Eugênio::Boa noite, queria tirar uma dúvida sobre o "Buraco" ... Ontem estava jogando e aconteceu algo que nn havia acontecido ainda comigo ... Os adversários tinham pegado o morto e estavam querendo bater para acabar o jogo ... Nesse momento minha parceira pegou o morto mais não desfrutou do morto ... Quando chegou a minha vez, preferi bater antes mesmo da minha parceira usar o morto .... Para meus adversários não descerem oque tinham na mão ... Como minha parceira não usou o morto ... Paguei ele !!! Minha dúvida é se eu poderia bater sem minha parceira ter usado o morto ... ?
Como é um negócio de varia de região para região, a minha resposta pode ser diferente da dos outros, mas na variante que eu jogava podia sim. Talvez não pudesse bater sem pegar o morto, mas sem usar era possível.
.
Adorei o texto. Faz tempo que eu não jogo e esqueci parte das regras, mas na região do vale do Paraíba, no interior de SP, as características eram:
Havia duas variantes, canastra e buraco (apesar de eu não me lembrar da diferença entre elas)
2 é curinga
A sequência não podia começar pelo ás, que ia sempre após o k (e há dois motivos para isso, mais adiante)
Compra justificada
Acredito que em uma variante podia bater com canastra suja, e outra só com limpa
Qualquer trinca valia, a partir do 4
Não existe canastra de mil pontos
Não é possível ver o lixo
Em duplas ou individual
E uma diferença que não vi citada no texto:
O três vermelho vale pontos a mais e deve descer à parte de sequências. Ficar na mão com ele quando o jogo é batido implica em penalidade.
O três preto sempre penaliza, por isso o melhor é baixá-lo primeiro.
Quanto se desce o três vermelho, deve-se comprar uma carta do monte "pelo três", para em seguida comprar o lixo ou outra carta do monte "pela vez".
Os valores são: 10 por cada carta em sequência; 100 pela canastra suja; acredito que duzentos pela limpa; 100 por cada três vermelho; 100 pela batida; -10 por cartas na mão; -100 por três preto na mão; -100 por três vermelho sem baixar; -100 por não pegar o morto; -100 por não ter nenhuma canastra.
Interessante, não vi o três citado. Em nenhuma fonte ele apareceu?