Passinho::KikoV::Vendi Orleans o mais rápido possível! Já, Altiplano ficou.
Pelo menos no meu caso – partidas a dois jogadores –, Altiplano é muito melhor!
Roda bem em dois? O que achas?
Sim. Roda muito bem!
Você tem mais controle das peças que comprará a cada rodada. O sistema de dar trash em tokens (colocando-os no seu armazém), limpando sua "mão" e deixando apenas o que interessará para futuras jogadas, é genial.
Além disso, recomendo utilizar as cartas de "objetivos", escolhendo-as por draft. Apesar de ser uma variante, acho essencial já jogar com essas cartas de objetivo. Dá um direcionamento para a estratégia inicial.
É um jogo que exige bom planejamento. Senão, pode ficar sem boas opções no seu turno. Para mim, é mais pesado que Orleans por conta de ser impossível jogar em modo "semiautomático". O jogo pune falta de planejamento a médio e longo prazo. É um jogo bem apertado. Recomendo também ficar de olho nas extensões que aparecem. Por vezes, é a única opção para se conseguir determinadas mercadorias.
Contudo, muita gente reclama do tempo de partida, que pode ser um pouco longo.
Para ficar mais rápido e para ter um início de partida mais dinâmico, utilizo a variante de jogo curto proposta pelo próprio designer do jogo. Segue um resumo do que ele escreveu no BGG (e que, depois, foi incorporada no manual da expansão
Altiplano: The Traveler):
"No jogo curto, cada jogador começa no espaço 5 da estrada e começa com 1 peça de comida, + 1 dinheiro, + 1 carroça, além das peças de bens mostradas em suas peças de profissão.
Em cada fase de limpeza, sempre remova a extensão na parte inferior da faixa de extensão (o espaço sem custo adicional), se houver; mesmo que outras extensões tenham sido compradas durante a rodada."