Joguei Barrage no Meeple Carioca. Mais uma partida com quatro jogadores em quase três horas. Desta vez, eu era o único com experiência no jogo. Antes de começar, eu decidi que tentaria jogar focado em realizar contratos, ao invés de uma pontuação na trilha de energia ou rendimento. Para isso, pensei em começar com algumas produções na planície e então partir para as montanhas.
A partida foi interessante porque cada um de nós resolveu o setup inicial de forma diferente. O jogador laranja fez o movimento comum de explorar as barragens neutras, enquanto o jogador verde criou uma estrutura de produção independente. Eu busquei me aproveitar da iniciativa do jogador laranja e comecei a minha estrutura abaixo da usina dele.
Até o fim da primeira rodada, achei que o jogador laranja pudesse disparar com sua vantagem inicial. Então, o jogador preto começou a disputar as barragens neutras com ele e equilibrou as produções. Devido ao meu começo dependente, passei a primeira rodada sem produzir o que não é incomum.

Curioso foi deixar de produzir na quarta rodada! Acho que foi uma a primeira vez que fiquei sem produzir quando já estava tão avançado. Aconteceu que após uma ótima terceira rodada, onde consegui aproveitar o bônus de pontuação e liderar o jogo, eu passei a seguinte posicionando estruturas e preparando para produções de maior valor. Eu tive ainda a escolha entre fazer uma produção baixa para evitar perder pontos ou melhorar minhas estruturas. Decidi pelo investimento.
Isso garantiu que eu fosse o primeiro jogador na última rodada quando a competição para produzir é muito grande. Assim, eu já comecei com uma produção para contrato nacional. Além de pontos, esse contrato liberou meus recursos e estruturas na roda de construção. Com isso, ao longo do turno pude construir barragens para marcar alguns pontos extras no final.
Eu já tinha experiência e isso foi uma vantagem, mas acredito que o Barrage pode ser entendido numa rodada. O início tem muitas opções e decisões, mas as dúvidas diminuem ao longo do jogo. Outra coisa que me ajudou foi definir que eu iria fazer contratos. Durante a partida, houve várias opções que poderia tomar e esse 'norte' me guiou. Em próximas oportunidades, além de jogar com a expansão, quero pontuar através do rendimento das estruturas.