Muitos me perguntam por formas mais baratas de começar no hobby e/ou de comprar jogos para aplicar na educação. Uma das opções são os microjogos, e nessa série de vídeos vou mostrar alguns que tenho e que são fantásticos para aprimoramento de competências e habilidades!
Começando pelo Dobble!
Um jogo de reconhecimento de padrões em que os jogadores tentam encontrar uma imagem mostrada em dois cartões. Observação, reflexo, dinamismo. 55 cartas e há sempre um único símbolo repetido entre cada carta.
São 5 diferentes maneiras de jogar (veja o vídeo para entender as regras).
A Torre do Caos
O Poço
Batata Quente
Temos que Pegar
Presente de Grego
A inspiração para a criação do Dobble veio do seguinte desafio matemático:
“Quinze jovens donzelas de uma escola andam lado a lado, em grupos de 03, durante 07 dias sucessivos; deve-se ordená-las diariamente, de modo que 02 delas nunca andem lado a lado mais do que uma vez”.
O desafio na publicação “The Ladies and Gentleman´s Diary” inglesa em 1850 – este era um anuário recreativo que trazia desafios matemáticos para o público leigo e para profissionais. Quem o enviou à revista foi um pároco chamado Reverendo Thomas Panungton Kirkman, que além de rezar adorava quebrar a cuca com matemática combinatorial. Vários outros pensadores e matemáticos já haviam proposto ideais e soluções semelhantes às de Kirkman mais ou menos na mesma época. Porém a solução do pároco inglês ganhou fama. Os insights de Kirkman formaram a base para evoluções teóricas em estatística e em códigos de correção de erros. Em 1968 matemáticos publicaram um teorema mostrando, em teoria e na prática, porque as ideias de Kirkman davam certo.
No final dos anos 1970, um entusiasta em matemática chamado Jacques Cottereau ficou sabendo do desafio das donzelas e de sua solução. Eles tinham tudo a ver com a área de estudos de seu interesse, que era basicamente organizar um grupo de elementos em subgrupos menores “balanceados”. Jacques resolveu transformar o desafio das donzelas em algo divertido de verdade! Para tanto, ele criou um “jogo de insetos”: eram 31 cartas, cada uma delas com 06 imagens de insetos, apenas 01 deles compartilhado entre quaisquer 02 cartas.
Essa prévia do Dobble ficaria guardada por mais de 30 anos, até que Denis Blanchot, parente de Jacques, viu aquelas velhas cartas com insetos desenhados e começou a ter ideias. Ele logo que entendeu como o jogo de Jacques funcionava e começou a fazer a versão do que se tornaria o fenômeno mundial chamado Dobble.