Por Björn Hansson
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1426388/game-makes-area-control-fans-happy-and-swedes-gigg
Introdução
Ao contrário do que a tampa da caixa possa parecer,
Dolmen é um jogo de controle de área abstrato.
Pronto. A linha acima provavelmente é o suficiente para fazer com que alguns jogadores fujam dele. Ainda mais para aqueles crentes que o jogo é sobre pastos verdes cheios de orcs de plástico e um monte de dados.
Se você é um dos poucos que continuam a leitura deste review, eu digo parabéns, você encontrou um jogo incrível!
Quando você abrir a caixa
À primeira vista, a única coisa que diferencia
Dolmen da maioria dos jogos abstratos é a beleza gráfica do tabuleiro de jogo. É uma obra de arte impressionante. Não que isso seja relevante para a maioria dos jogadores, mas talvez você queira chamar seus amigos para dar uma olhada nele.
Jogabilidade
No seu turno, você pode fazer uma de três coisas. Colocar um meeple, mover um meeple ou remover um meeple. Fácil assim. Toda vez que você mover um meeple, você colocará uma pedra da sua cor no local onde você estava. O objetivo é o de adquirir a maioria das pedras em torno de cada área. No entanto, não é suficiente colocar sua própria pedra. A maioridade não é verificada até que haja pedras de pelo menos duas cores em uma área. Com duas cores presente e com uma maioria estabelecida um jogador coloca seu "Dolmen" no centro dessa área.
Os Dolmens têm valores diferentes e eles pontuarão no final do jogo conforme as áreas que estiverem.
Se outro jogador depois cancela sua maioria, criando um equilíbrio, esse jogador terá de colocar seu Dolmen debaixo de sua pedra. E se um jogador causa, em seguida, uma outra situação de maioria, ele ou ela colocarão seu Dolmen no topo da pilha.
Os jogadores começam o jogo com cinco pontos de vitória. Os pontos não são computados até o final do jogo, no entanto, um jogador pode optar por mover um meeple sem colocar uma pedra, por um custo de um Ponto de Vitória. Quando e onde utilizar esta opção é a chave fundamental do jogo.
Final do jogo e pontuação
O jogo termina quando um jogador colocar todos os seus Dolmens. Cada pilha de Dolmen são então pontuadas. O valor do Dolmen em cima de cada pilha é multiplicado com o valor impresso da área no tabuleiro de jogo. O segundo Dolmen mais elevado na pilha tem o seu valor reduzido por um e é então multiplicado da mesma maneira. Ganha o jogador com mais pontos.
Minhas considerações
Dolmen é um jogo brilhante. Ele tem regras muito simples, utiliza uma mecânica familiar e consegue enriquecê-la com alguns ajustes. Torna-se um jogo profundo e estratégico onde você tem que ler vários movimentos adiante. O seu brilho deve-se ao fato de que não é um jogo de informação perfeita. Você deve tentar usar os valores escondidos de seus Dolmens para tirar vantagem. Talvez enganar seu oponente em pensar que você está investindo fortemente em uma área, fazendo com que ele faça de tudo para o impedir, quando na verdade você está focando uma área perto.
Muitas vezes eu me pego pensando em
Go ao jogar
Dolmen. Cada pedra tem uma direção, eu quero construir formas que exerce o poder em uma certa direção, de preferência ao mesmo tempo que o meu adversário olha para o lado oposto.
Se você tem interesse em jogos de controle de área, você deve dar uma chance a
Dolmen.
Oh! E
Dolmen é uma gíria sueca para a genitália masculina. Tenha isso em mente antes de pedir para que meninas suecas joguem com você.