Alves de Lima::Primeiramente, parabéns pelo conteúdo publicado.
Mas vamos ao assunto que me veio a cabeça.
As regras permitem que a estratégia da fome seja aplicada e há meios de bloqueá-las com o esforço de todos os outros jogadores.
A questão que é se no ponto de vista ético é correto utilizar esta estratégia? Ainda mais com novos jogadores que nunca ouviram falar dela?
Eu nunca consegui usar esta estratégia pois sempre joguei Stone Age com novatos(1ª partida). Sentia que se fizesse estaria os enganando de alguma forma(afinal existe uma fase focada em alimentar os trabalhadores e que foi explicado antes da partida). Seria válido explicar esta estratégia antes do início da partida e como podemos bloqueá-la?
Bons pontos!
Na verdade, eu nem acho que precise de colaboração geral para derrubar a estratégia da fome. Não mais do que qualquer estratégia onde o cara fique muito focado em coisas específicas. Ninguém pode “correr solto” nesse jogo.
Se o jogo quisesse evitar a estratégia da fome, ele poderia exigir que o jogador gastasse todo seu estoque antes de perder os 10 pontos. O fato disso não existir me dá a entender que o designer aceita essa possibilidade sim
Quando você fala em ética, você está falando se, como o “líder” daquela tribo seria moralmente aceitável eu deixar todo mundo passando fome para garantir a glória do meu reinado para a posteridade? Ou você está falando de ética em relação aos demais jogadores, de fazer algo que beira o anti-jogo, tipo ficar fazendo rodízio de faltas longe da área no futebol pro adversário não jogar?
Vou responder o segundo caso primeiro: eu acho que cabe ao explicador levantar sim que essa é possibilidade válida no jogo, principalmente se ele gosta de utiliza-la. No meu caso específico, que não sou muito fã dessa estratégia, eu simplesmente deixaria a partida transcorrer. Se Alguém a descobrisse por conta própria, seria interessante ver como se desdobraria. Mas eu concordo que, sim, beira o “antijogo”.
Em relação ao tema do jogo em si, eu diria que explorar a população buscando crescimento e enriquecimento foi a política de diversos impérios na história da humanidade. É interessante que o jogo de alguma forma demonstre a eficácia dessa prática, por mais repugnante que seja aos nossos olhos.
Será que é muito diferente do que a China faz, mantendo sua moeda artificialmente baixa (e sua população mais pobre) para manter o comércio que tem?
Não vou cair na armadilha de tentar responder! Fica para a reflexão!
Obrigado pelo feedback e pelas perguntas!