A editora Daily Magic Games inicia a campanha de Kickstarter do jogo Shadow Kingdoms of Valeria.
Do que se trata? Shadow Kingdoms of Valeria é um jogo para 1 a 5 jogadores com duração aproximada de 30 a 75 minutos do designer Stan Kordonskiy, designer de Rurik: Dawn of Kiev, Dice Hospital, Lockup: A Roll Player Tale, entre outros; e jogo conta com a arte de Mihajlo Dimitrievski, artista da série de jogos do Invasores do Mar do Norte entre muitos outros. Em Shadow Kingdoms of Valeria os jogadores serão Guardiões, que precisarão competir entre si para ter o direito de comandar o exército dos Shadow Kingdoms e marchar para a destruição dos elfos, humanos e anões. O jogo tem como mecanismos principais a construção de motor (engine building) e seleção de dados que são usados para tropas.
No começo de cada rodada o jogador vai retirar seu guardião do local que está e mover ele para outra localidade no tabuleiro, senda ela 1 dos 5 santuários e realizar sua ação para adquirir dados, cartas e recursos:
Santuário de Gemas;
Santuário da Magia;
Santuário dos Campeões;
Santuário do Ouro;
Santuário de Táticas.
Uma das formas de ganhar pontos de vitória em Shadow Kingdoms of Valeria é vencer batalhas, onde os jogadores irão usar os dados que pegaram visitando os santuários. São 5 tipos de tropas (cores dos dados) no jogo: Goblins (verde), Orcs (vermelho), Esqueletos (branco), Gárgulas (roxo) e Gnolls (marrom).
Para batalhar, o jogador irá escolher os dados necessários, tomando cuidado com os tipos de tropas que a batalha pede, vai poder usar o Plano de Batalha pego previamente ou comprar um na hora. Após isso o jogador vai comparar a força com o máximo de influência que tem, caso seja a força seja maior que a influência, sua força de combate caí o suficiente para ser pelo menos igual a sua influência. Caso após essa verificação o jogador checa a tabela de combate no seu tabuleiro para ver quantos pontos ganha. No final do jogo, vence o jogador que tiver mais pontos de vitória.
******
Os 4 jogos anteriores, já lançados, dessa série são Valeria: Card Kingdoms, um jogo de cartas e construção de combos, lançado em 2015 e que chegou ao Brasil no final do ano passado pela Conclave Editora:
Além dele, os cardgames Villages of Valeria de 2016 e Quests of Valeria de 2017; e por fim o jogo Margraves of Valeria (imagem abaixo) - que é um jogo de alocação de trabalhadores ambientado nesse universo - que foi financiado via Kickstarter e tem previsão de chegada ao apoiadores ainda esse ano (pelo menos é o esperado).
Assisti ao review do Rahdo pq tenho interesse no jogo.
No fim, achei que o video traz algo bastante pertinente.
Mais vontade ainda que alguma editora traga pro Brasil. Mecânicas que eu adoro, uma arte fantástica, e um tema que, se eu já curtia pela fantasia, fica ainda melhor pela sutileza com que aborda a realidade.