EmersonPenerari::O autor do texto começou de um jeito mas a conversa nos comentários tomou outro rumo, rs.
Acredito que o hobby de BG é um pouco elitista, mas piorou avassaladoramente nos últimos 10, 15 anos. Quando eu era moleque não era difícil ter um WAR até nas casas mais humildes. Ainda me lembro quando comprei o Hero Quest e o D&D da caixa da Grow por cerca de R$ 40,00 cada um na extinta loja Mappin em 94. Não era o jogo mais barato do mundo, mas eu, que trabalhava e ganhava pouco, consegui comprar um em cada mês. Os hobbys dessa época (tirando aeromodelismo) não eram impossíveis de comprar. Gibis eram baratos, LPs e CDs tinham um preço justo. E, nessa era de baixas tiragens, lombadas quadradas e LPs de 180gr, tudo ficou com preço absurdo. Parece que só adultos bem sucedidos podem comprar essas coisas. Hobby é coisa de trintão, formado em universidade, bem empregado.
No Brasil o buraco é mais embaixo, porque não faz parte da nossa tradição. Aqui só temos futebol e baralho, coisas mais simples, baratas e que se encontram facilmente. Não vai ter um campeonato nacional lotado de críquete, pólo aquático ou Ogre Miniatures. É muito nicho. O pessoal prefere gastar com celular ou videogame, é mais prático, e, de certa forma, barato (ao invés de pagar 320,00 em um trambolho cheio de pecinhas, paga 200,00 num CD de Playstation com um visual tão ou mais legal).
Sim infelizmente tomou outro rumo nos comentários, começei respondendo mas depois desisti.
Acho o hobby pouco difundido, apesar de crescer a cada ano. Outro ponto é que vc fala que Hero quest custou 40 reais em 94, nessa época isso era mais da metade de um salário mínimo e o dólar era basicamente 1 pra 1, ou seja, era um jogo realmente MUITO caro pros padrões da época.
Outro ponto cara DVD e CD lançamentos na época fora internet onde era difícil ter acesso fácil a músicas e filmes eu achava bem caro 39 reais em DVD ou CD lançamento e só tinha os mais antigos que estavam em promoção.
E jogar playstation é muito mais caro que BG, pq vc não está levando em conta o preço do console, ou seja, para começar a jogar videogame com 1 jogo apenas vc precisa gastar facilmente 2k, e isso já te permite comprar uma quantidade considerável de BGs. Eu quando criança tinha banco imobiliário e war mas não podia ter um PlayStation 1 da época, e precisava jogar na casa de amigos ou pagar fichas de fliperamas.
Mas entendo que no Brasil realmente o buraco o mais embaixo.