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  • avatar
    Stylnox29/07/20 04:08
    avatar
    Stylnox
    29/07/20 04:08
    34 mensagens MD

    Fala pessoal.  Estou lendo o manual e gerou uma dúvida:
    Nas fases que tenho que cumprir os pedidos da coroa,  tem o token de pagar dinheiro pra ganhar pontos de vitória. E pensando nisso surgiu a dúvida; - para ganhar pontos nas rotas de mercado,  de escolher até 3 navios,  eu tenho que retirar da rota cada navio escolhido? A pergunta serve tb para os navios nas expedições.  E no pedido da coroa de influência das famílias eu descarto os favores escolhidos?

    1
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  • gabriel
    1509 mensagens MD
    avatar
    gabriel29/07/20 09:51
    gabriel » 29/07/20 09:51

    Creio que a especialista linezinhah saiba ajudar

    1
  • Flababoo
    380 mensagens MD
    avatar
    Flababoo29/07/20 10:03
    Flababoo » 29/07/20 10:03

    Stylnox::Fala pessoal.  Estou lendo o manual e gerou uma dúvida:
    Nas fases que tenho que cumprir os pedidos da coroa,  tem o token de pagar dinheiro pra ganhar pontos de vitória. E pensando nisso surgiu a dúvida; - para ganhar pontos nas rotas de mercado,  de escolher até 3 navios,  eu tenho que retirar da rota cada navio escolhido? A pergunta serve tb para os navios nas expedições.  E no pedido da coroa de influência das famílias eu descarto os favores escolhidos?

    Não descarta, os navios permanecem onde estão, tanto para os navios no mercado quanto os que estão nas colonias. O único pedido da coroa que necessita descartar algo é o de dinheiro mesmo.

    2
  • Stylnox
    34 mensagens MD
    avatar
    Stylnox29/07/20 10:09
    Stylnox » 29/07/20 10:09

    Muito obrigado 

    0
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah29/07/20 10:40
    linezinhah » 29/07/20 10:40

    GabrielAlmeida::Creio que a especialista linezinhah saiba ajudar


    Hehehehe... obrigada pelo posto de especialista, mas é só amor pelo jogo hahaha.

    Respondendo o colega de forma resumida: Não para todas as perguntas.

    Justificativa temática e longa: Apenas o token de dinheiro que você vai ter que entregar o dinheiro para ganhar a pontuação. Imagine da seguinte forma, o Rei pediu uma missão a você, de levar 3 navios ao mercado e para isso acontecer você vai precisar construir o navio (madeira gasta) e levar suprimentos (recursos gastos). Em troca disso você recebe o dinheiro pela "mercadoria vendida". E você acabou de criar um posto comercial lá... puff... missão do Rei completa. Ele não pediu pra trazer de volta o navio.

    Tematicamente falando seria algo assim pra justificar o navio e recursos gastos.

    No caso das cidades, eu vejo como sendo uma visita em busca de apoio ao Rei. Mas eles também não precisam voltar para a reserva. É como se eles estivessem conquistando os corações da cidade em prol da Coroa.

    Já no caso das influências (ao meu ver a missão mais chata) entendo que seja uma forma do Rei pedir apoio das famílias nobres, por isso elas não podem ter sido usadas (o que na maioria das vezes é uma decisão difícil de manter rs).

    Agora o dinheiro é outra história, pois vejo como o Rei cobrando algum imposto, por isso há o pagamento.


    Obs.: Um detalhe importante, se eu não estiver errada, para o caso dos navios, no mercado ou colônia, é que 1 vez por turno (o uso do dado na minha concepção) você pode fazer com que 1 barco mude de lugar, sem precisar pagar uma nova madeira, mas ainda assim é necessário pagar os recursos do local novo.

    1
  • Flababoo
    380 mensagens MD
    avatar
    Flababoo29/07/20 11:53
    Flababoo » 29/07/20 11:53

    linezinhah::
    Respondendo o colega de forma resumida: Não para todas as perguntas.

    Justificativa temática e longa: Apenas o token de dinheiro que você vai ter que entregar o dinheiro para ganhar a pontuação. Imagine da seguinte forma, o Rei pediu uma missão a você, de levar 3 navios ao mercado e para isso acontecer você vai precisar construir o navio (madeira gasta) e levar suprimentos (recursos gastos). Em troca disso você recebe o dinheiro pela "mercadoria vendida". E você acabou de criar um posto comercial lá... puff... missão do Rei completa. Ele não pediu pra trazer de volta o navio.

