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  3. Dúvida - O que faz um jogo ser "Legacy"

Dúvida - O que faz um jogo ser "Legacy"

  • avatar
    Heitor F04/08/20 20:16
    avatar
    Heitor F
    04/08/20 20:16
    115 mensagens MD

    Boa noite pessoal.

    Recentemente vejo que muitos estão usando a nomeclatura "Legacy" para o Gloomhaven e outros jogos.

    O que eu não entendi é o seguinte: o que faz um jogo ser considerado "Legacy" (além do título, claro)? Ele ter continuação em outras partidas ou o fato dele ser "consumível"?

    Me desculpem a pergunta, é que esse termo é novo pra mim.

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  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR04/08/20 20:23
    XANDAO13BR » 04/08/20 20:23

    Legacy é um conceito desenvolvido pelo designer Rob Daviau em que o jogo com um número finito de partidas, ligadas entre si por uma narrativa maior, geralmente uma campanha, terá durante elas mudanças irreversíveis conforme os acontecimentos e decisões dos jogadores, como uma forma de legado, a determinar os acontecimentos e decisões nas partidas seguintes. Estas mudanças podem ocorrer acrescentando, modificando ou excluindo regras ou componentes, de forma que não poderá ser desfeita ou repetida. A ideia é que os jogadores sintam o peso psicológico de suas decisões no jogo e tenham com isso uma experiência narrativa única. As mudanças em um jogo legacy são projetadas para serem permanentes, então é muito comum ser estabelecido como regra a inutilização dos componentes excluídos pela sua destruição, ou alterações irreversíveis em cartas ou no tabuleiro, o que vem a ser responsável pela grande resistência de muitos jogadores a encarar estes jogos.

    7
  • Luiz_1914
    269 mensagens MD
    avatar
    Luiz_191404/08/20 21:38
    Luiz_1914 » 04/08/20 21:38

    Amigo explicou perfeitamente.
    Eu digo por mim...grande resistência é pouco....eu não compraria um jogo por 10 reais se eu tivesse que "destruir" ele.

    Pelo que eu vi, o Maracaibo tem um legacy que não teremos esse problema absurdo, na minha opinião.

    Podem dizer..."ah..mas legacy vc joga trocentas partidas, qual jogo que vc jogaria tantas partidas e tal...". Meu amigo, não interessa, não vou inutilizar/ rasgar ou o que quer que seja de um jogo que eu comprei. Nem se fosse de um amigo, jogando junto e tal....não consigo me conformar que os designer não consigam inventar uma forma que não seja alterar definitivamente o jogo. 

    Não estou reclamando do jogo em si.....esses legacy parecem ser muito legais, jogar com uma galera uma campanha, como nos bons tempos de RPG de mesa...o que me incomoda é a destruição/ alteração definitiva. Puts, cria um APP onde vc salva as mudanças, e com tiles mude o tabuleiro, por exemplo.... 
    Do meu bolso não sai um centavo pra esse tipo de jogo.

    Rasgar carta, meter adesivo no mapa...nem a pau.

    Aí vc quer jogar de novo, com outros amigos....e como é que faz?? Fica olhando a caixa com o jogo usado e compra outro??? Pra mim, um conceito que não faz o mínimo sentido.

    3
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas04/08/20 22:09
    RFreitas » 04/08/20 22:09

    Luiz_1914::Amigo explicou perfeitamente.
    Eu digo por mim...grande resistência é pouco....eu não compraria um jogo por 10 reais se eu tivesse que "destruir" ele.

    Pelo que eu vi, o Maracaibo tem um legacy que não teremos esse problema absurdo, na minha opinião.

    Podem dizer..."ah..mas legacy vc joga trocentas partidas, qual jogo que vc jogaria tantas partidas e tal...". Meu amigo, não interessa, não vou inutilizar/ rasgar ou o que quer que seja de um jogo que eu comprei. Nem se fosse de um amigo, jogando junto e tal....não consigo me conformar que os designer não consigam inventar uma forma que não seja alterar definitivamente o jogo. 

    Não estou reclamando do jogo em si.....esses legacy parecem ser muito legais, jogar com uma galera uma campanha, como nos bons tempos de RPG de mesa...o que me incomoda é a destruição/ alteração definitiva. Puts, cria um APP onde vc salva as mudanças, e com tiles mude o tabuleiro, por exemplo.... 
    Do meu bolso não sai um centavo pra esse tipo de jogo.

    Rasgar carta, meter adesivo no mapa...nem a pau.

    Aí vc quer jogar de novo, com outros amigos....e como é que faz?? Fica olhando a caixa com o jogo usado e compra outro??? Pra mim, um conceito que não faz o mínimo sentido.

    Não encaro legacies porque meu grupo e eu gostamos de alternar jogos. Não somos muito de repetir com frequência.
    Digo isso porque tenho duas considerações a somar quanto a esse raciocínio -  que é diferente do meu, mas chega no mesmo resultado: 
    1) Há, no entanto, gente que achou o máximo a ideia e se sentiu realmente atraída pela ideia de fazer uma mudança permanente, irreversível, com consequência; e
    2) Isso faz muito mais sentido no preço de origem dos jogos legacy, em que cada jogo são alguns dólares, menos de cem. Aqui, pra nós, um jogo é caríssimo. Mas lá não, não é problema algum comprar uma nova cópia. Lá nem sleevar faz tanto sentido quanto faz pra nós.

