a coisa mais divertida. Cada situação descrita na carta exige um teste de algum dos atributos Conhecimento, Influência, Observação, Força e Determinação. O teste é realizado jogando um número de dados referente ao valor do atributo na ficha de investigador. E para se ter um sucesso é necessário tirar 5 ou 6 (a não ser que esteja abençoado e nesse caso o 4 também conta como sucesso). Detalhe importante, os encontros são obrigatórios! Não é possível se abster de realizar um encontro.
(A constante tensão da rolagem de dados. Esses são dados que comprei a parte, são da Fantasy Flight.)
O Combate
Os combates são bem simples, os jogadores devem passar por dois testes, um de determinação e um de força. Nos dois testes, são comparados o número de sucessos (5 e 6 nos dados) com os valores de Horror e força do monstro. No caso do teste de horror, caso o número de sucessos no teste de determinação seja igual ou maior que o valor do horror, o investigador não perde nada, caso seja menor, o investigador perde sanidade igual a diferença do resultado.
No teste de força, se o número de sucessos for maior ou igual a força do monstro, o investigador não perde nenhuma vida e além disso o monstro perde vida igual ao número de sucessos.
(É preciso dois sucessos no teste de determinação para não sofrer perda de sanidade e pelo menos dois sucessos no teste de força para derrotar esse monstro)
Quando todos os investigadores finalizaram seus encontros, inicia-se a fase do mito.
A Revanche dos antigos
Fase de Mitos: Essa é a fase onde a coisa fica preta, é quando o mito revida através das cartas de mito, onde eventos aleatórios acontecem no mundo e que podem causar abertura de novos portais e consequentemente surgimento de monstros demoníacos, mover o presságio, causar dor e possível morte aos investigadores e todo tipo de coisas horríveis imagináveis e inimagináveis. A maioria das cartas são extremamente danosas ao grupo, mas existem cartas do modo fácil (com um desenho de gelo) que geralmente tem eventos mais light e dão uma colher de chá para os investigadores. Mas também existem as cartas difíceis que trazem um desafio maior ainda ao jogo (como se fosse necessário deixar o jogo ainda mais difícil).
(Cartas de mito que fazem parte do deck de mito e os vários níveis de dificuldade)
(Fichas dos Antigos. Os arautos do apocalipse!)
Considerações Finais
Eldritch Horror é um dos jogos mais difíceis e mais divertidos que já joguei. Ele não é para qualquer tipo de jogador ou grupo, e se você não lida muito bem com frustração esse não é o jogo para você. Já perdi a conta das vezes que bradei para o grupo: “Vamos ganhar!” e a próxima carta de mito simplesmente põe todo o plano a perder e tudo que sobra é dor, desespero e derrota
.
(Istambul já foi melhor frequentada)
O jogo exige uma coordenação grande entre os jogadores e deve realmente ser jogado cooperativamente para se alcançar o objetivo, não há espaço para quem quer jogar sozinho no grupo ou fora dos planos, o objetivo é comum e todos devem seguir em prol desse objetivo, ou então é impossível vencer (MESMO! Não é exagero). Os dados são extremamente cretinos e parecem conspirar sempre para que as coisas deem errado, como se já não bastasse toda a miséria e horror que cerca a vida dos investigadores! Mas essa é a grande graça do jogo e o faz ser uma experiência bem imersiva.
A imprevisibilidade é constante no jogo seja pela rolagem de dados, ou seja pela aleatoriedade das cartas, e isso mais uma vez pode ser bom ou ruim a depender do tipo de jogador. As cartas de condição e feitiços, por exemplo, tem sempre dois lados, existem várias cartas de uma mesma condição, por exemplo Dívida, mas cada carta dessa possui um efeito diferente. Uma dívida pode ser uma simples cobrança por um grupo de mafiosos até mesmo a venda da sua alma a uma entidade sombria. É uma mecânica muito inteligente e que traz alto grau de rejogabilidade.
(Mesma Condição, efeitos diferentes)
A escolha dos investigadores é muito importante, no meu grupo escolhemos os investigadores e mesmo assim perdemos bastante, mas há muitos grupos que escolhem investigadores aleatoriamente, o que pode trazer um desafio a mais.
O jogo tem MUITAS regras, e é importante estar bem informado sobre todas elas para evitar jogar errado, o jogo só funciona bem se as regras forem seguidas ao pé da letra. Mas uma vez aprendidas, nunca mais se esquece. Eu particularmente acredito que maioria das pessoas que dizem ganhar esse jogo é por causa de alguma regra jogada errada, especialmente quem é iniciante pois é um jogo realmente difícil e bastante dependente de sorte e estratégia de grupo.
Se você curte Lovecraft, imersão, tensão, rolagem de dados e imprevisibilidade, esse jogo é pra você! O tema é muito interessante e a diversão é garantida, além do jogo ser muito bonito, belos componentes e arte sensacional das cartas!
(Alguns dos muitos componentes do jogo)
(No dia que cansar dos Antigos do jogo base, as expansões trazem novos desafios)
Sobre o autor:
Luis Matheo mora em São Paulo, é nerd por natureza, sempre trabalhou com produtos de tecnologia e há pouco descobriu o universo dos board games o que se tornou um vício instatâneo e um dos principais hobbies, conseguindo inclusive viciar a esposa. Adora reunir os amigos para jogar regado a churrasco e cervejas.