    Tematicamente falando seria algo assim pra justificar o navio e recursos gastos. 

    No caso das cidades, eu vejo como sendo uma visita em busca de apoio ao Rei. Mas eles também não precisam voltar para a reserva. É como se eles estivessem conquistando os corações da cidade em prol da Coroa.

    Já no caso das influências (ao meu ver a missão mais chata) entendo que seja uma forma do Rei pedir apoio das famílias nobres, por isso elas não podem ter sido usadas (o que na maioria das vezes é uma decisão difícil de manter rs).

    Agora o dinheiro é outra história, pois vejo como o Rei cobrando algum imposto, por isso há o pagamento.

    Parabéns pela explicação temática, Madeira também é um dos jogos que mais gosto, talvez não o Top1 mas tá em algum lugar no meu Top5 com ctz, hehehe

    Sempre que tenho que ensinar eu tento encaixar o tema o máximo possível, e ao contrário que alguns pensam ele tem um tema bem presente apesar de ser um euro pesado. Inclusive os designers, principalmente o Nuno, são bem ativos no BGG, e sempre respondem as duvidas sobre os seus títulos no lá no forum.

    Quando li sua explicação temática lembrei de um tópico que li faz tempo no BGG, o Nuno explicando alguns pontos temáticos do jogo, bem interessante por sinal:
    https://boardgamegeek.com/thread/1094321/few-questions-regarding-how-mechanics-relate-theme  (só achei esta mas deve ter outras lá no meio)

    linezinhah::
    Obs.: Um detalhe importante, se eu não estiver errada, para o caso dos navios, no mercado ou colônia, é que 1 vez por turno (o uso do dado na minha concepção) você pode fazer com que 1 barco mude de lugar, sem precisar pagar uma nova madeira, mas ainda assim é necessário pagar os recursos do local novo.

    Não sei se entendi essa 'Obs', você está se referindo ao uso do dado na ação Comandante? Ou ao utilizar a ação do Navegador (tile da guilda vermelha)?

    1
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah29/07/20 12:01
    linezinhah » 29/07/20 12:01

    Flababoo::
    linezinhah::
    Respondendo o colega de forma resumida: Não para todas as perguntas.

    Justificativa temática e longa: Apenas o token de dinheiro que você vai ter que entregar o dinheiro para ganhar a pontuação. Imagine da seguinte forma, o Rei pediu uma missão a você, de levar 3 navios ao mercado e para isso acontecer você vai precisar construir o navio (madeira gasta) e levar suprimentos (recursos gastos). Em troca disso você recebe o dinheiro pela "mercadoria vendida". E você acabou de criar um posto comercial lá... puff... missão do Rei completa. Ele não pediu pra trazer de volta o navio.

    Tematicamente falando seria algo assim pra justificar o navio e recursos gastos. 

    No caso das cidades, eu vejo como sendo uma visita em busca de apoio ao Rei. Mas eles também não precisam voltar para a reserva. É como se eles estivessem conquistando os corações da cidade em prol da Coroa.

    Já no caso das influências (ao meu ver a missão mais chata) entendo que seja uma forma do Rei pedir apoio das famílias nobres, por isso elas não podem ter sido usadas (o que na maioria das vezes é uma decisão difícil de manter rs).

    Agora o dinheiro é outra história, pois vejo como o Rei cobrando algum imposto, por isso há o pagamento.

    Parabéns pela explicação temática, Madeira também é um dos jogos que mais gosto, talvez não o Top1 mas tá em algum lugar no meu Top5 com ctz, hehehe

    Sempre que tenho que ensinar eu tento encaixar o tema o máximo possível, e ao contrário que alguns pensam ele tem um tema bem presente apesar de ser um euro pesado. Inclusive os designers, principalmente o Nuno, são bem ativos no BGG, e sempre respondem as duvidas sobre os seus títulos no lá no forum.

