Fala jovem! Várias questões podem influenciar nesse desgaste, desde o cuidado individual do grupo que joga, passando por acomodação, até umidade de onde mora e superfície onde ficam os Tiles durante o jogo (madeira, tecido algodão, tecido sintético etc). Vou passar a experiência que tive aqui e espero que possa ajudar um pouco.
Há 5 anos adquiri um Carcassonne que ainda está na coleção. Ele veio com a expansão O Rio em uma folha separada. Então, como tinha uma lata de verniz marítimo transparente em casa, resolvi passar em algumas peças, sem diluir. Caso conservasse mais os Tiles, ia passar nas outras também. Acabou que usei o verniz em outros projetos e mesmo 5 anos depois ainda não fiz esse procedimento com as outras peças. Nesse meio tempo, acabei usando esse jogo como Gateway pra algumas pessoas, o que fez com que todo "tipo de jogador" usasse as peças.
Confesso que não aconteceu de nenhum jogo (tenho ou tive) chegar a abrir/afastar os cantos assim, mas sempre procuro usar superfícies menos abrasivas, com menos atrito e sem arrastar os Tiles. Também não testei outros tipos de verniz, mais líquidos, diluídos ou em spray.
Então, deixando de enrolação, vamos ao resultado depois de 5 anos:
> A expansão O Rio já era naturalmente mais escura, então o verniz não influenciou na cor (lembrando, verniz marítimo transparente);
> Os locais onde passa o Verniz com certeza ficarão mais conservados, pq tem uma capa que demora muito mais a desgastar;
> Peças sem Verniz já apresentam desgaste por causa do atrito com outras peças;
> Mesmo depois de 5 anos, nenhuma das peças ficou amarelada;
> Por fazer uma película, as peças vão ficar com reflexo, quando colocadas contra a luz;

Não me incomoda, mas vai ter reflexo quando o jogo ficar contra a luz

Aqui uma visão apenas das peças que não tem verniz, pra observar melhor o desgaste nos cantos

Maior parte das vezes foi jogado com a expansão. Os cantos ainda estão conservados

Não umidificou as peças quando passei, mas dá pra ver as partes onde a impressão é colada sobre o papelão.
Não houve quase nenhuma influencia nas laterais e os fundos de nenhuma peças tem verniz.
Enfim, agora que minha esposa entrou no hobby e a coleção tá aumentando, estou pensando nessas formas de conservação também. De qualquer forma, dá pra ter uma ideia de como o verniz conserva e parece uma opção melhor q o Durex citado acima, que pode danificar as peças se descolar ou amarelar com o tempo.
Espero ter ajudado. Bons jogos!