Prototipando 3- Antes da versão final

Olá pessoal!!!
Lá vamos nós recordamos mais um protótipo.
Este é o que antecedeu a versão final e veio em um período bastante complicado para os desenvolvedores.
Como tratado anteriormente (artigo "Prototipando 2"), tivemos diversas mudanças entre nosso protótipo inicial de cartolina até chegar ao realizado na esteira de bambu.
Regras revisadas, visual remodelado e equilíbrio entre os personagens. Tudo muito lindo e funcional, com direito a levar a eventos e escutar as opiniões de jogadores dos mais diversos tipos (ocasionais, hardcores e família).
Mas no final, surgiu um problema:
"Como torna o protótipo em algo comercial?"

Encontrar as peças não foi difícil já que tanto no Brasil quanto no exterior temos empresas que vendem este tipo de material com os mais diversos custos. Bastava estudar os valores e qualidades, selecionando a que mais se adequa-se a proposta.
Faltava uma base de artes mais sólida e para isso, pensamos na construção vetorial do mapa para que as artes e nomes dos territórios fossem todos assimétricos. Não tínhamos ninguém que pudesse confeccionar essas artes sem cobrar um valor, então buscamos por parentes e amigos.
Muito tempo foi gasto em discussões sobre a arte e no final, resolvemos tentar algo por conta, utilizando a ideia de sobreposição de layers de app como Photoshop e Illustrator.
Mas para atender o que gostaríamos, precisávamos ter uma base referencial.
Quais as nossas referências?
- Mapas Pires Reis
- Mapas dos Povos Indígenas
- Mapas Históricos
- Iconografia dos povos
- entre outros materiais.


E boardgames?
Tivemos inspirações em jogos como:
- Le Havre
- Risk: Revised Edition
- Catan
- entre outros.




Isso só demonstra que o jogo não surgiu do nada,as que houve um grande esforço para construir algo que atendesse ao tema lúdico proposto, mas que também fosse de fácil apreciação, além de rápida aprendizagem. Mas que também fosse algo que atendesse não somente a jogadores iniciantes, masque permitisse a construção de estratégias mais elaboradas conforme o andamento de uma partida.
Inclusive no fator rejogabilidade.
Esse é o principal motivo pelo qual cada personagem do jogo possui suas próprias ações, sendo únicas dele. E cada um tem um objetivo distinto, podendo inclusive a ter mais de um vencedor em uma partida.
Foi um período complicado este. Mas atravessamos as adversidades e tivemos de admitir algo:
"Era melhor contratar alguém especialista que pudesse realizar as artes