CONTEXTO
Esse livro é ambientado do universo de tormenta, o maior cenário de RPG do país. Nele iremos assumir o papel de um aventureiro que recebe a missão de invadir a fortaleza de Khalifor, o coração da Aliança Negra para assim descobrir o plano de ataque contra o Reinado, apenas com essas informações o exército do Reinado terá alguma chance de vencer a batalha que se aproxima. Exatamente nessa trama envolvente e desafiadora que se passa nossa aventura.
O JOGO
Se você curte RPG esse livro-jogo com toda certeza é obrigação conhecer, a aventura é envolvente, imersiva e bem desafiadora. O livro deixa na mão do leitor várias decisões importantes e caminhos diferentes a tomar. Você pode decidir atacar ou dialogar, pode decidir explorar mais a cidade em busca de itens especiais, ou informações que ajudem ao longo da aventura, ou simplesmente ignorar e seguir seu caminho, o livro criar várias possibilidades de interação com NPCs que pode ser bastante proveitosa ou nem tanto, sempre deixando o leitor decidir o rumo da aventura contruindo assim uma história bastante sólida e com desafios reais.
Uma coisa que curti MUITO é a possibilidade de criação do seu personagem. Você pode escolher raça, classe e habilidades especiais, então você pode jogar como um humano guerreiro (ficha simples inicial), um Elfo mago que lança bolas de fogo e raios mágicos, ou até mesmo um minotauro ou Globin, no sistema de Tormenta é possível jogar com raças que são vistas como monstruosas, o sistema de testes e combate é baseado no 3D&T, porém mais simplificado pois aqui só temos dois atributos, FORÇA, que usamos para o combate ou testes propostos pelo livro onde se utiliza força física com o mover uma pedra pesada, e HABILIDADE que é usado apenas para testes como escalar um penhasco ou algo nesse sentido, além de pontos de vida indicando a vitalidade do herói e pontos de magia usado para ativar habilidades especiais do personagem ou usar magias mesmo (caso de MAGO ou CLÉRIGO) isso deixa cada forma de jogar única, você pode ser um MAGO que evita combates usando magia da invisibilidade, mas caso necessite atacar pode usar bolas de fogo e raios mágicos, ou um Minotauro Guerreiro, pouco habilidoso e que tenta resolver seus problemas com força bruta e partindo pro ataque. Pode também determinar a personalidade do personagem conforme o desenrolar da aventura, decidindo por exemplo ajudar alguns NPCs, como combater um grupo de globins ateando fogo em uma casa na floresta, ou simplesmente ignorar isso e seguir seu caminho como se nada tivesse acontecendo. Nesse jogo cada decisão é importante e reflete na aventura, ao decidir ajudar você pode receber um item mega importante que ajude na sua missão ou não receber nada e sair ferido do combate ficando assim mais fraco para os desafios futuros.
O livro é bastante desafiador e eu morri e tive que recomeçar SEIS vezes antes de vencer a aventura e mesmo assim na vez que venci dei duas “roubadinhas” e voltei atrás em duas decisões erradas que tomei e me levaram a morte inesperada, como ser enfeitiçado e adormecer para todo sempre. SIM isso pode acontecer. O leitor tem a clara sensação de estar realmente jogando um RPG com um mestre narrando a aventura, você rola dados para passar nos testes e vencer combates, anota itens achados pelo caminho, peças de ouro recebidas ou achadas nos corpos de monstros vencidos, vai em mercados para comprar itens novos, vai em estalagens para dormir e recuperar pontos de vida e pontos de magia, interage com NPCs com já foi citado, e até pode conseguir uma aliada que irá te auxiliar durante a aventura, ou seja tudo que acontece em uma típica aventura de RPG acontece aqui nesse livro, e como falei no início a historia é extremamente bem amarrada, interessante com acontecimentos inesperados e poucas formas de chegar até o final e viver como um glorioso herói de Arton, mas várias de morrer antes disso acontecer, como toda boa aventura de RPG o perigo é sempre eminente.
Outro ponto muito legal é que você tem oportunidade de conhecer sobre o mundo de Tormenta, no livro você será apresentado a uma Lefou, raça exclusiva desse mundo, geralmente um humano que foi tocado pela tormenta, a tempestade de sangue e demônios que ameaça o mundo de Arton, geralmente possui alguma mutação ou deformidade, e pode ser considerada uma aberração por alguns, e globins contructores, autômatos, uma fortaleza para ser explorada, combate contra um medusa, urso-coruja, entre muitos outros dependo das suas escolhas, e claro um desafio final contra o General Hobglobin gigante bastante difícil de vencer.
PONTOS POSITIVOS
· Experiência totalmente imersiva
· Desafios interessantes
· História muito bem contada
· Jogabilidade bem fácil de entender
PONTOS DE ATENÇÃO
· Pode afastar que não curte universo medieval
· Pode morrer de forma inesperada e precisa recomeçar a aventura
O QUE ACHEI?
Terminei a aventura com gostinho de quero mais, irei comprar os outros dois livros-jogos no universo de tormenta, me interessei também em conhecer outros livros da Jambo editora lançados na década de 70 ou 80 e que foram relançados agora, por valores que estão R$ 18 e R$ 50 reais vale muito a pena o investimento, esses de tormenta são de tamanho grande e proporcionam facilmente mais de 20 horas de diversão, afinal você irá morrer várias vezes antes de chegar ao final da aventura. Boa rejogabilidade pois cada vez que você jogar o livro ele ira proporcionar novas possibilidades, seja de escolhas diferentes de personagens e/ou caminhos a trilhar ou pela sorte nos dados, como eu falei joguei várias vezes. Uma as melhores experiências que tive com RPG, o fato de poder jogar a qualquer hora sem depender de grupo e nada além de 2 dados de seis faces, uma folha de papel e uma caneta é muito legal, tudo isso com uma traa super bem desenvolvida, personagens cativantes e interessantíssimos seja eles vilões ou neutros e uma boa dose de ação e aventuras em florestas, planícies e fortalezas. Recomendo fortemente a qualquer fã de RPG e fantasia medieval, e até mesmo para novatos ou quem quiser conhecer mais sobre esse universo, esse livro é uma excelente porta de entrada.