Cara, do básico:
1) Em PG, evoluir suas estruturas não aumenta, mas sim modifica sua renda. Por um prédio de comércio te dá duas moedas a mais por turno a custo de um metal a menos.
2) Há uma trilha unilateral de troca: um de conhecimento vale um metal que vale uma moeda. Nunca ignore isso; às vezes, o melhor uso de um de conhecimento é como uma moeda mesmo e vamo que vamo.
2.1 (edit)) Não gaste demais para colonizar um planeta; há sempre outro jeito. Três trabalhadores a mais para colocar uma mina nova na primeira rodada é suicídio. Nove trabalhadores para uma nova mina é quase inconcebível. Difícil justificar. Use ações de poder ou da carta bônus, busque um planeta um pouquinho mais longe, melhore alguma trilha de tecnologia antes, enfim... Há uma alternativa. Onde ela está?!
3) Vizinhos são bons, e vale a pena investir (pagar) pontos pra ganhar poder. Vizinhos que não disputam seus planetas alvos (seu planeta natural e aqueles que precisam de um passo de terraformação) são seus melhores amigos.
4) Como você vai expandir? Essa pergunta tem que ser respondida antes da sua primeira ação. Você vai investir em terraformar, em alcance, em ganhar CIQs (e pegar planetas verdes ou expandir alcance temporariamente) ou em gaiaformar? De algum jeito você precisa conseguir por minas novas.
5) invista em renda e não em pontos na primeira metade do jogo. Crie um motor para, na segunda metade, investir em pontos.
6) Planeje e crie no mínimo duas federações. E lembre-se: fundar uma federação te dá uma injeção de recursos para ganhar mais pontos.
7) Considere bem a versatilidade de CIQs: eles podem te dar o alcance extra que você precisa, fichas de tecnologia, planetas gaia ou, na pior das hipóteses, serem recursos coringas. As ações próprias deles são bem poderosas.
8) Cuidado com as fichas avançadas de tecnologia: pegar elas exige progresso na trilha e uma federação, então cuidado para calcular o retorno. Quantos turnos até alcançar o nível quatro da trilha, ter uma federação e ter o direito de pegar mais uma ficha, descartando o benefício de outra? O que você poderia ter feito ao invés disso? (Chegar no nível cinco dessa mesma trilha já é o comparativo óbvio.)
(Editado para acrescentar)
9) Onde está a ficha de 2 pontos por mina nova? É possível arcar com o custo de adquiri-la sem um prejuízo enorme para sua estratégia? Porque, assim, se você comprá-la de cara e construir só mais sete estruturas novas na partida, são 14 pontos a mais - talvez mais de 10% dos seus pontos aí.