leohbliveira::Ótima análise LPP! Parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar suas experiências.
Eu fico com curiosidade de saber sobre On Mars de uma pessoas que jogou também Vinhos.
Eu sou muito fã de Vital Lacerda e tenho Vinhos e Lisboa. Não sei dizer qual dos dois eu gosto mais, tem horas que é um e horas que é outro. Mas são os jogos que mais gosto de jogar.
No entanto, eu tenho mais vontade de jogar o Vinhos, pela fluidez da partida. Não que isso represente que eu gosto mais do Vinhos.
Acho Lisboa denso de regras e acaba me fazendo preferir jogar mais o Vinhos.
Não sei se consigo explicar, mas acho que são jogos pesados que se enquadrariam em pesos diferentes. Lisboa é pesado pela quantidade de regras e detalhes. Vinhos é pesado nas ações mesmo, pela curva de aprendizado, não acho que intimida pela quantidade de regras.
Pelas análises que já vi do On Mars, acho que o peso dele se enquadra mais no peso de Lisboa, no sentido de ter muitas regras e detalhes.
Não sei se estou me precipitando, mas (não) acho que vou continuar a querer jogar mais Vinhos do que On Mars. Mas estou muito ansioso para poder jogar o On Mars.
obs.: editei um erro de digitação meu, deixei como riscado para deixar claro o que eu queria me expressar.
Já joguei quase todos jogos do Vital, menos o Kanban. Nunca consegui gostar de Lisboa, acho que todas as ações acabam ficando muito complicadas de serem realizadas por conta do número de condições de regras, etc.
O Vinhos por outro lado é bem mais simples de conseguir fazer alguma ação, não são necessárias tantas condições e o jogo flui bem mais fácil. Gosto muito dele.
Já o On Mars fica realmente mais para o lado do Lisboa, com diversos recursos diferentes, cartas bônus diferentes, cartas de ação diferentes, condições para poder fazer uma ação X ou Y, tudo que você quer fazer estratégia é 60-100% dependente dos seus oponentes e com um emaranhado sem fim de dependências. O jogo é bom, é divertido colonizar Marte e tudo. Mas para mim, todos esses pontos fazem o jogo ficar muito chato de ser jogado e casantivo. Depois de 5 partidas, decidi que não quero mais jogar ele, existem jogos mais divertidos e tão complexos quanto ele para serem jogados.