    Quando li sua explicação temática lembrei de um tópico que li faz tempo no BGG, o Nuno explicando alguns pontos do temáticos do jogo, bem interessante por sinal:
    https://boardgamegeek.com/thread/1094321/few-questions-regarding-how-mechanics-relate-theme  (só achei esta mas deve ter outras lá no meio)




    linezinhah::
    Obs.: Um detalhe importante, se eu não estiver errada, para o caso dos navios, no mercado ou colônia, é que 1 vez por turno (o uso do dado na minha concepção) você pode fazer com que 1 barco mude de lugar, sem precisar pagar uma nova madeira, mas ainda assim é necessário pagar os recursos do local novo.

    Não sei se entendi essa 'Obs', você está se referindo ao uso do dado na ação Comandante? Ou ao utilizar a ação do Navegador (tile da guilda vermelha)?


    hehehe obrigada.

    Sim, quase todos nossos jogos são temáticos, mas isso cabe a visão de cada um. Muitos reclamam do Madeira, mas se você olhar como um euro de pegar recurso e gastar recurso vai ser zero temática, mas tem um objetivo pelo qual o designer colocou o requisito de uma madeira no navio e um recurso específico, além de pagar madeira toda rodada, como se fosse uma manutenção do casco.

    Exemplo disso é o Terraforming Mars para meu esposo, que considera zero temática no jogo mas adora jogar, pelo simples fato do combo que as cartas permitem. Fora isso poderia ser Terraformando um Pudim que pra ele daria no mesmo.

    Em casa vejo o link do bgg, mas meu esposo já conversou com o Nuno e ele é muito gente fina. Inclusive ele perturbou por uma versão deluxe assim que compramos o jogo e já sabíamos que tinha algo vindo antes do KS rs.


    Com relação a minha observação. Essa ação de mover o barco pode ser feita tanto pela ação do comandante quanto pelo nobre da guilda vermelha. Só coloquei como observação o fato de ser só uma vez por turno, pois já vi gente jogando que podia fazer até duas ações, aí o malandro ia para um lugar, pegava a bonificação e voltava pro mesmo lugar pra segurar a pontuação. Nós mesmos erramos no início com isso.

    1
  • Flababoo
    380 mensagens MD
    avatar
    Flababoo29/07/20 12:21
    Flababoo » 29/07/20 12:21

    linezinhah::
    hehehe obrigada.

    Sim, quase todos nossos jogos são temáticos, mas isso cabe a visão de cada um. Muitos reclamam do Madeira, mas se você olhar como um euro de pegar recurso e gastar recurso vai ser zero temática, mas tem um objetivo pelo qual o designer colocou o requisito de uma madeira no navio e um recurso específico, além de pagar madeira toda rodada, como se fosse uma manutenção do casco.

    Em casa vejo o link do bgg, mas meu esposo já conversou com o Nuno e ele é muito gente fina. Inclusive ele perturbou por uma versão deluxe assim que compramos o jogo e já sabíamos que tinha algo vindo antes do KS rs.


    Com relação a minha observação. Essa ação de mover o barco pode ser feita tanto pela ação do comandante quanto pelo nobre da guilda vermelha. Só coloquei como observação o fato de ser só uma vez por turno, pois já vi gente jogando que podia fazer até duas ações, aí o malandro ia para um lugar, pegava a bonificação e voltava pro mesmo lugar pra segurar a pontuação. Nós mesmos erramos no início com isso.

    Concordo, tem gente que abstrai o tema completamente. Sobre os navios eu explico assim também (o manual tem alguns dizeres temáticos bem legal)

    Certa vez meu Madeira sofreu um ataque canino, o cachorro do meu amigo @jmarques pulou na mesa e literalmente mastigou um token de pedido da coroa, ou seja, era único. Conversei com o Nuno pelo facebook, muito gente boa, e eles mandaram reposição sem cobrar absolutamente nada, chegou em menos de 15 dias e ainda mandaram uma balinha de brinde hehe.

    Também já garanti meu Deluxe, alguns anos no hobby e nunca entrei em nenhum KS (pelos valores, imposto etc), mas esse eu não deixei passar de jeito nenhum, haha.

    Agora entendi sua obs... Sim o Comandante permite mover até 2 navios diferentes, mas o Navegador permite mover 1 navio, mas é possível combar os dois sim, usa o comandante e depois o navegador (ou vice-versa) move pra um lugar e depois volta, contanto que tenha todos os recursos claro. 
    Jogão!!

    3
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