Disclaimer: "o texto abaixo não é uma recomendação de compra ou necessariamente verdade absoluta. Ele tem apenas o intuito de colaborar com a comunidade sob a ótica de um player isento que acredita que sua opinião possa ajudar outras pessoas e enriquecer o hobby."
Jogamos o Bang Dice aqui em casa, 5 partidas em 6 e 7 jogadores. No meio de uma das partidas, pediram para jogar o Coup e alguem disse: "Sou mais o The Resistance!".
A experiência no geral foi legal mas nem tanto. Digo isso porque eu, dono do jogo não gostei muito e não me diverti muito, assim como citei anteriormente, algumas pessoas na mesa se divertiram um pouquinho enquanto outras pediram outros jogos party que temos.
Vamos lá, porque esse negócio de expectativa x a experiência em outros jogos.
Bang Dice é sobre rolagem de dados e como party, não funcionou bem para meu grupo familiar. Ele é um jogo rápido, simples, tem a questão dos personagens secretos e jogo de equipes.
Falando sobre party, o Coup e o (finado, comento mais abaixo porque finado) The Resistance são quase que absolutos no meu grupo familiar e a comparação com ambos (sem julgamentos) foi instântaneo: Tem papel secreto (The resistance), tem personagens com "poderes" especiais (Coup - quem já foi o duque sabe do que estou falando) e antes da primeira rodada terminar, já sabíamos quase que na certeza, quem era o ajudante do xerife, os foras da lei, e o melhor personagem de todos, o Renegado . Este por sua vez, que tem como objetivo, além de não morrer, tem que ajudar o xerife a não morrer também para vencer o jogo sendo o último vivo.
Então nessa situação, não conseguimos nos divertir como todos nós já havíamos feito antes nas partidas de Coup e The Resistance. E como Bang Dice possui algumas similaridades na memória afetiva dos jogadores que tanto se divertiram com os outros jogos, que acharam chato a rolagem de dados do dice, não se empolgaram com a resolução dos mesmos, sentiram uma simplicidade quase pobre na estratégia de combinar os dados e que na verdade mesmo, tivemos dois grandes momentos que realmente nos divertiu.
O primeiro momento foi quando restaram somente 1 fora da lei (com 3 de vida) e o xerife (com 2 de vida) e que na jogada do fora da lei, saiu 5 bombas de primeira e o segundo momento foi na vitória apertadíssima do renegado com 1 única vida.
Fora isso, é um jogo que gerou expectativa em mim e em outros jogadores, pois desde as últimas grandes tretas e risadas do The Resistance, que foi embora da coleção pela saúde mental do grupo (por isso ele é finado no meu grupo), procuramos um party para fazer dupla com o Coup.
Eu em vários momento nesta resenha, comparei o Bang Dice, talvez injustamente com o Coup e o The Resistance, entretanto, se tivesse jogado este antes dos dois, ele teria se desgastado de tanto ver mesa antes de ser encostado e entrar para a lista do desapego, pois é um jogo bom, mas que não conseguiu brilhar meu grupo, pela experiência que queríamos ter ao jogá-lo.