Escrita por Rodrigo Monsores (Filosofo_R)

Origem e tema do jogo:
Bagha-Chall significa “Mudança de Tigres” e é o jogo nacional do Nepal, sendo bastante difundido também nas regiões adjacentes.
O jogo é uma batalha de estratégias pela vida e morte entre os espetaculares tigres e as esquivas cabras.
Aqueles que buscaram traçar a origem do jogo, afirmam que o jogo foi criado por pastores do Himalaia, cuja própria ocupação serviu de inspiração para a criação desse jogo.
Outras fontes acreditam que o jogo foi criado por Mandhodari, esposa de Ravana, o grande adversário de Rama. Rama e Ravana são os principais personagens do épico sânscrito da literatura indiana conhecido por Ramayana (A viagem de Rama).
O mais surpreendente neste jogo é que cada parte possui um número diferente de peças e uma condição de jogo diferente, mas ainda assim consegue ser equilibrado. Distinto do xadrez e do jogo de damas, mas contendo elementos destes jogos, as peças são posicionadas nas intersecções das linhas e não nas áreas delimitadas por elas e, movem-se pelas linhas.
Informações Técnicas
Componentes:
1 tabuleiro (5x5 = 25 posições possíveis);
Figura 1 – O tabuleiro
4 tigres;
20 cabras.
N° de jogadores: 2
Tempo de partida: Aproximadamente 20 minutos;
Edições: Temos duas edições de empresas brasileiras: “Mitra criações” e “Origem”.
Figura 2 – Capa da edição da Mitra
REGRAS
Os quatro tigres devem ser posicionados um em cada canto do tabuleiro e todas as cabras ficam de fora.
As peças são colocadas nas intersecções das linhas e os movimentos seguem as linhas determinadas no tabuleiro.
As cabras dão o início à partida e a primeira é colocada no tabuleiro a critério do jogador em qualquer intersecção livre e, na sua vez, os tigres se movimentam um de cada vez em qualquer intersecção adjacente. Os movimentos são alternados entre os jogadores.
Os tigres capturam as cabras pulando sobre elas para uma posição adiante que esteja livre (como no jogo de damas).
As cabras não podem se movimentar até que todas as vinte tenham entrado no tabuleiro.
Os tigres devem se movimentar seguindo as seguintes regras:
- Podem capturar as cabras em qualquer momento após o início da partida.
- Devem capturar uma cabra sempre que for possível.
- Podem capturar apenas uma cabra por vez.
- Devem pular sobre uma cabra em qualquer direção desde que, o pulo seja para uma intersecção adjacente seguindo qualquer uma das linhas que partem da posição em que estavam para capturá-las.
- Não podem pular sobre outros tigres.
- Não podem capturar as cabras com movimento para trás (essa última regra é opcional, sendo voltada mais para crianças ou iniciantes no jogo).
As cabras devem se movimentar seguindo as seguintes regras:
- Devem sair do jogo quando capturadas.
- Não podem pular sobre os tigres ou sobre outras cabras.
- Só poderão movimentar-se após as vinte cabras terem entrado no tabuleiro.
Figura 3 – Tabuleiro com a partida em andamento
CONSIDERAÇÕES
Bagha-Chall é um jogo abstrato e assimétrico para 2 jogadores. Isso significa que cada jogador tem um número diferente de peças e objetivos diferentes. Contudo, o jogo consegue ser muito bem equilibrado, seja jogando com tigres ou cabras.
À primeira vista, o jogador inexperiente pode achar que jogar com os tigres será mais fácil do que com as cabras. Com o tempo, verá que é tão difícil quanto, pois as cabras são numerosas e capazes de se defender muito bem.
A experiência de jogo é bastante interessante, pois a estratégia vai mudando conforme o jogo avança. Destacamos o seguinte:
No começo da partida: Provavelmente é o momento em que as cabras estão mais vulneráveis, pois só é possível posicionar uma cabra por vez e não dá para movimentá-las. Nessa situação, os tigres devem ser mais agressivos, pois tem maior liberdade de movimento e devem tentar abater o maior número possível de cabras.
No meio da partida: O jogador das cabras já conseguiu posicionar um bom número delas e as cabras já se defendem melhor. A liberdade de movimento dos tigres fica mais restrita. O jogador dos tigres deve evitar ficar nos cantos do tabuleiro para não ser cercado com facilidade; o jogador das cabras deve posicionar bem suas cabras já pensando em cercar todos os tigres.
No final da partida: Depois que o jogador das cabras posicionar sua última peça, o tabuleiro estará bastante preenchido e a liberdade de movimento dos tigres será muito restrita. Os tigres devem tentar induzir o jogador das cabras ao erro e evitar o cerco; o jogador das cabras deve ter o máximo de atenção, pois um movimento em falso deixará uma ou mais cabras desprotegidas e o jogador dos tigres estará a postos para aproveitar qualquer falha. Finalizar o cerco, isto é, cercar totalmente os tigres é tarefa difícil que exige concentração, observação e paciência.
É quase consenso entre os jogadores disputar duas partidas seguidas, invertendo-se os papéis (ora jogando como cabras, ora como tigres). O jogo também tem um forte caráter educacional e reflexivo, pois jogar com as cabras fortalece o sentimento de coletividade, ensinando a ter concentração, paciência e valorizando a defesa. Jogar com os tigres fortalece o sentimento de individualidade, ensinando concentração, ofensividade, valorizando o ataque, mas conciliando a individualidade com o grupo. Alguns jogadores se identificam melhor com as cabras, outros com os tigres, e os traços da personalidade ficam bem visíveis durante a partida, o que é muito interessante.
O jogo é desafiador na medida certa, isto é, faz os jogadores pensarem, planejarem jogadas e terem atenção, mas sem esgotar mentalmente, permitindo jogar várias partidas em seqüência. A edição da Mitra é belíssima, com tabuleiro em MDF e peças em resina bem trabalhadas, sendo razoavelmente fácil de encontrar em lojas online. Não posso falar sobre a edição da “Origem”, pois nunca a vi. Caso alguém a possua, escreva nos comentários sobre a mesma.
Também é possível experimentar Bagha-Chall online, no próprio navegador ou em apps disponíveis para download. O jogo também é conhecido como “Tigers and Goats” ou “Moving Tigers”, dentre outros nomes.
Para quem gosta de abstratos é uma ótima pedida, para quem não conhece ainda vale uma olhada, pois o jogo é bastante divertido e é um ótimo passatempo, antes ou depois de um jogo principal, funcionando muito bem como filler. Grande abraço e até a próxima!