Olá, eu sou Gabriel Ramirez, criador do jogo "Curandeiro".
2-5 Jogadores
45min aprox.
+7 idade
É um jogo abstrato de Gestão de Mão no qual os jogadores tem que jogar cartas seguindo três regras presentes na mesa, que vão mudando conforme os jogadores não conseguem cumpri-las. Ao invés de tentar pontuar, se joga para evitar perder pontos e no final do jogo quem tiver menos pontos negativos vence.
Atualmente é um protótipo na fase de teste (a arte não esta definida) e gostaria de disponibiliza-lo de graça para aqueles que queiram testa-lo em casa. Todo comentário ou feedback será muito apreciado.
Espero que gostem e qualquer dúvida me coloco a disposição.
Exemplo do jogo.
Os "tiles" de papelão são chamados de Malefícios, e cada um representa uma regra que os jogadores devem considerar para jogar suas cartas.
Nesta imagem, o primeiro é "Sempre símbolos iguais" e todas as cartas nele tem o mesmo símbolo (Fumaça).
O segundo malefício é "Sempre em ordem crescente" e as cartas vão sempre aumentando o número (1 é o menor e 7 o maior).
O último Malefício é "Sempre cores diferentes" e as cartas devem ser jogadas cumprindo a rotação de cores. Este Malefício é dos piores para quem não consegue cumpri-lo pois geralmente acaba acumulando muitas cartas, porém valendo muuuuitos pontos negativos.
A carta cinza no topo da pilha de descarte é a carta coringa que pode ser jogada em qualquer Malefício.
Se na sua mão tivesse um 4 de Fumaça Laranja, onde você o jogaria? E se fosse um 7 em vez de 4?
Aqui tem os outros Malefícios (menos um que foi incluído no P&P), cada um com um ícone que facilita memorizar sua regra.
Cada vez que a regra de um Malefício não é cumprida, o jogador que a quebrou pega tokens igual à quantidade de cartas acumuladas nesse Malefício e as coloca no seu saco.
Cada um desses tokens e um ponto negativo no final do jogo.
Embora a arte não seja a final, os símbolos fazem alusão às ferramentas que os Curandeiros usam para afastar os males. Alguns Malefícios são mais simples que outros, alguns permitem jogar de forma agressiva, alguns acabam acumulando cartas e causando pânico nos curandeiros que vem suas mãos diminuir turno após turno.
O jogo é fácil de aprender e bem intuitivo, mas depois de 5min em que você pegou a malícia, a decisão detrás de cada carta revela o encanto deste jogo.