lxndrnn::@Amlaith hahaha amor é uma palavra forte! Mas o jogo é meu preferido, sim!
Aqui você pode encontrar as cartas novas: https://www.dropbox.com/sh/v60hxhz5ywhpv15/AABQJJIuV_XB02fyJs-CelR-a?dl=0&preview=Crows%2C+Moles+and+Exiles+%26+Partisans.pdf
Lembrando que você só vai precisar substituir as cartas que tem algum efeito imediato ou persistente, as cartas de itens, domínio e emboscada são mantidas.
Cada mudança de regras melhorou o jogo ainda mais, mas o balanceamento do Root é algo delicado. Estamos (e eu me incluo nossa) acostumados a exigir que um jogo saia da caixa balanceado, que todo o processo de equilíbrio do jogo tenha sido completado pelo designer lá na fase de playtest e que tudo venha redondinho. O Root inverte essa lógica, ele coloca na mão dos jogadores o poder de deixar o jogo balanceado... ou desbalanceado.
Algumas facções são mais fáceis de jogar e outras são mais difíceis, algumas facções são mais fáceis de ganhar e outras são mais difíceis... e isso nunca vai mudar, em um jogo tão assimétrico quanto o Root nunca vai existir um balanceamento perfeito.
Mas as atualizações de regras (que foram pequenas, nada muito impactante) deixaram o jogo mais "aproveitável", do meu ponto de vista.
Um exemplo do que estou falando: ano passado nós organizamos um pequeno torneio de Root com 8 jogadores com uma certa experiência (alguns mais experientes e outros mais novatos)... foram 8 jogos no total e cada jogador jogou uma vez com uma das facções do jogo base. Antes do torneio começar todo mundo falava que o Malandro ia ganhar a maioria das partidas, pois ele é uma facção fácil de ganhar.
Resultado: das 8 partidas o Malandro só ganhou uma e, pior, ele foi a pior facção no geral (ganhou menos pontos do que as outras)... o motivo é claro: todo estavam preocupados com ele e bateram bastante no Malandro, deixando espaço para outras facções ganharem.
Na verdade por ser um jogo onde é possível ter mais de 2 jogadores jogando é desequilibrado... todos contra todos, pois onde existe a prerrogativa de em algum momento da partida ficar 2x1 ou 3x1 já desequilibra. Mesmo que você esteja com a melhor facção do jogo, se você virar o foco, não tem o que fazer. Então mesmo que o jogo fosse totalmente simétrico com todas as raças identificas, teria desequilibro ja que o poder não esta necessariamente na raça, mas sim em quem esta por trás dela e como ele orquestra os outros jogadores.
O jogo tende a ser tendencioso (redundância) quando se jogado contra os mesmo jogadores e aprendemos o comportamento de cada um, qual é o jogador mais forte e tal, então a balança tende para o outro lado.
No fim, não é um jogo puramente de guerra, mas sim POLITICO, ganha quem tem mais lábias para convencer os outros jogadores e fazer as coalizões contra outro jogador cujo eles acham que esta na frente naquele momento, então na verdade é um jogo que a balança sempre muda para o jogador que estiver na frente, é inevitável que sempre vire 1 contra todos, mesmo que isso mude na próxima rodada quem será o outro contra todos. Esse é o equilibrio do jogo. Voce foi perfeito na sua colocação quando disse que, quem equilibra o jogo é os próprios jogadores.
Dito isso, essa é a graça do jogo. Por incrível que pareça ele é um dos poucos jogos que quem perde, sai satisfeito.
Mudando um pouco de assunto, voce tem ou conhece aquelas miniaturas da Gorilla 3D do Root ? achei elas muito lindas.