    1
  • gabriel
    1458 mensagens MD
    avatar
    gabriel04/08/20 22:11
    gabriel » 04/08/20 22:11

    Luiz_1914::o que me incomoda é a destruição/ alteração definitiva. Puts, cria um APP onde vc salva as mudanças, e com tiles mude o tabuleiro, por exemplo.... 

    Rasgar carta, meter adesivo no mapa...nem a pau.


    A resposta está aqui:
    XANDAO13BR::A ideia é que os jogadores sintam o peso psicológico de suas decisões no jogo e tenham com isso uma experiência narrativa única.


    Eu não me sinto atraído pela idéia dos jogos Legacy, mas é necessário entender o produto antes de criticá-lo. Como já vi em algumas discussões no BGG, os jogos legacy devem ser vistos como um produto à parte, ou quase como um serviço. Não se enquadram junto com os outros jogos de tabuleiro. É como assistir a uma peça de teatro ou ver um filme. Você paga pela experiência e é ela que você vai levar consigo. Ela é finita.

    A idéia de colocar adesivos removíveis ou não rasgar cartas e apenas fingir que elas não existem mata a experiência pretendida pelo designer. Se não quer legacy, não tem problema. Ninguém é obrigado a comprar. Eu não compro e nem pretendo. Mas tem que entender que é assim que funciona. Se não for assim, não é legacy.

    Reclamar de modificações permanentes nos legacies é como reclamar de mover cubos nos euros. Basta entender que, se não é do seu gosto, tem milhões de outras opções. 

    3
  • Rhapsody
    1639 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody04/08/20 22:33
    Rhapsody » 04/08/20 22:33

    Existem legacy que não tem alteração de componentes tipo T.I.M.E. Stories, que acaba sendo um legacy porque você já vai saber resolver o mistério se jogar novamente.

    0
  • gabriel
    1458 mensagens MD
    avatar
    gabriel04/08/20 22:51
    gabriel » 04/08/20 22:51

    Rhapsody::Existem legacy que não tem alteração de componentes tipo T.I.M.E. Stories, que acaba sendo um legacy porque você já vai saber resolver o mistério se jogar novamente.

    Aí é campanha.

    3
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR04/08/20 23:25
    XANDAO13BR » 04/08/20 23:25

    Rhapsody::Existem legacy que não tem alteração de componentes tipo T.I.M.E. Stories, que acaba sendo um legacy porque você já vai saber resolver o mistério se jogar novamente.

    Jogos que se exaurem em uma ou poucas partidas, como o jogos da linha Exit, por exemplo, e que depois ficam imprestáveis para serem jogados novamente porque a surpresa é o seu cerne, não se confundem  como jogos Legacy, já que não deixam um "legado" para a continuidade da campanha.
    Jogos Legacy se baseiam em duas ideias: 1) a impossibilidade de retornar a uma situação anterior à decisão, e, 2) lidar com as consequências desta decisão nas partidas seguintes.

    4
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro05/08/20 01:11
    butilheiro » 05/08/20 01:11

    Uma coisa que acho importante dizer: MARACAIBO NÃO É LEGACY! Não há qualquer alteração no jogo em temos de "consumir" itens. O que o jogo tem é uma mera campanha. Você pode jogar o jogo inclusive totalmente fora desta campanha com amigos que estejam aprendendo o jogo e continuar a campanha com seu outro grupo.

    Só complementando à excelente resposta do Xandão, existe um segundo termo que vem sendo utilizado que é o do "unlock content", que são jogos em que você tem um conteúdo que vem secreto e vai abrir esse conteúdo quando o jogo te pedir. Mas isso não faz com que você precise fazer qualquer alteração no jogo em si para jogar. Como no caso da expansão do Scythe, Rise of Fenris, em que o conteúdo é revelado ao longo da campanha, mas você não "consome" ou altera ou estraga nada no seu jogo e pode inclusive rejogar a campanha. Esse termo muitas vezes é chamado de "green legacy", porque seria um legacy que não danifica o jogo a ponto de ele se tornar lixo após a sua campanha. Nem mesmo isso acontece no Maracaibo porque você já vê todo do conteúdo do jogo quando abre a caixa e faz o unpunch do jogo.

    Vale também lembrar que nem todo legacy tem campanhas. O primeiro jogo legacy, o Risk Legacy, não tinha uma campanha que precisava do compromisso dos jogadores em sempre se reunir para continuar. Jogos mais recentes como o Werewolf Legacy também não são vinculados à uma campanha.

    O que, aliás, me lembra que no Maracaibo o manual sugere que você pode jogar a campanha sem precisar ser com as mesmas pessoas sempre, porque você não leva absolutamente nada, a não ser a própria história, entre uma partida e outra. Mas é claro que é bem mais legal jogar com as mesmas pessoas que vão acompanhando as reviravoltas da história, que são muitas. Tá bem bacana de jogar, já estamos na missão 7 ou 8 por aqui.

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  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro05/08/20 01:15
    butilheiro » 05/08/20 01:15

    GabrielAlmeida::
    Rhapsody::Existem legacy que não tem alteração de componentes tipo T.I.M.E. Stories, que acaba sendo um legacy porque você já vai saber resolver o mistério se jogar novamente.

    Aí é campanha.

    Nem campanha é no caso do T.I.M.E. Stories, porque você joga um único caso dentro da caixa, depois ela é inútil porque você já sabe o final, porém você pode vender a caixa pra outra pessoa, pois não houve qualquer alteração do conteúdo. É diferente da série The EXIT, que são sim jogos legacy, pois você danifica os componentes para finalizar as charadas e o jogo então, depois de jogado, se torna inútil.

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