Olá pessoal!
Visando demonstrar como funciona o jogo, trago uma rodada simulada:
Novo Mundo: O Jogo da Colonização da América
1. Todos os captam recursos (ouro (A) e subsistência (B)) conforme a tabela de início do jogo.
2. Todos os jogadores jogam o dado e definem a ordem da rodada pela pontuação de seus dados (do maior para o menor). Os valores apresentados foram: 6 para os colonos; 4 para os indígenas, 3 para a Coroa e 2 para os escravos. Desta forma, os Colonos iniciam a rodada, seguido dos indígenas, Coroa e finaliza a rodada com os Escravos.
3. Como a rodada começa com os colonos, ele escolhe realizar uma jogada de Ataque. Anuncia que vai atacar do território “São Vicente” para o “Tupi-guarani”. Gasta um recurso B e joga o dado, tirando 5. O jogador com os indígenas joga o dado e tira 6.
4. Tendo perdido a tentativa, agora não pode atacar de “São Vicente”. Portanto, escolhe atacar o mesmo território “Tupi-Guarani” partindo de “São Sebastião do Rio de Janeiro”. Paga outro recurso B e lança o dado, tirando 4. Os indígenas jogam o dado e tiram 2. Então o jogador indígena retira a peça vermelha do tabuleiro e o jogador colono coloca uma peça branca de seu saco de peças no lugar.
5. O jogador colono decide agora comprar escravos. Paga 1 recurso A para o jogador coroa, que lhe dá os dois escravos que tinha para vender.
6. O colono encerra o seu turno, colocando um escravo no território “Tupi-guarani”. Termina a rodada com 1 recurso A e 2 recursos B.
7. Sendo a vez dos indígenas, eles decidem tentar retomar o território “Tupi-Guarani”, atacando do “Cariri”. Paga um recurso B e lança o dado, tirando 2. O colono joga o dado e tira 4.
8. Desta forma, o jogador indígena desiste e decide atacar “Hispaniola” usando a ação Confederação, partindo dos “Astecas”, “Maias” e “Karib”. Paga 2 recursos B (um do ataque e outro da confederação). Joga o dado e tira 4, ao qual é somado o bônus +1. Por que o colono tira 4, ele perde o território. Tira sua peça branca (a peça preta volta para o saco do jogador escravo) e os indígenas colocam uma peça vermelha, passando o turno. Tem agora 3 recursos B.
9. Sendo a vez do jogador Coroa, ele decide Capturar escravos. Paga um recurso B e lança o dado contra o jogador escravo. Tira 3. Os escravos tiram 2, sendo obrigados a fornecer duas peças pretas diretamente do seu saco de peças à Coroa.
10. A Coroa gasta outro recurso B e tenta Cobrar Impostos dos colonos. Lança o dado e tira 5. O colono tira 3. Então o jogador colono se vê obrigado a dar o seu ouro restante à coroa.
11. Então a Coroa tenta Atacar via mar, o território “Inca”. Paga os dois recursos B que lhe restam (um para ataque normal e outro por ser uma região produtora de recursos A, o que lhe fornece maior proteção). Lança o dado e tira 3. Os indígenas jogam o seu dado e tira o mesmo número, mas têm um bônus de +1, derrotando a coroa. O jogador Coroa encerra a sua vez.
12. É a vez do jogador dos Escravos. Eles escolhem usar a ação Revolta na “Colônias Inglesas do Norte” contra os Colonos. Gastam um recurso tipo B e lançam o dado, tirando 2. Os colonos, em contrapartida, lançam seu dado e tiram 1. Ao invés de retirar a peça preta do tabuleiro e colocar no saco de peças, decide formar um Quilombo. Pagam outro recurso B, lançam o dado e tiram 6 no teste de criação de Quilombo (valor igual ou superior a 4). Então os colonos retiram sua peça branca e o jogador escravo coloca a peça marrom de Quilombo, que fornecerá bônus de +1 para Revolta para os territórios do “Canadá Francês” e de “Colônias Inglesas do Sul”. Isso o aproxima de seu objetivo ( que é construir 4 Quilombos). Deste modo o jogador encerra seu turno.
13. Terminada a rodada anterior, é hora de captação de recursos da segunda rodada, que serão somados aos que restaram da rodada anterior. Para isso, usa a tabela de Captação de Recursos:
Os colonos têm 9 territórios com escravos anexados, sendo dois deles tipo A. Capta então 2 recursos A e 2 recursos B.
Os indígenas têm o mesmo número de territórios que iniciou (26), sendo 3 deles tipo A. Portanto, capta 9 recursos B (6 do territórios B e 3 dos territórios A, já que para os indígenas não captam recursos do tipo A).
A coroa não pega recursos do território porque não conquistou nenhum.
Os escravos captam 2 recursos que lhe são devidos: 1 do numero de territórios em que teve sucesso a realização da ação Revolta na rodada (1 território), e mais 1 do território que sedia o quilombo enquanto este permanece no jogo (total de 2 recursos B).
14. Então, recomeça-se a rodada através da definição da ordem de jogo pela jogada de dados.
Viram como pode ser bastante divertida as interações entre os jogadores.
Até a próxima.